Desde que assisti a este vídeo pela primeira vez, achei incrível a clareza com que as informações sobre cativeiros de Orcas são mostradas e quis muito publicar aqui no blog, mas como não há uma versão legendada, achei que pouco poderia ser aproveitado... Pensando nisso, traduzi palavra a palavra para que possa ter maior alcance aqui no Brasil.
Assistam! Leiam! Compartilhem com seus amigos!
Dado que os brasileiros são um dos povos que mais visitam o SeaWorld nos EUA, e pior, sem ter a menor noção da crueldade que ocorre por ali, vamos divulgar essas informações para que, mesmo que não passem a ser contra e parem de apoiar o parque, que ao menos reflitam sobre o assunto... A reflexão é sempre positiva!
Ajudem-me com esta tarefa, por favor!
Por mim, por você e por essas criaturas que tanto amamos!
Elas merecem!
* * * * *
Quando "Free Willy", a história sobre uma Orca de cativeiro e sua jornada em busca da liberdade, estreou em 1993, foi a primeira vez que pessoas no mundo todo se apaixonaram imediatamente pela incrível criatura dos oceanos que é a Orca.
No entanto, pairam muitas dúvidas sobre o crítico modelo adotado para Orcas mantidas em cativeiros de parques marinhos em todo o mundo trazendo uma nuvem negra de negligência e imoralidade sobre a liberdade delas.
Mas o que esses animais têm que mexem tanto com a gente?
Orcas são incrivelmente amigáveis e inteligentes, vivem em grandes famílias e possuem expectativa de vida parecida com a dos humanos e o filhote macho vive para sempre próximo à sua mãe. Cada família apresenta um conjunto de comportamentos e de vocalizações completamente diferentes, assim como nós usamos diferentes línguas. Veja bem, Orcas não são apenas "pandas passivos dos oceanos", elas são imensamente complexas e tudo que é relacionado a elas demonstra inteligência, elas até possuem uma parte do cérebro que humanos não possuem, o que leva a autoconsciência e o vínculo social a outro nível, e mais, Orcas podem até exalar arco-íris, o que é totalmente fantástico.
Contudo, a triste realidade é que os humanos não são tão emotivos e sensíveis como as Orcas. Desde 1961, temos capturado Orcas dos oceanos e levado-as a parques de diversão para que se apresentem para o nosso deleite. Isso nada mais é do que o resultado devastador da ganância humana: mortes, conspiração, psicoses, comportamentos obsessivos compulsivos, problemas de saúde, tédio, endogamia e o uso de drogas psicoativas são a realidade que simplesmente prova que nunca devemos manter em cativeiro o que não há como controlar.
Orcas são grandes demais, inteligentes demais, e comportamental e socialmente complexas demais para se adequarem até ao maior dos confinamentos. O programa de reprodução do SeaWorld deve acabar porque já que ele não tem nenhum intuito de conservação. Não há justificativa para continuar a exibição em cativeiro de Orcas para o entretenimento.
Ações como o projeto de "Lei de Segurança e Bem-Estar de Orcas" que, se aprovado, vai proibir a exibição de Orcas para entretenimento e transferi-las para um ambiente menos estressante; e a Operadora de viagens STA Travel banindo a venda de viagens para parques marinhos são apenas alguns dos primeiros passos para acabar com a exploração mundial de uma espécie que não foi feita para viver no nosso mundo.
MAS AINDA NÃO É SUFICIENTE!
Infelizmente, Orcas continuam a ser capturadas da natureza na Rússia. E a demanda de mercado para países como a Rússia e a China que apoiam esta prática é instigada e estimulada pela existência do SeaWorld. Essa é uma empresa multi-bilionária que ganha dinheiro através da exploração de Orcas...
MAS VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA!
Você pode fazer a diferença para essas belas e majestosas criaturas simplesmente não indo ao SeaWorld!
E talvez em 50 anos ou mais nós poderemos olhar para trás e dizer: "que época primitiva!".
Faça desta a última geração de Orcas em cativeiro!
----------------------------------------------------
Informações apresentadas nas imagens:
UM POD DE ORCAS PODE TER ATÉ 50 INDIVÍDUOS
NA NATUREZA, ORCAS MACHO VIVEM ATÉ OS 50-60 ANOS DE IDADE E FÊMEAS ATÉ OS 80-90.
CADA POD POSSUI SUA PRÓPRIA CULTURA COM DIFERENTES PERSONALIDADES, DIETAS, TÁTICAS DE CAÇA E COMPORTAMENTOS
O CÉREBRO DE UMA ORCA É QUATRO VEZES MAIOR QUE O HUMANO. TANTO O CÉREBRO HUMANO QUANTO O DE UMA ORCA POSSUI DOBRAS PROFUNDAS QUE INDICAM POTENCIAL DE ALTA INTELIGÊNCIA.
EM PODS MAIORES, ATÉ QUATRO GERAÇÕES DE MEMBROS DA FAMÍLIA PODEM SER OBSERVADOS JUNTOS E ELES PROTEGEM OS MAIS NOVOS E OS DOENTES OU FERIDOS DO POD.
AS ORCAS TERIAM QUE NADAR EM CÍRCULOS PELA BORDA DO TANQUE PRINCIPAL MAIS DE 1.400 VEZES AO DIA PARA COMPENSAR A DISTÂNCIA DIÁRIA PERCORRIDA NA NATUREZA.
158 ORCAS MORRERAM EM CATIVEIRO, INCLUINDO 28 ABORTOS E FILHOTES RECÉM-NASCIDOS
"PROPRIEDADE DO SEAWORLD"
ATUALMENTE EXISTEM 52 ORCAS EM CATIVEIROS EM TODO O MUNDO
PELO MENOS 144 ORCAS FORAM ARRANCADAS DA NATUREZA E LEVADAS PARA CATIVEIROS DESDE 1961
#ESVAZIEOSTANQUES
WDC: WHALE AND DOLPHIN CONSERVATION
CRIADO POR NANNA PASKESEN
DESIGNER GRÁFICA E CINEASTA FREELANCER
www.nannapaskesen.com
P.S.: Acho que podemos incluir nesta estatística o último filhote nascido no Seaworld no mês passado, ou seja, hoje são 53 Orcas que vivem, ou melhor, sobrevivem em cativeiros de todo o mundo.