domingo, 18 de novembro de 2018

Grupo de Orcas é observado em Arraial do Cabo

Um grupo de Orcas foi visto em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, na manhã de ontem, 17 de novembro. Eram pelo menos seis animais, sendo um filhote, de acordo com as imagens aéreas captadas próximo à Ilha do Farol.
Quem conseguiu registrar a visita do foi Ruan Simas com o auxílio de um drone. Segundo ele, assim que observou os animais, pegou os equipamentos imediatamente para que não perdesse nada. Ruan, que trabalha com passeios de barco e estava em uma embarcação, ainda teve a sorte de registrar o filhote sendo amamentado.


Baleias e golfinhos têm aparecido com frequência nas águas geladas de Arraial do Cabo. Mas ainda tenho dúvidas em afirmar que Orcas, em especial, têm aparecido mais no litoral brasileiro ou se, por conta da facilidade ao acesso a informações e captura de imagens por celulares e outros dispositivos, hoje simplesmente temos como registrar e divulgar mais essas visitas. E, todos os sites que li noticiando a observação do grupo afirmam que as Orcas "se deslocam durante o inverno por conta do período de reprodução", no entanto, há grande equívoco neste dado, pois Orcas não migram por esse motivo. Podem até se deslocar por conta da alimentação (se aproveitando de épocas de abundância de certos alimentos em determinadas regiões - como, por exemplo, as Residentes no noroeste do Pacífico, que passam o verão nas áreas costeiras do Canadá e dos EUA por conta da maior presença do salmão), mas não para se reproduzirem porque não possuem época definida para o acasalamento.
Tenho dúvidas também sobre a afirmação de que elas "sairiam dos polos Norte e Sul em direção ao Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, onde a água é mais quente e teriam o litoral do Rio como rota" (conforme noticiado pelo G1). Até onde meus estudos alcançaram, Orcas não dependem de águas mais quentes para reprodução ou sobrevivência. O mais provável é que simplesmente se deslocam por conta da alimentação em diferentes meses do ano.

De qualquer forma, é sempre um prazer podermos vê-las tão pertinho. Esperamos apenas que haja respeito das embarcações, que ao se encantarem com sua majestosa presença e com a busca incansável da melhor imagem, acabam se aproximando demais delas, o que pode ser muito perigoso para sua segurança. Lembrem-se, para observação, mínimo de 100 metros de distância e motores desligados SEMPRE. Se elas quiserem se aproximar por vontade própria, ótimo, mas se não, respeito e distância sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário