terça-feira, 29 de setembro de 2020

França proíbe o uso de animais selvagens em parques marinhos e circos itinerantes

A Ministra do Meio Ambiente da França anunciou uma proibição gradual da manutenção de Orcas e golfinhos em cativeiro, do uso de animais selvagens em circos itinerantes e da criação de visons para extração da pele.

Barbara Pompili, Ministra de transição ecológica, disse hoje em entrevista coletiva que ursos, tigres, leões, elefantes e outros animais selvagens não serão mais permitidos em circos itinerantes "nos próximos anos". Além disso, de imediato, os três parques marinhos franceses já estão proibidos de adquirir/trazer mais Orcas e golfinhos para viverem em seus tanques, bem como desenvolver programas de reprodução em cativeiro. “É hora de abrir uma nova era em nosso relacionamento com esses animais”, disse ela, argumentando que o bem-estar animal é uma prioridade.



A Ministra disse ainda que as medidas também vão acabar com a criação de visons para obtenção da pele nos próximos cinco anos. A proibição não se aplica a animais selvagens em outras apresentações e zoológicos permanentes.

Apesar de não estabelecer uma data, com relação à proibição de circos itinerantes, ela disse que o processo deve começar “o mais rápido possível” e informou que o destino dos animais deve ser tratado “caso a caso”.

O governo francês implementará um pacote de 8 milhões de euros (9,2 milhões de dólares) para auxiliar na transição das atividades por parte dos trabalhadores desses circos e parques marinhos. “Essa transição se estenderá por vários anos, já que mudará a vida de muita gente”, disse ela.

A notícia não deixa de ser uma vitória e, se mantida, pode ser um grande exemplo para demais países. No entanto, queria apenas lembrar que, em 2017, o governo francês já havia imposto restrições para cativeiro e reprodução de Orcas e golfinhos, mas a medida foi revogada após os próprios parques acessarem a justiça alegando que aquilo seria o fim de seu negócio.

Fiquemos na torcida de que, dessa vez, seja definitivo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário