segunda-feira, 26 de julho de 2021

DUAS Orcas brancas são vistas juntas no Japão

Se já consideramos uma sorte extrema encontrar uma Orca branca, imagine duas? E juntas!

Foi o que ocorreu neste final de semana num passeio de observação de Orcas no Estreito de Kunashirskiy, entre as ilhas do norte de Hokkaido e Kunashir, no Japão.

As Orcas possuem idades diferentes e somente a mais velha já tinha sido observada antes (há cerca de dois anos). Foi a primeira vez que duas Orcas brancas foram registradas juntas.

Foto: Rina Nagashima / Magnus News

Foto: Rina Nagashima / Magnus News

Foto: Rina Nagashima / Magnus News

Foto: Rina Nagashima / Magnus News


Como já explicado no Blog outra vezes, não se trata de animais albinos (que seriam totalmente brancos e teriam os olhos vermelhos por não produzirem melanina), mas de animais leucísticos, por isso é possível ainda identificar as tradicionais manchas brancas das Orcas em cima dos olhos, da cela, no peitoral; além das cicatrizes em tons mais escuros. 

Segundo informações do jornal britânico Daily Mail, pesquisadores reconhecem ao menos cinco Orcas brancas vivas hoje no mundo e o aumento no número desses animais pode ser preocupante dado que as populações de Orcas em algumas regiões são bem pequenas, e, nesse caso, teriam a variedade genética comprometida. Dependendo dos genes carregados pelos indivíduos restantes, isso poderia acentuar algumas características que antes eram consideradas geneticamente raras.

Problemas genéticos podem dificultar a capacidade de um animal sobreviver na natureza, ameaçando acelerar o declínio da espécie. Embora não se saiba exatamente o que leucismo acarreta para a saúde das Orcas é fato que elas se tornem mais visíveis, o que poderia atrapalhar na captura de alimentos. Mas como elas são animais muito sociais, e as imagens junto ao pod comprovam isso, caso alguma delas tivesse dificuldade de se alimentar, certamente teria o apoio dos demais membros da família.

P. S.: Você sabia que uma Orca leucística já foi capturada e levada para um cativeiro no Canadá em 1970? Saiba dos detalhes na postagem do blog de 2019 que pode ser acessada no link abaixo:

http://v-pod-orcas.blogspot.com/2019/06/visitas-especiais-costa-noroeste-do_17.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário