A família da treinadora morta por Tilikum no SeaWorld em 2010, finalmente quebrou o silêncio e se manifestou a respeito do documentário "Blackfish" no final do mês passado. Segue a declaração publicada nos sites de notícias americanos:
"O filme "Blackfish" ganhou muita notoriedade recentemente e por sermos da família da Dawn Bracheau nos perguntam com frequência o que achamos dele. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade e escrever brevemente nossa opinião sobre o filme para que possamos superar esse assunto e continuar nossos esforços para fazer do mundo um local melhor em nome da Dawn.
Antes de mais nada é primordial que informemos: nós não temos qualquer relação com esse filme, nós não participamos de sua produção e desconhecíamos seu conteúdo até ter sido exibido no Festival de Cinema de Sundance. A Fundação Dawn Brancheau, bem como nossa família, jamais recebeu qualquer recompensa financeira por parte de sua produção.
O filme chamou muita atenção para o bem estar dos animais e somos gratos por isso. No entanto, "Blackfish" não é a história da Dawn. Ela acreditava no tratamento ético dos animais, foi atrás de seus sonhos e se tornou treinadora de animais marinhos. Ela amava as baleias, tinha orgulho do seu trabalho e teve sucesso apresentando as baleias à plateia e educando-a sobre os animais que treinava. A Dawn não teria trabalhado no SeaWorld por 15 anos se achasse que as baleias não fossem bem tratadas. A segurança dos treinadores era importante para ela assim como é para nós. Nossa família apoiava a Dawn e continua apoiando os amigos e colegas de trabalho dela que hoje cuidam dos animais que ela amava.
Desde a morte da Dawn quase quatro anos atrás, a mídia tem focado a discussão especialmente nas baleias. Uma vida humana foi perdida naquele dia e é triste acreditar que sua morte foi apenas uma nota de rodapé. Para nós, a morte dela é o ponto central da nossa história.
Em 2010, em homenagem a ela, criamos a Fundação Dawn Brancheau, dando continuidade ao trabalho que realizou durante sua vida. A Fundação foca a melhoria da vida de crianças e animais que passam necessidade, inspirando pessoas a irem atrás de seus sonhos e promovendo a importância de serviços para a comunidade. A Fundação continuará se esforçando para fazer diferença no mundo. Somos gratos a todas as solidárias pessoas que nos ajudam a manter a luz da Dawn brilhando forte.
Nós, família da Dawn Brancheau, não faremos mais qualquer declaração e pedimos que respeitem nossa privacidade."
Nós, família da Dawn Brancheau, não faremos mais qualquer declaração e pedimos que respeitem nossa privacidade."
A declaração oficial em inglês pode ser lida neste link:
http://mynews13.com/content/news/cfnews13/on-the-town/article.html/content/news/articles/cfn/2014/1/21/brancheau_blackfish_statement.html#.UuBt4NhxMLY.facebook
A imagem acima foi obtida no vídeo que estava sendo gravado segundos antes de Tilikum ter agarrado a treinadora e levado-a para o fundo do tanque.
A imagem acima foi obtida no vídeo que estava sendo gravado segundos antes de Tilikum ter agarrado a treinadora e levado-a para o fundo do tanque.
Só esqueceram de mencionar que essa vida foi perdida por motivos de que havia um animal selvagem dentro de um tanque...
ResponderExcluirNa boa, fiquei revoltada com essa resposta...
A mulher foi morta nesse lugar e eles continuam defendendo cegamente isso? A, por favor! Tem que ter paciência!
Concordo, Flavynha!
ExcluirAchei toda a declaração péssima e hipócrita! (mas pelo menos na postagem tentei ser imparcial e divulgar apenas o que a família publicou...). Acho inclusive que a fundação que criaram tem propósito vago e não tem o menor sentido...
Vamos (infelizmente) aguardar para ver quem será a próxima vítima! (quero dizer, "humana", porque as Orcas já são vitimadas diariamente em seus confinamentos pelo mundo...).
No meu canal a cabo está disponivel o documentário Blackfish.. Irei ver e tirar minhas conclusões, mas sem dúvidas a culpa é da Dawn, visto que o Tilikum é um animal selvagem e jamais poderemos prever qualquer reaçoes deles...
ResponderExcluirNão creio que a culpa foi da Dawn. A culpa é de quem botou os animais ali, de quem teve a estupida ideia de que criar animais em cativeiro fosse uma coisa brilhante.
ExcluirE sim, a resposta da família foi hipócrita. Até parece que eles apoiam isso ¬¬
Dawn não é a primeira vitima de Tilikum. E com certeza não é culpada por sua própria morte.
ExcluirEla pagou pelo amor egoísta de se querer ter e sentir tudo aquilo queria ter , as orcas são bonitas , mas só são lindas na natureza , olha só onde ela esta agora , é impossível que ela jamais tenha se questionado se o Tilikum era realmente feliz naquele lugar ... poxa , se até eu me questiono se minha calopsita e meu peixe de aquário são felizes , a diferença é que eles são animais domesticados , agora um animal selvagem , que foi ARRANCADO DA MÃE , TORTURADO DENTRO DE UM CONTAINER , E PRIVADO DE TUDO QUE LHE É NATURAL ....................
ExcluirDepois de assistir o documentário (blackfish) minha visão mudou completamente. Adoro animais, os defendo sempre e já não gostava mto dessa historia de "show de orcas". Qdo era criança sempre fui fascinada em ver orcas e golfinhos no SeaWorld no programa da Eliana, seeeempre passava. São animais lindos e realmente grandes, sua inteligencia nos impressiona, acho apaixonante! Não gostei mto deste comentário da familia de Dawn, achei "em cima do muro". Pra mim é obvio o grande amor que a maioria dos treinadores apresentam pelos animais, eles realmente acham que esta tudo bem. A culpa é da ganancia e do egoismo do ser humano, não é justo animais serem separados de suas familia sem saberem o que esta acontecendo, sofrerem de diversas formas e ninguém faz nada. Tilikum é um animal que sofreu demais toda a vida e agora só espera a morte. Isso é mto triste...
ResponderExcluirQue bom que sua visão mudou Rosie! A sua e de milhares de pessoas e isso é muito bom! Antes do documentário eu me sentia sozinha nesta luta pública para educar as pessoas sobre o cativeiro... O documentário foi meu grande aliado!
ExcluirConcordo com sua opinião e também sinto muito pelo Tilikum... De fato, ele só espera a morte...
:-(
"Dawn não teria trabalhado no SeaWorld por 15 anos se achasse que as baleias não fossem bem tratadas"
ResponderExcluirNão consigo entender, como alguém que trabalha e convive diariamente com esses animais não vê todo o sofrimento que passam.
Ela era uma sonhadora , acreditava nas idiotices que os detentores das orcas diziam , TEM ATÉ UMA ENTREVISTA DELA COM CELSO CAVALLINI DISPONÍVEL NO YOUTUBE ONDE ELA FALA " QUE NA NATUREZA AS ORCAS PODEM SER AGRESSIVAS POIS TEM DE PROCURAR COMIDA "............ ELA ESTAVA TÃO FASCINADA EM VER E VIVER COM OS ANIMAIS QUE NEM PERCEBEU QUE AQUELE ALI NÃO ERA O LUGAR DELES
Excluir