sábado, 12 de janeiro de 2019

Orcas Residentes do Sul ganham nova integrante

Compartilhei a feliz notícia ontem pelo Instagram, Twitter e Facebook, mas não queria deixar de registrar aqui no blog.
A boa notícia foi divulgada pelo Center for Whale Research e se trata de um filhote de poucas semanas de vida no Pod L. A mãe é identificada como L77 e apelidada de Matia. O filhote ainda não receberá identificação pois os pesquisadores aguardarão mais algumas semanas acompanhando seu desenvolvimento.

Imagem de Sara Shimazu

Muito se fala sobre a escassez de alimento na região, do registro de mortes por inanição e o forte risco de mais duas Orcas virem a óbito até o próximo verão do hemisfério norte já que demonstram magreza excessiva.Trata-se da fêmea J17, de 42 anos, e do jovem macho de 27 anos, K25. K25 perdeu a mãe em 2017 e isso pode estar dificultando a captura de alimentos.
Dentre os vários motivos para a diminuição de alimento, que é o salmão da espécie Chinook, pode-se dizer que a principal deles é a presença de novas barragens em rios que impedem sua reprodução. Sem citar, claro, a pesca excessiva (apesar de ser proibida na região), a poluição e até fazendas de salmão que espalham doenças, parasitas e trazem muito desequilíbrio para os ecossistemas locais.
Sobre o novo filhote, ainda não se sabe se é macho ou fêmea, mas numa população extremamente ameaçada que tem sofrido um declínio drástico nos últimos anos, tendo inclusive nenhum filhote prosperado nos últimos três,  qualquer opção é "lucro" e especula-se que ele deva ser chamado de "Lucky", ou seja "Sortudo". Mas antes disso, temos que torcer muito para se sua mãe tenha alimento farto e tranquilidade para que seja capaz de nutrí-lo.
As imagens abaixo mostram os pods K e L que foram observados juntos ontem de manhã no Estreito Juan de Fuca, no noroeste do Pacífico, dando um verdadeiro show. O pequeno filhote pode ser visto ao lado da mãe em meio a eles. A opinião no momento sobre os especialistas é que nessas imagens ele aparenta estar muito saudável.






Nenhum comentário:

Postar um comentário