terça-feira, 18 de agosto de 2020

Orca Branca Tl'uk é vista no Alasca

Uma Orca Transeunte, cujo nome foi inspirado na luz da lua, fez uma aparição surpresa no estado americano do Alasca, no último dia 7, para a alegria dos pesquisadores da área e entusiastas da vida selvagem.

Conhecida pelos cientistas como T46-B1B, a rara orca branca Tl'uk (nome na língua Halq'eméylem da costa do noroeste americano) nasceu em 2018 e foi avistada ao sul de Puget Sound se deslocando até o norte do Alasca.

A Bióloga Marinha Stephanie Hayes observou a pequena Orca do navio de pesquisa de baleias Northern Song, onde estava trabalhando. A tripulação estava em busca de baleias jubarte perto de Juneau quando a avistaram à costa da cidade alasca de Kake. A princípio identificaram que era um pod de Transeuntes e, em seguida, observaram a Orca branca reluzindo na água.



Ao checarem as informações, descobriram que era a primeira vez que ela era vista tão ao Norte. E não parou por ali... Poucos dias depois, a Bióloga a observou novamente na costa da cidade de Petersburgo, também no Alasca, e, dessa vez, conseguiu registrar melhor as imagens. “Tivemos a chance de observar a Tl'uk caçando focas”, disse ela. “Muito bom saber que é um membro super ativo e saudável do pod.”

Embora a causa da pele clara da Tl'uk ainda seja desconhecida, a Stephanie acredita que seja um caso de leucismo, uma condição que diminui a pigmentação da pele. A baleia não é totalmente branca, suas manchas características ainda são bem visíveis, mas o pigmento de sua pele está apagado.

Em outubro, a Tl'uk foi avistada nas águas de Nanaimo (Ilha de Vancouver, Canadá) por um grupo de observação de baleias de Port Angeles.

A Bióloga acrescentou ainda que, com o tempo, os cientistas serão capazes de acompanhar e documentar os impactos de sua cor em seu desenvolvimento, pois, por ser clara e tão mais visível às presas, ela pode ter dificuldade de caçar sozinha. Será importante para avaliar também se ela teria alguma dificuldade de se relacionar com outros pods ou se apresentaria algum problema de saúde devido à sua condição.

Há mais sobre Orcas brancas no blog! Não deixe de pesquisar mais informações no campo de busca ao lado*.


* Para acessar o campo de busca, caso esteja acessando o blog pelo celular, clique em “Visualizar versão para a web” logo abaixo. O campo de “Pesquisa” estará à esquerda, abaixo da lista de postagens. Divirta-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário