segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Setembro registra o nascimento de dois filhotes no Pod J

Este mês foi marcado pelos nascimentos de dois filhotes no Pod J, pertencente à população das Orcas Residentes do Sul, do noroeste do Pacífico. E cada um por uma razão, foram ocorrências muito especiais.

O primeiro foi três semanas atrás, no dia 4. J35, também conhecida como Tahlequah, deu à luz J57. Mas por que seria especial? Porque dois anos atrás, esta fêmea comoveu o mundo após passar nada menos que 17 dias, por cerca de 1600 km, empurrando seu filhote morto. A notícia de sua gestação (confirmada por imagens de drones) ocorreu em julho deste ano, e todos aguardavam ansiosos por um nascimento saudável. Na semana passada, também foi possível confirmar o sexo do filhote. É um macho e ele segue saudável.

Imagem: Sara Hysong-Shimazu

O segundo nascimento ocorreu na última quinta-feira, dia 24. Dessa vez foi a Orca identificada por J41, também conhecida por Eclipse, cujo primeiro filhote, J51, nasceu em 2015. “Estamos muito contentes em saber que a J41 teve mais um filhote”, disse o Ken Balcomb, fundador do Center for Whale Research. “Mas ainda é muito cedo para definir o estado do filhote, precisamos de mais observações antes de divulgar suas condições de saúde e determinar uma identificação definitiva”, completou ele.

E a parte especial deste outro nascimento é que algumas pessoas tiveram a sorte de presenciá-lo! Sim, os sortudos estavam acompanhados das naturalistas Talia Goodyear e Leah Vanderwiel a bordo do do Pacific Explorer do Orca Spirit Adventures (empresa de observação de baleias) da costa de Victoria, na Colúmbia Britânica, Canadá.

Imagem: Talia Goodyear

“Nós logo identificamos a J41, a sudoeste de Race Rocks”, contou Talia. “Ela parecia estar sozinha no momento e ficou próxima à superfície por alguns minutos e, depois de submergir por um bom tempo, emergiu e parecia que estava empurrando algo com o rostro.”

“Demorou um pouco até entendermos realmente o que estava acontecendo”, acrescentou ela, “chegamos a nos perguntar se se tratava realmente de uma Residente do Sul e que, de repente, aquilo poderia ser uma foca”. Mas, para a alegria de todos, o nascimento foi confirmado no dia seguinte pela equipe do Center for Whale Research.

Até 31 de dezembro de 2019, havia 73 Orcas nos pods J (22), K (17) e L (34), que constituem as Residentes do Sul. Dois novos filhotes significariam 75 em toda população.


Um comentário: