quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Treinadores na água novamente...

(Quem acompanha o blog com frequência vai estranhar um pouco esta notícias, mas... Vamos lá...)
O parque marinho SeaWorld está preparando um grupo seleto de treinadores para entrar novamente na água com as Orcas. Isso ocorrerá pela primeira vez desde a morte da treinadora Dawn Bracheau, em fevereiro de 2010. Desde então, segundo o parque, algumas medidas de segurança foram tomadas para proteger seus treinadores de ataques (incluindo o piso levadiço no tanque de Tilikum (cujos detalhes podem ser vistos na postagem "Piso levadiço é construído no tanque de Tilikum" - link: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/04/piso-levadico-e-construido-no-tanque-de.htmle treinamento para que ataques "possam ser previsíveis") e este contato só irá existir para permitir sessões de relacionamento, treinamento e tratamento veterinário.
De acordo com os sites que publicaram esta notícia, a decisão judicial após ação movida pelo OSHA (Occupational Safety and Health Administration – Administração de Saúde e Segurança do Trabalho), que proibia que os treinadores não só não entrassem mais na água, mas não mais tivessem contato com as Orcas sem uma barreira de proteção, era válida apenas durante apresentações para o público e não para o trabalho realizado internamente.
O trabalho na água, que já foi retomado na segunda-feira nos três parques do SeaWorld (Orando, San Diego e San Antonio), inicialmente ocorrerá em tanques menores (como os utilizados no atendimento veterinário) para que as Orcas se reacostumem com pessoas na água aos poucos (trabalho chamado de "dessensibilização") para depois partirem para espaços mais amplos.

Um comentário: