quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Audiências sobre a Morte da Treinadora do Sea World

As audiências sobre o caso da morte da treinadora do Sea World, Dawn Brancheau, pela baleia Tilikum em fevereiro de 2010, ocorreram no final do mês passado. O Sea World de Orlando enfrenta a agência americana de saúde e segurança do trabalho (OSHA - Occupational Safety and Health Administration) que alega que o parque coloca seus treinadores em risco deliberadamente sem tomar as precauções de segurança necessárias, incluindo o uso de barreiras adequadas, decking ou sistemas de abastecimento de oxigênio.

A OSHA também alegou que o parque não deveria permitir o contato próximo com Tilikum (a Orca responsável pela morte de Dawn - mais conhecida como "Shamu") devido a seu histórico de agressividade (dado que já esteve envolvida com a morte de uma aprendiz de treinadora no Canadá e de um "visitante" que pulou no seu tanque depois do horário de fechamento do parque).

O Sea World se defendeu de todas as alegações e agora aguarda a definição do juiz sobre o pagamento ou não das multas exigidas pela OSHA.

Diversos aspectos sobre o treinamento e os perigos de se manter Orcas em cativeiro foram levantados durante as audiências.


Novas audiências serão agendadas para o final do mês de novembro.

Um comentário:

  1. Lamento pela morte da treinadora, mas sinceramente.... lamento mais pelas baleias... O stress emocional que passam estes animais que vivem em cativeiro, justifica qualquer comportamento "anormal" julgados por nos, seres humanos!!!

    ResponderExcluir