segunda-feira, 17 de junho de 2019

Visitas especiais à costa noroeste do Pacífico II

Aproveitando a notícia da rara visita de Orcas à False Creek em Vancouver que publiquei ontem, não podia deixar de registrar a ainda mais rara visita de uma Orca "branca" na mesma região!

O incrível avistamento ocorreu em Nanaimo, na Ilha de Vancouver, no Canadá, no final de maio. Daquele dia para cá, vários foram os registros da pequena Orca Transeunte em meio aos oito membros de seu pod. Um registro mais lindo que o outro.


Como citado na postagem anterior, Orcas Transeuntes se alimentam de pequenos mamíferos como focas e leões marinhos e não se encontram em situação de ameaça atualmente, pois algumas centenas delas transitam na região todos os anos.
Orcas com colorações mais claras têm sido observadas nas águas da região por décadas. O ecologista Jared Towers, da Fisheries and Oceans Canada, disse em entrevistas para jornais locais que o primeiro caso documentado de uma Orca com características assim fora em 1924 e seguido por mais avistamentos nas décadas de 1940 e 50 (todos na população Transeunte). "Em 1970, uma dessas orcas "brancas", pois havia mais de uma delas, foi capturada em Victoria", disse Jared Towers. "E acabou em um aquário em Victoria, onde morreu."



Desde a década de 1970, os avistamentos confirmados diminuíram. Cientistas dizem que a descoberta de maio perto de Nanaimo representa a primeira Orca esbranquiçada na Colúmbia Britânica em uma década.
Exatamente o motivo da aparência "desbotada" deste tipo de Orca permanece em grande parte um mistério para os cientistas. Pode ser uma condição comum chamada leucismo, que pode ser amenizada à medida que o animal envelhece, ou seja, há grandes chances de que esta baleia cresça e fique preta e branca como as demais. Também poderia ser uma condição genética mais séria, que é conhecida por causar morte prematura nas Orcas que portadoras da condição.
Uma coisa é concesso entre os especialistas: Não se trata de um animal albino. Isso pode ser comprovado pelo fato de ela ter a mancha branca acima dos olhos bem visível.
Fato é que definir a causa exata desta condição pode levar anos, portanto, como é possível que ela crescendo perca a tonalidade esbranquiçada, o que os pesquisadores realmente indicam é: se alguém tiver a sorte de vê-la, apenas curta este momento, pois ela não ficar assim para sempre:





Nenhum comentário:

Postar um comentário