segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O que podemos fazer para ajudar o golfinho albino de Taiji

Uma petição já foi organizada para tentarmos auxiliar na libertação do golfinho bebê albino que foi capturado na última sexta-feira em Taiji, no Japão. Sabe-se que o pequeno já está sendo exibido no "Whale Museum" (Museu da Baleia) de Taiji e que estão mentindo para o público sobre sua origem (mesmo com as imagens de sua captura já ter se espalhado em todo o mundo).
No próprio texto da petição contam que o pobre foi retirado de sua mãe que lutou muito antes de submergir de vez e não voltar mais à superfície...
Na imagem abaixo, divulgada pelo Sea Shepherd, ele ainda pode ser visto com sua mãe na enseada, antes da captura.




A história do pequeno golfinho albino já foi notícia por aqui até no Jornal da Band desta noite.

Divulgue! Comente com seus amigos! Lembre-se dele antes de visitar um parque marinho ou participar de programas para nadar com os golfinhos! Só assim essa monstruosidade de Taiji vai ter um fim!



domingo, 19 de janeiro de 2014

Golfinho bebê albino é capturado em Taiji

Nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro, 250 golfinhos foram trazidos para a baía de Taiji. 25 deles foram retirados do mar para venda para parque marinhos, incluindo um filhote que virou símbolo desta caçada: um filhote albino!
O restante... 225 animais foram assassinados pelos pescadores para venda da carne...




Você acha isso triste e pensa que não tem anda a ver com isso?







quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

"Balckfish" não é indicado ao Oscar

Contrariando as expectativas dos críticos de cinema em todo o mundo, o documentário "Blackfish" não foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário. As indicações foram anunciadas hoje na parte da manhã na cidade de Los Angeles, nos EUA.
"Blackfish" ainda está concorrendo ao BAFTA - British Academy of Film and Television Arts, o Oscar britânico, que será entregue no dia 16 de fevereiro.



* * * * *
Certamente a indicação daria mais notoriedade ao documentário, mas não é isso que fará com ele deixe de ser assistido e divulgado em todo mundo.
Ele já teve um papel mais que importante não alcançado por outros documentários, pois apesar de não ter sido o primeiro a abordar o assunto, foi o único que de fato chegou ao conhecimento amplo das pessoas... Portanto, sua mensagem vai ficar!
Blackfish é um marco para a indústria do entretenimento com animais... Ele foi mais que necessário! Trouxe reflexão e conhecimento... Surpreendeu, alertou, abriu os olhos de muitos... Desafiou os grandes, jamais recuando... Simplesmente porque quando a verdade é dita, não há como negá-la, como contestá-la!
PARABÉNS BLACKFISH!

Nós que amamos os animais de verdade, vamos continuar apoiando o documentário e sua mensagem!
Vamos continuar divulgando-o para que todos tenham acesso às importantes informações que ele traz.
Vamos continuar mostrando ao público a triste realidade por trás dos cativeiros!




P.S.: Caso você esteja buscando mais informações sobre o documentário, o blog "V-Pod" Orcas foi o primeiro site a divulgar informações sobre ele aqui no Brasil e uma fonte vasta de dados não só sobre o documentário em si, mas sobre sua importante repercussão. Não deixe de pesquisar mais informações nas demais postagens!



segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Shamu de pertinho?

Para não perder a "boquinha" e não deixar de faturar seus milhões todos os dias, o SeaWorld de Orlando deu um jeitinho de usar suas Orcas para outra atração... o "Shamu Up Close". Como o parque está reformando o tanque principal de shows e ficaria sem apresentações pelo menos até abril deste ano, arrumaram uma forma de não perder o potencial de sua principal atração convidando o público para assistir ao que seriam "sessões de treinamento" de Orcas.
Claro que o público desinformado deve estar adorando (afinal, não há como não se encantar com a majestosa presença e beleza das Orcas, ainda mais assim de perto), mas este tanque não me parece nada adequado para animais tão grandes...



Ex-treinadores que hoje se opõem ao cativeiro estão indignados com a nova atração e se mostraram totalmente contrários a ela nas redes sociais. Se eles que conhecem os animais, a realidade e a estrutura do parque como ninguém são contra, nós é que não seríamos a favor.


P.S.: As fotos são de  Joshua C. Cruey do jornal Orlando Sentinel.




domingo, 12 de janeiro de 2014

Livro de Erich Hoyt agora em versão eletrônica

Infelizmente não temos literaturas em Português sobre Orcas (inclusive este foi mais um motivador para que eu passasse a escrever sobre elas aqui no Brasil)... Nem traduzidas, menos ainda escritas por autores brasileiros. Tive uma pequena esperança quando publicaram "Death at SeaWorld" do David Kirby de que seria publicado por aqui, mas também não foi. Apesar de ter sido publicado em vários países, o próprio autor me contou uma vez que nenhuma editora brasileira havia o procurado. Uma pena!
De qualquer forma, não posso deixar de indicar, mesmo que seja exclusivamente em inglês, boas leituras sobre Orcas. "Orcas: The Whale Called Killer" (da tradução livre "Orca: a Baleia Chamada de Assassina"), de Erich Hoyt, foi publicado no final do ano em versão eletrônica (eBook) para Kindle, Tablets, etc. (a primeira edição é de 1981).
Este foi o primeiro livro que li sobre elas e devo dizer que é um livro riquíssimo em informações não só sobre Orcas selvagens como Orcas em cativeiro.
Na época em que que adquiri o livro, "Amazons" e compras on-line no exterior não eram tão comuns (aliás, as lojas mal tinham sites na internet), portanto tive que comprá-lo pessoalmente numa livraria no exterior. E no ano passado ganhei de um amigo canadense uma versão autografada pelo autor... Porém, hoje em dia tudo é mais fácil... E poder adquiri-lo em poucos segundos pela internet é ainda melhor, não?! Nem esperar alfândega e Correios precisamos mais esperar e ainda correr o risco de não receber a mercadoria. Portanto, fica a dica e curtam este super livro disponível na Amazon de vários países, na Barnes & Noble e na Kobo Books. Para quem ainda preferir o livro físico, além dessas livrarias, é possível adquirí-lo no site do autor erichhoytbooks.com.







sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Orcas selvagens poderão ser exibidas nas Olimpíadas de Inverno

Conforme já publicado no final de outubro aqui no blog, a Rússia capturou Orcas de seus oceanos e estão mantendo-as cativas num "Centro de Adaptação". E como não bastasse esta lamentável realidade, tudo indica que duas delas serão exibidas para o público com finalidade de entretenimento e atração de turistas durante as Olimpíadas de Inverno, que estão para começar no próximo dia 06 de fevereiro, na cidade de Sochi, no mesmo país.
De acordo com o COI - Comitê Olímpico Internacional, "todos os eventos relacionados às Olimpíadas ocorrerão com o consciência ambiental e sustentabilidade", portanto, tal exibição contraria esta exigência. Baseado nisso e no respeito que muitos exigem a estes animais, uma petição foi iniciada para tentar impedir que isso ocorra.
Vamos colaborar?

É em paisagens como as da foto abaixo que todos queremos ver as Orcas da região da Rússia...




P.S.: Saiba mais sobre Orcas capturadas na Rússia, entre elas, a famosa Narnia:



quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

"Blackfish" é indicado ao BAFTA

Mais uma excelente notícia logo no início do ano:

O documentário de Gabriela Cowperthwaite, que revela detalhes da morte da treinadora do SeaWolrd, Dawn Brancheau, e a realidade por trás dos cativeiros de Orcas, em especial contando a trajetória de Tilikum (Orca responsável pela morte de Dawn), "Blackfish", foi indicado ao prêmio de cinema britânico.
O BAFTA (British Academy of Film and Television Arts - "Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão") é o Oscar do Reino Unido e este ano vai contar com a presença de estrelas indicadas como Leonardo DiCaprio, Julia Roberts e Oprah Winfrey. Há fortes indícios de que "Blackfish" será indicado ao Oscar também.


Vamos ficar na torcida pelo documentário no dia da entrega do prêmio que ocorre em Londres, na Inglaterra, no dia 16 de fevereiro. Abaixo, é possível assistir às indicações:





sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Começando bem o ano

E que sorte alguns tiveram logo no primeiro dia de 2014... Os pods J e K foram vistos durante todo o dia na Enseada de Admiralty, no estado de Washington, nos Estados Unidos. Vários registros puderam ser feitos incluindo spyhoppings, exibições fora da água e incríveis saltos como este que pôde ser fotografado e publicado no Facebook por um colega que vive na região:



Não há nada mais emocionante e gratificante para quem ama animais como estes do que poder vê-los em seu habitat, transitando livremente e podendo se desenvolver desta forma! Lindo! Emocionante!


P. S.: Quer saber o que é Spyhopping? Acesse a postagem de março de 2011 "O que é Spyhopping?" - http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/04/o-que-e-spyhopping.html



quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Fantástico encontro com Orcas

Assistam a este fantástico encontro com Orcas ocorrido no Canadá. Impressionante a forma como elas se aproximaram do barco e ficaram observando cuidadosamente tudo o que se passava. Não contentes, passaram a acompanhar o barco quando estavam de saída. Elas estavam realmente curiosas. Sensacional!