quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Morgan NÃO será Libertada!

Caros leitores, informo com uma imensa tristeza que o juiz holandês responsável pelo caso decidiu hoje que a “baleinha Morgan” (como carinhosamente é chamada por meus sobrinhos) não será libertada e sim transferida para o Loro Parque em Tenerife, nas Ilhas Canárias.

O Secretário de Agricultura Henk Bleker alegou que suas chances de sobrevivência no oceano são muito pequenas e que essa decisão representa de fato uma derrota, pois Morgan não deveria viver num zoológico, mas também não deveria ser libertada a “qualquer custo”. Ele acredita que a decisão foi “a menos ruim” diante do cenário, dado que o histórico de re-introdução à liberdade com Orcas não é positivo (sempre citam o caso de Keiko, a baleia do filme “Free Willy”, que sofreu uma tentativa milionária de reabilitação ao oceano sem sucesso... Mas não podemos esquecer que Keiko passou mais de 20 anos em cativeiro e já era adulto quando foi solto, diferentemente de Morgan que está a pouco mais de um ano e ainda é jovem).

O “Free Morgan Group” afirmou que continuará tentando impedir sua transferência através de ações legais e até fisicamente, se necessário. O partido de Direitos dos Animais que possui duas cadeiras no Parlamento holandês também disse que levará o assunto a discussão.

O Dolfinarium Harderwijk, que reabilitou Morgan e a mantém cativa desde o ano passado, não pode “vender” Morgan dado que esse tipo de comércio é proibido por leis internacionais (por ser uma espécie ameaçada), mas pode participar de ações “colaborativas” com o Sea World e outros parques marinhos (o que possibilita a transferência).

Já contei a história de Morgan nos posts Free Morgan (http://v-pod-orcas.blogspot.com/2011/08/free-morgan.html) e Primeira Definição sobre o Futuro de Morgan (http://v-pod-orcas.blogspot.com/2011/08/primeira-definicao-sobre-o-futuro-de.html) e lá detalhei os planos de libertação do pequeno cetáceo, mas infelizmente, no tribunal, os cientistas não entraram em acordo sobre as reais chances de sobrevivência de Morgan por não estarem certos sobre se ela encontraria seu verdadeiro pod ou se conseguiria ser introduzida em algum outro (o que seria determinante para sua sobrevivência).

Seja como for, e como já comentei anteriormente, pelo menos assim ela teria uma chance... Porque presa num tanque de concreto, com pouco espaço e sujeita a terríveis privações sensoriais, com a triste finalidade de reprodução forçada e o entretenimento do público, ela certamente terá uma vida curta, artificial e infeliz.
É uma pena que os interesses financeiros estejam sempre em primeiro lugar...

Um comentário:

  1. Se antes eu já estava triste porque Morgan não ganharia a liberdade e a chance de ser feliz com sua "família", agora que tive mais informações sobre a hostilidade que existe entre as Orcas que vivem no Loro Parque, estou ainda pior!
    O futuro de Morgan por mais que tentarão "mascarar" a situação será infeliz e incerto...
    Ainda tenho esperanças que mudem esta decisão...

    ResponderExcluir