quarta-feira, 31 de março de 2021

Famosa Orca Transeunte é observada no Canadá

Uma orca macho de aproximadamente 43 anos, carinhosamente chamado pelos pesquisadores de "Chainsaw", "Motosserra" em Português, foi vista com seu grupo familiar na costa da Ilha de Vancouver nesta segunda-feira. A Pacific Whale Watch Association (PWWA), associação das empresas de observação de baleias do pacífico, conta que o nome foi escolhido por conta da nadadeira dorsal lembrar realmente uma motosserra. O avistamento ocorreu no Estreito de Haro entre a Ilha de Vancouver e as Ilhas San Juan. Ele estava acompanhado de mais dez Orcas Transeuntes.

Foto: April Ryan

"O dia estava propício para observação de baleias", contou a Sara McCullagh, capitã do navio Sea Lion. "É sempre bacana encontrar o Chainsaw. Ele geralmente está no topo da lista das Orcas que as pessoas querem ver nos passeios". Acredita-se que as marcas na nadadeira ocorreram ainda na juventude por conta de uma possível mordida de foca ou leão-marinho.
Chainsaw é integrante do Pod T e, junto dele, estava a Orca que se presume ser sua mãe, T065, também conhecida por Whidbey II. De acordo com os registros de observação, ele nasceu em 1978 e se desloca com mãe entre a costa oeste canadense e o Alasca, onde é apelidado pelos pesquisadores de "Zorro". 
As Orcas Transeuntes, também chamadas de as "Orcas de Bigg", em homenagem a Michael Bigg, Biólogo Marinho fundador dos modernos métodos de pesquisas, registros e foto-identificação de Orcas, contam com uma população de cerca de 400 Orcas identificadas e catalogadas.
Diferentemente da população de Orcas Residentes, que está ameaçada de extinção, especialmente por conta da falta de seu principal alimento, o salmão da espécie Chinook (como mais uma vez citado na publicação anterior do Blog), para nossa alegria, ao menos a população das Transeuntes está em crescimento na região. Segundos pesquisadores locais, este crescimento se dá pela abundância de alimento que são focas e leões-marinhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário