Tilikum, a orca macho, mais conhecido como "Shamu" nas apresentações do parque Sea World de Orlando, na Flórida, EUA, responsável direto pela morte de três pessoas, incluindo Dawn Brancheau em fevereiro de 2010, infelizmente está doente.
O parque não explicou o que está ocorrendo, mas na última quinta-feira (dia 22 de dezembro) ele foi transferido para um tanque especial onde as Orcas são mantidas para receberem tratamentos veterinários.
De acordo com seus treinadores, ele demonstrou algumas alterações comportamentais na semana passada e teve que ser transferido para que fosse acompanhado mais de perto pelos veterinários do parque.
De acordo com Colleen Gorman, presidente do "The Orca Project", Tilikum já sobreviveu a muita coisa e por muito mais tempo do que a grande maioria das Orcas que vive em cativeiro. Ela acredita que Tili esteja com pneumonia, mas alega também que ele frequentemente sofre de infecções e de problemas dentais (devido ao comportamento que as Orcas em cativeiro possuem de pressionarem a mandíbula quando estão irritadas e de morderem os portões dos tanques onde são confinadas).
Tilikum foi retirado do mar em 1983, na Islândia, e desde então viveu confinado em parques marinhos com a finalidade de exibição ao público. Ele tem uma história de vida muito triste e sofrida... Apresentando sempre comportamentos instáveis e agressivos... Nada mais natural para um ser que foi privado de forma tão intensa de tudo aquilo que lhe faria livre, saudável e feliz.
Colleen luta diariamente para que Tilikum seja devolvido aos mares da Islândia (mesmo que tenha que viver para sempre em cercado no oceano) e deseja que mesmo que ele viva apenas mais alguns dias, meses ou anos, mas que fosse em seu habitat...