quinta-feira, 11 de maio de 2017

Roberto Bubas esclarece verdade e ficção em "O Farol das Orcas"

Para muitos que têm buscado o blog e me enviado mensagens para saber detalhes sobre o filme e a história real por trás dele, traduzi trechos de uma entrevista do Roberto Bubas e do ator Joaquín Furriel sobre "O Farol das Orcas". Espero que gostem:

* * * * *


"Meu objetivo era ser o mais realista, sem ser um documentário, porque o filme tem um valor cinematográfico", explica Furriel. "Eu vi nele (no Bubas) uma pessoa muito sincera e convicta. E pessoas não agem como todas. O Beto tem uma maneira particular de olhar, de seguir em frente”.

- Beto, você influenciou no filme?
- Bubas: Sim. Graças à generosidade e ao profissionalismo do Joaquín. Porque ele tinha a liberdade para caracterizar o personagem que quisesse. No entanto, ele explorou, analisou minha personalidade, estudando-a de maneira profunda para destacar as partes mais marcantes. E achei isso muito valioso.

- Quanto há de realidade e ficção em “O Farol da Orcas”'?
- Bubas: A história verdadeira é de um menino argentino surdo e mudo com comportamento autista. Seus pais, Ricardo e Graciela, escreveram-me quando ele demonstrou interesse ao me ver na revista “Viva” tocando gaita para as orcas. Ele havia deixado seu mundo fechado, pois foi a primeira vez que algo chamou sua atenção. Em seguida, a mãe, muito corajosa e determinada, veio me encontrar na Península Valdes. E isso me inspirou a escrever o livro. O filme é baseado nesta história real e é bem fiel, exceto pelo caso de amor com a mulher.
Bubas comentou ainda que naqueles dias com o Agustín não conseguiram encontrar Orcas porque era uma época de pouco avistamento e que ele se sentia culpado com isso. No entanto, o menino começou a mostrar melhoras por conta da relação com a natureza, com o cavalo e elefantes marinhos. No dia em que foi embora, apareceu uma Orca na praia com um recém-nascido. Ou seja, o Roberto explicou ao menino que elas não tinham vindo porque tinha nascido um bebê.

- Você sabe como está o Augustín hoje em dia?
- Bubas: Esta é a mensagem mais mágica da história. A partir dali, o comportamento autista do Augustín diminuiu completamente. Hoje ele está com 25 anos, tem uma namorada, utiliza a linguagem de sinais, joga futebol e é um artista plástico. Está totalmente inserido na sociedade.

- Você mantém contato com as Orcas?
- Bubas: Não posso dizer. Na verdade, o contato com elas não precisa ser físico. Porque quando alguém cria um vínculo tão forte e puro como o que criei ele não se desfaz jamais.



Fonte: Site Clarín de 10 de abril de 2017.




82 comentários:

  1. Nossa que entrevista maravilhosa. Não vejo a hora de ver uma orca de perto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm meu sonho é ver uma orca

      Excluir
    2. Me deparei com o filme "O Farol das Orcas" na netflix e fiquei impressionada com a beleza dessa história. Sou idosa e me encantam a vida das baleias! História muito humana!

      Excluir
    3. O filme é lindo, mas o final poderia ter mostrado um pouco mais.

      Excluir
    4. concordo fica muito vago,e não sabemos oq aconteceu com eles! so ficamos sabendo do Beto

      Excluir
    5. Verdade,vim aqui em busca disso...mas infelizmente nada

      Excluir
    6. O direito à imaginação também faz parte do filme e da vida

      Excluir
  2. Amei a história e o filme! Paisagem maravilhosa!! Adoraria conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Achei o filme incrível, lindo! Principalmente, pelas fotos finais do 'Beto' real. Que possamos esperar por um mundo em que as pessoas deem valor as relações com RESPEITO do espaço do outro.

    ResponderExcluir
  4. Lindo filme. Abordagem tocante do mundo do autismo e forma de tratá-lo. Parabéns, amei o filme.

    ResponderExcluir
  5. Filme simples com autencidade incrível. Com valor humano,raríssimo. Parabéns.


    ResponderExcluir
  6. Filme simples com autencidade incrível. Com valor humano,raríssimo. Parabéns.


    ResponderExcluir
  7. O filme me fez chorar. Emocionante.
    Agora quero ler o livro, mas não sei se tem em português.Vou procurar aqui no Brasil. Ah!Parabéns pelo filme!

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei emotiva com o filme e é por essas e por outras que quando se envolve amor,natureza tudo se transforma no filme fica nítido a mudança de comportamento de Tristan e foi incrível ótimo filme me contagio e cativou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito tempo que eu não ficava tão emocionada com um filme envolvendo um animal e uma criança. Desde do filme Fliuilw. EU AMO AS ORCAS....

      Excluir
    2. Maravilhoso filme. Me recordei de Fliuilw

      Excluir
  9. Adorei a história do filme foi emocionante e o próximo passo é ler o livro. Grato por compartilhar!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Amei o filme. Só fiquei com a impressão de que Tristán havia se afogado ao final, mas agora fiquei feliz em saber que ele está vivo e melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pensei isso, por isso vim ler sobre o filme, para esclarecer melhor... Poderiam ter elaborado um final ainda mais emocionante, com a mãe e o Beto observando ao longe, pois foi um pouco tensa a cena dele entrando no mar.

      Excluir
    2. Também pensei a mesma coisa. Achei que ele teria morrido afogado.

      Excluir
    3. Puxa o final deixou sem eu entender achei q ele tinha se afogado fico feliz em saber a ele est á Vivo bem

      Excluir
    4. Achei lindo o filne, mas passou a impressão que ele tinha morrido, o.filme foi lindo, mas o final ficou confuso

      Excluir
    5. Também vim ler mais pensei que havia morrido

      Excluir
    6. tive essa mesma impressão..rsrsr

      Excluir
    7. Eu fiquei mal porque achei que ele tinha se afogada e depois ainda apareceu a legenda em nemoria de alguem :(

      Excluir
    8. Excelente filme e história. Fico feliz quando encontro algo que foge dos enlatados dos heróis norte americanos (nada pessoal!), com histórias verdadeiras, positivas e exemplares

      Excluir
    9. Filme,muito tocante,faltou só mais uns 5 minutimhos !!!

      Excluir
    10. Acho que Foncho é o filho de Beto!

      Excluir
  11. E quem é Foncho?
    Faltou essa explicação.
    Filme belíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nazaré,
      Realmente não está claro quem seja Foncho. Não há referências.
      Não se sabe se é alguém ligado ao Roberto ou se pode ser alguém ligado aos produtores do filme a quem quiseram homenagear. Se conseguir descobrir, compartilho com vocês.

      Excluir
    2. Vim buscar a mesma resposta sobre quem é Foncho.

      Excluir
    3. Acredito que foncho e o filho de Beto que faleceu pqno

      Excluir
    4. Em memoria de foncho se refere ao filho de Beto.

      Excluir
    5. Creio que Foncho é o filho falecido de Beto.

      Excluir
    6. Sim. Tb creio que será o filho..

      Excluir
    7. Creio ser o filho do Beto

      Excluir
  12. Assisti ao filme ontem. Belíssimas paisagens e uma estória simples mas comovente. Vale assistir.

    ResponderExcluir
  13. Sempre fui fascinado por orcas, mesmo morando em um lugar completamente deferente da realidade de onde elas vivem,me sinto atraído pela magia e força delas e um sentimento de amor e união. O filme me emocionou muito, foi algo externo que explorou com sensibilidade o interior em cada cena. Parabéns a todos pelo grande trabalho... Abraços

    ResponderExcluir
  14. Assisti ontem o filme. Amei! Muito bom e os atores são fantasticos... Amo nossos irmãos Argentinos.

    ResponderExcluir
  15. Amei o filme, só fiquei com a impressão que o menino se afogou no final, história maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  16. Filme maravilhoso! No final me assustei um pouco achando que o Augustin fosse Foncho e havia morrido, mas encontrei aqui respostas para minha dúvida ! Emocionante 💙

    ResponderExcluir
  17. Lindo filme...mas tbm gostaria de saber quem é Foncho....

    ResponderExcluir
  18. E o caso de amor entre os dois? Foi apenas no filme né? Que pena! Foi tão bonito!
    Adorei o filme! Surpreendente a história e as paisagens!

    ResponderExcluir
  19. Filme lindo. Sensibilidade com o tema. Atuação incrível do ator mirim. Que grata satisfação em encontrar essa entrevista e saber que o jovem está muito bem.

    ResponderExcluir
  20. Acabei de ver o filme e fui procurar mais detalhes sobre a historia. Belíssima ideia de trazer para arte cinematográfica este comprometimento com o mundo do autista... as paisagens são marcantes e as fotos finais sobre o verdadeiro Foncho.
    Já estou me organizando para viajar a este paraíso!

    ResponderExcluir
  21. Comecei assistir agora,confesso que o que me cima ou atençao foi por ter um garoto autista,tenho um filho autista.

    ResponderExcluir
  22. uau...muito esclarecedor...muito grata!!!

    ResponderExcluir
  23. estava "folheando " a Netflix e me atraiu a capa do filme,....e interessei em assistir, chamei esposa e filha.....ficamos "vidrados nas cenas, simplemente amamos o filme, muito motivador, não sabia que era real....parabéns ao ao Buba e ao diretor do filme

    ResponderExcluir
  24. Nossa! A ideia de conta um fato/história real, é sempre maravilhoso, mais quando o filme nos atrapa de começo a fim! Recomendo muito o filme 15H:17, o mítico cowboy Clint Eastwood resolveu trazer o conto de três rapazes norte-americanos os atores foram os próprios rapazes que estiveram nesse acontecimento, eles são herois da vida real! Em viagem de férias por trem pela Europa, salvam seus passageiros de um ataque terrorista. Durante o percurso de Amsterdã a Paris, ocorrido em 21 de agosto de 2015.

    ResponderExcluir
  25. Adoro filme baseado em fatos reais esse valeu a pena .

    ResponderExcluir
  26. o mais emocionante é conhecer, ficar por dentro do sofrimentos da mãe diante de tudo, ela se culpa, se esforça e quando experimenta um pouco de se sentir viva , dá errado, meu sentimento de solidariedade , reconhecimento e amor por essas pessoas responsaveis e cuidadoras aumentou ainda mais. Parabens a mensagem que transmitiram com o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ter um filho especial não é fácil,tenho um filho autista também,mas Deus sempre da força.

      Excluir
  27. porque no final do filme era em memoria de FONCHO, quem é FONCHO?

    ResponderExcluir
  28. Muito lindo o filme .. eu tb fiquei tensa quando vi ele nadando sozinho, e pensei que ele tivesse morrido 🥺

    ResponderExcluir
  29. Sinceramente no fim do filme achei que o garoto tinha morrido não entendi nada só agora que consegui o esclarecimento Fiquei feliz com final e o tal do funcho Continuo sem saber quem é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que entendi o final do filme , que bom que o menino não morreu e que Funcho é o filho que ele perderá no mar 😭

      Excluir
  30. FILME ESPETACULAR! Mensagem linda, o respeito à vida, cenário...

    ResponderExcluir
  31. Amei o filme! O lugar, as orcas, a história! Muito interessante. Um filme que prende sua atenção, transmite paz.

    ResponderExcluir
  32. E a história da mulher e filho terem morrido no acidente com avião, é real iu ficção?

    ResponderExcluir
  33. O filme é lindo, encantador. Me emocionei muito, pois tenho um aluno mudo e autista e outro autista. E só quem convive com esse mundo azul sabe o quanto é difícil ganhar confiança e fazê-los enxergar novas cores ao redor. O garoto que interpreta Tristán foi de uma autenticidade louvável!
    Tudo no filme se resume numa palavra: LINDO!!!

    ResponderExcluir
  34. Amei o filme fiquei com dúvidas.Foi bom os comentários,para esclarecê-las

    ResponderExcluir
  35. Adorei o filme, mas confesso que achei o fim um pouco confuso, também achei que o Tristam tinha morrido afogado e que Funcho era quem inspirou o personagem, por isso estava em memória... fiquei revoltada e vim aqui procurar resposta, mas agora fiquei mais tranquila em saber que ele está bem!

    ResponderExcluir
  36. As orcas são animais fantásticos, pra mim junto com os elefantes são os seres mais inteligente do reino animal. Me impressiona a maneira como elas se sociabilizam e as táticas de caças. Os tubarões brancos não querem encrencas com essas lendas marinhas...lindo filme!

    ResponderExcluir
  37. Estive na Península Valdez em outubro de 2019. Eu senti uma emoção tão grande ao vê as baleias que agora ao relembrar os momentos lá vividos agradeço a Deus por me ter dado a oportunidade de vivencia-los. O filme é uma ode à natureza. Muito emocionante...

    ResponderExcluir
  38. Também achei que ele tivesse morrido!! Corri p pesquisar!! Lindo filme.

    ResponderExcluir
  39. Filme maravilhoso e emocionante. Paisagens belíssimas.

    ResponderExcluir
  40. Gostei do filme, mas acho que "morreu na praia"... Poderiam ter fechado melhor sobre Tristan, mesmo que fosse em legendas

    ResponderExcluir
  41. Um filme lindo,que ensina muito sobre o altismo,amei😍

    ResponderExcluir
  42. Amo filmes que relatam histórias reais. Assisti hj pela terceira vez. Encontrei o filme, buscando por por BALEIAS na netflix e me encantei por cada cena. O autismo foi venvido depois da experiência do menino com uma orca, na vida real, mas faltou mostrar um pouco mais no final do filme. Percebi a evolução do Tristan, quando ele toma coragem e entra no mar falando o nome da orca, aliás, falando pela primeira vez no filme inteiro. Vale muito a pena assistir.


    a orca,

    ResponderExcluir
  43. Belissimo !!!!!!!! Sou apaixonada pela Argentina e ja estive na regiao da Oeninsula Valdez. Espetacular !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  44. Assistir 20/08/2022, gostei muito do filme,foi edificante e também fiquei feliz de saber sobre o garoto.

    ResponderExcluir