quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Orcas se divertem em praia no Canadá

Espetacular este vídeo de Orcas na Colúmbia Britânica, no Canadá. Várias delas vieram tão perto da praia que mal dá para acreditar. Os próprios presentes não acreditavam no que viam.
O autor do vídeo trabalha como construtor em uma das centenas de ilhas da Ilha de Vancouver e postou o vídeo numa rede social até ironizando "apenas mais um dia de trabalho". Mas não, ele mesmo mencionou em seguida que jamais tinha visto algo igual.


Esta população de Orcas, chamada de Residentes do Norte (que eu já tive o prazer de conhecer), tem um hábito bem particular e identificado somente nelas: elas gostam de se roçar no fundo da água onde há pedras arredondadas e "macias" como uma atividade recreativa. A maior parte das praias que se utilizam para fazer isso é protegida por lei e ninguém, seja como for, pode se aproximar. Eu cheguei a visitar o ponto mais próximo delas que podemos visitar, leia na postagem de 2012, "As famosas "Rubbing Beaches" de Robson Bight", disponível no link:
http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/01/as-famosas-rubbing-beaches-de-robson.html. Mas nada impede que elas procurem outras praias menos protegidas, como a do vídeo acima. Sorte de quem estava lá!
Mais legal que o show do SeaWorld, não?





Gostou desta postagem? Então não deixe de conferir estas daqui:
"Encontro Inesquecível":
http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/11/encontro-inesquecivel.html

"Orcas na Ilha Galiano:
http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2014/06/orcas-na-ilha-galiano.html






quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Visitantes não poderão mais alimentar golfinhos no SeaWorld

O parque americano SeaWorld anunciou há poucos dias que está encerrando o programa de alimentação de golfinhos. Neste programa, o visitante pagava um pequeno valor por alguns peixes para poder dar aos mamíferos e com isso interagir com eles bem de perto. As pessoas vão continuar podendo se aproximar do tanque e até mesmo tocar os animais, caso eles se aproximem, mas não alimentá-los. Incontáveis foram os casos em que pessoas, especialmente crianças, foram mordidas por eles.
Sim, temos a ideia de que golfinhos são dóceis, mas sempre há riscos ao interagir com qualquer animal (ainda mais um animal selvagem que é confinado). Além de que não há como controlar as atitudes deles em meio a tantos visitantes se aproximando e tocando-os no tanque.
O vídeo abaixo mostra um desses casos ocorridos há alguns anos:


Repare que ao final, os jornalistas comentam que a menina, mesmo ferida, estava preocupada porque o golfinho havia comido o prato de papel que estava na mão dela e que isso poderia fazer mal a ele. Ou seja, SeaWorld, demorou para encerrar este programa... Não é seguro nem para as pessoas nem para os animais! É só mais uma forma de explorá-los para lucrar!






terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Baleia é encontrada encalhada em mangue no Maranhão

Uma baleia Jubarte foi encontrada encalhada na manhã desta segunda-feira (23) na cidade de Turiaçu, a 152 km de São Luís. O animal ficou preso na vegetação de um mangue e acabou se ferindo. De acordo com informações dos moradores do local, o Corpo de Bombeiros foi acionado e com ajuda de alguns pescadores ainda tentam desencalhar o animal. A baleia está em um canal encalhada entre as raízes do mangue, o que tem dificultado o trabalho deles que tentam salvar a baleia.
Ainda segundo os moradores, o animal teria aproximadamente 15 metros de comprimento. A bióloga e presidente do Instituto Ecos de Gaia, Nayara Valle, afirma que não há nenhum registro de um animal deste porte que tivesse encalhado antes. "Não há registro no estado do Maranhão de um animal deste porte encalhado. Se a baleia for realmente deste tamanho é um caso inédito”.

Foto: Reprodução/TV Mirante
A bióloga acrescentou que uma mudança na corrente ou uma desorientação do animal podem ter feito que ele tenha mudado sua rota. “Não sabemos a idade nem as condições de saúde dessa baleia, fatores que também poderiam ter influenciado para que ela alterasse sua rota”, analisou Nayara Valle.
O animal foi resgatado no fim da tarde desta segunda-feira após ajuda do Corpo de Bombeiros e moradores da cidade.


Fonte: G1 de 24 de fevereiro de 2015