terça-feira, 23 de maio de 2023

Ataques de Orcas a embarcações: Estariam elas ensinando aos filhotes?

Vocês devem se lembrar de que, desde 2020, ataques atípicos a embarcações têm sido provocados por Orcas na região do Estreito de Gibraltar. Em alguns casos, levando-as a pique. A revista Marine Mammal Science chegou a publicar um estudo sobre o tema no ano passado.

No último dia 4, mais um ataque envolvendo três Orcas resultou no naufrágio de um iate. O capitão Werner Schaufelberger contou que tentou manter a calma e desligar o motor na esperança de que elas desistissem, mas não foi o que ocorreu. Segundo ele, enquanto duas delas, menores, balançavam o leme, uma Orca maior batia fortemente a lateral do iate. Chegaram a parar por um tempo, mas depois retornaram com, desta vez, as menores tentando bater na lateral também danificando o leme. Após pedidos de socorro, tripulantes saíram ilesos, mas o iate afundou enquanto era rebocado para Barbate, na Espanha.

Como sabemos, não há registros de ataques de Orcas a humanos na natureza e, estes incidentes, até o momento, parecem dirigidos a barcos à vela e tendem a ocorrer de maneira semelhante: Elas batem no leme aproximando-se pela popa até o barco parar de se mover.

Alfredo López Fernandez, Biólogo da Universidade de Aveiro, representante do Grupo de Trabalho com Orcas do Atlântico e coautor do estudo publicado em 2022, disse que a maioria desses encontros foi inofensiva. Em mais de 500 eventos de interação registrados desde 2020, três embarcações afundaram e estima-se que as Orcas ataquem uma a cada cem embarcações que navegam no local.

Imagem: SWNS

Uma coisa é fato, não há dúvidas de que esse comportamento seja proposital, só não temos certeza da sua motivação. Há indícios de que possa ser um comportamento defensivo baseado no trauma que uma das Orcas sofreu, a fêmea chamada White Gladis (já mencionada no Blog anteriormente). Há alguns anos, ela se feriu após uma colisão com um barco durante pesca ilegal.

Embora o Biólogo Alfredo López Fernandez não acredite que as Orcas estejam ensinando os filhotes, ele acredita que estes imitem o comportamento porque o percebem como algo que possa ser vantajoso ou importante por alguma razão. Há quem diga que seja uma moda passageira por pura diversão, como a Bióloga e Pesquisadora da Universidade de Washington, Deborah Giles, que disse que, por serem curiosas e brincalhonas, estariam se divertindo e não sendo agressivas.

Ainda tenho muitas dúvidas sobre todos estes casos... Orcas são inteligentíssimas e possuem estrutura cerebral extremamente complexa... Não acho que já possamos chegar a alguma conclusão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário