quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Alunos constroem baleia de 6 metros para alertar sobre o lixo nos oceanos

É chegado o fim do ano, e com ele milhões de pessoas se deslocam para o litoral para curtir as férias e o verão. Ao longo do dia, e muitas vezes da noite, em especial na famosa noite da virada, pessoas se aglomeram, teoricamente para aproveitar e relaxar mais próximo à natureza, aos montes e, com isso, muito, mas muito lixo mesmo é descartado nas praias. Algumas até possuem sistema de coleta, mas estejam certos que a grande maioria não... E onde todo esse lixo vai parar? No oceano, claro. E quem sofre com isso? À princípio, os animais, claro. Mas e em seguida? Nós humanos causadores de tudo isso, afinal nos alimentamos desses mesmos animais que estamos intoxicando diariamente. São canudos, garrafas, sacolas, latas, copos e pedaços de plástico de todo o tipo... E a natureza sufoca e grita. Às vezes tento acreditar que as pessoas estão cada vez mais conscientes, mas em seguida me deparo com tanta sujeira que volto a desacreditar.
Tenho poucos seguidores no meu blog, mas mesmo sendo poucos acredito na diferença que alguns podem fazer ao dar exemplo. Se o que tanto amamos é uma das criaturas mais fantásticas que habita o oceano, cuidemos dele para que elas possam prosperar.
Atenção ao descarte do lixo, evite usar canudos, jamais deixe lixo na praia, e mesmo que a barraca do seu lado esteja deixando, recolha também. Dê o exemplo, peça para seus amigos e familiares fazerem o mesmo. Um único pedaço pequeno de plástico pode matar, portanto, mesmo um mísero pedaço faz sim a diferença!
Não só curta, mas cuide sempre da natureza e do nosso belo oceano,
fonte de toda a vida! E boas férias!

* * * * *



Aproximadamente um terço de todo o lixo doméstico é composto por embalagens em todo o mundo, sendo 80% delas, descartadas após uma única utilização. Como nem todas são encaminhadas para os processos corretos de reciclagem, as sobras desse volume ajudam a sobrecarregar aterros, lixões e outros ambientes na natureza.
Nos últimos anos  tem-se observado um aumento significativo de lixo nos oceanos, despejados por navios, empresas, plataformas petrolíferas e pelos próprios continentes. Somente no Oceano Pacífico, recentemente foram descobertas verdadeiras ilhas e redutos de lixo formados por algo em torno de 100 milhões de toneladas de resíduos sólidos levados pelas correntes marítimas.
São, em sua maioria, embalagens e sacolas plásticas que impactam diretamente o meio ambiente e a saúde dos mares, ao provocar a morte de milhões de peixes, aves e mamíferos marinhos, anualmente.
Somente no Brasil, 25 mil toneladas de embalagens são descartadas todos os dias. Esse é um problema de interesse  e preocupação mundial, que deve reunir autoridades e entidades globais, acadêmicos, pesquisadores, empresários, organizações não governamentais, ativistas e a sociedade civil, como um todo, para discutir maneiras eficazes para a redução dos impactos e a formação de novas culturas e tecnologias de uso, produção e descarte de embalagens, sacolas plásticas e outros materiais  não biodegradáveis.



Diante dessa temática, os coletivos Humana Mente e R.E.A.J.A (Reflexão, Equilíbrio e Ação Junto ao Ambiente) formados por alunos e educadores do Colégio Rio Branco e do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, Unidade Granja Vianna, que se encontram semanalmente para discutir temas importantes e globais da atualidade, se uniram após observar a quantidade de materiais e copos descartáveis jogados fora todos os dias, não só na instituição, como na comunidade e no dia a dia doméstico e das cidades.
Após muito diálogo e reflexões em grupo, iniciou-se uma campanha que uniu os alunos de toda a escola, com o apoio das equipes de limpeza e manutenção,  para a construção de um grande projeto de conscientização em forma de arte: uma baleia com cerca de 6 metros de comprimento, confeccionada por meio da coleta de 4 mil copos plásticos.
Ao lado da baleia, encontra-se  o número 2050 – ano que haverá mais plástico do que peixes nos oceanos, se a humanidade continuar seguindo os mesmos padrões de consumo e descarte de materiais nocivos à natureza, de acordo com pesquisas realizadas pelos estudantes. (...)


A escultura, chamou a atenção de pais, alunos, professores e visitantes, não somente pela estética e dimensão visual do projeto, mas pela importância e convite à reflexão sobre o problema ambiental.
O projeto ganhou grande visibilidade e a Baleia está em exposição na empresa Natura, em Cajamar, como parte de uma campanha interna de responsabilidade ambiental, em um espaço com circulação de 2,5 mil pessoas por dia.




Fonte: Estadão de 19 de dezembro de 2017.




Nenhum comentário:

Postar um comentário