domingo, 25 de dezembro de 2011

Tilikum está doente

Tilikum, a orca macho, mais conhecido como "Shamu" nas apresentações do parque Sea World de Orlando, na Flórida, EUA, responsável direto pela morte de três pessoas, incluindo Dawn Brancheau em fevereiro de 2010, infelizmente está doente.
O parque não explicou o que está ocorrendo, mas na última quinta-feira (dia 22 de dezembro) ele foi transferido para um tanque especial onde as Orcas são mantidas para receberem tratamentos veterinários.
De acordo com seus treinadores, ele demonstrou algumas alterações comportamentais na semana passada e teve que ser transferido para que fosse acompanhado mais de perto pelos veterinários do parque.
De acordo com Colleen Gorman, presidente do "The Orca Project", Tilikum já sobreviveu a muita coisa e por muito mais tempo do que a grande maioria das Orcas que vive em cativeiro. Ela acredita que Tili esteja com pneumonia, mas alega também que ele frequentemente sofre de infecções e de problemas dentais (devido ao comportamento que as Orcas em cativeiro possuem de pressionarem a mandíbula quando estão irritadas e de morderem os portões dos tanques onde são confinadas).

Tilikum foi retirado do mar em 1983, na Islândia, e desde então viveu confinado em parques marinhos com a finalidade de exibição ao público. Ele tem uma história de vida muito triste e sofrida... Apresentando sempre comportamentos instáveis e agressivos... Nada mais natural para um ser que foi privado de forma tão intensa de tudo aquilo que lhe faria livre, saudável feliz.
Colleen luta diariamente para que Tilikum seja devolvido aos mares da Islândia (mesmo que tenha que viver para sempre em cercado no oceano) e deseja que mesmo que ele viva apenas mais alguns dias, meses ou anos, mas que fosse em seu habitat...

Saiba mais sobre a vida de Tilikum no post "Conheça o famoso Tilikum"... Neste link: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/08/conheca-o-famoso-tilikum.html




8 comentários:

  1. Meu Deus, esse tipo de pessoas só fazem os animais sofrerem, em prol do dinheiro. Jesus precisa voltar logo e nos livrar desse mundo desgraçado!

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber se Tilikum ainda está vivo... Assisti ao documentário Blackfish e ele não sai da minha cabeça... que história triste... gostaria de informações atuais sobre ele, pois não consigo encontrar na internet... desde já, agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Silvia, Tilikum está vivo e ainda (sobre)vivendo no SeaWorld de Orlando.
      Apesar de ter outras Orcas por lá (todas fêmeas), ele vive isolado num outro tanque (o mesmo que aparece nas imagens da treinadora Dawn Brancheau, segundos antes de ele atacá-la). Já era assim antes, e continuou depois da morte dela. Continuam com todos os protocolos especiais para interação, e de maneira nenhuma qualquer treinador entra na água com ele.
      É comum vazarem informações de que ele está com algum problema de saúde, assim como divulguei nesta postagem (que já é bem antiga). Mas há poucos dias vi uma foto dele se apresentando normalmente.
      Ele costuma aparecer ao final de todas as apresentação do SeaWorld, numa espécie de "grand finale", dado seu tamanho e beleza!
      Também é comum ele não estar colaborando com os treinadores, e, neste caso, como ocorrido há poucos meses quando um amigo estava lá, explicam pelos alto falantes que "assim como toda estrela, Tilikum tem dias bons e ruins, e como ele não quer se apresentar hoje, aceitamos isso perfeitamente".
      Mas nunca sabemos o que se passa de verdade, não é mesmo?!

      Entendo que a história dele não saia da sua cabeça... É realmente muito triste! Eu confesso que penso nele todos os dias... :-(

      Visite sempre o blog, há muitas informações aqui sobre ele, sobre outras Orcas cativas, sobre a realidade dos cativeiros, e principalmente sobre Orcas selvagens (que são as minhas preferidas).

      Agradeço a mensagem!

      Excluir
  3. Nossa... vou te falar que desde que assisti ao documentário também penso nele todos os dias... já li quase todas as postagens do blog, estou quase começando as de 2014, estou amando e com certeza continuarei visitando sempre... muito obrigada pelas informações... sou apaixonada por tubarões, eles me fascinam, mas com o documentário, e agora com o blog, vídeos e outras informações que obtive sobre as orcas, estou apaixonada por elas... não sabia desse lado tão família delas, e isso é que tem me incomodado tanto na história das baleias em cativeiro... foram arrancadas de suas famílias... é triste demais... a história da Lolita... meu Deus... quanta crueldade... o pior é essa sensação tão ruim de não poder fazer nada... mas pelo menos, em toda oportunidade que tenho, tenho falado desse assunto e indicando o documentário para as pessoas... quem sabe no futuro, passamos a admirar essas maravilhas somente na natureza, e não em um tanque ridículo... Um abraço querida, que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, obrigada mais uma vez pela mensagem carinhosa!
      Eu também sou apaixonada por tubarões! Acho que são animais fantásticos (verdadeiros vitoriosos na sua evolução - estão aqui desde a época dos dinossauros... a natureza foi os moldando de forma perfeita) e infelizmente muito injustiçados. São pouco protegidos porque não conquistam a afeição das pessoas... o que é extremamente lamentável porque são mais que importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. Ainda quero reservar algumas postagens especiais em homenagem a eles aqui no blog.
      E Orcas são mesmo encantadoras, é o que mencionei aqui no perfil do blog, os brasileiros as conhecem apenas como as baleias do "SeaWorld" e sabem pouquíssimo sobre elas... Quando as conhecem de verdade, acabam as admirando.
      Este assunto sobre cativeiro me perturbou tanto quando descobri que se tornou uma grande motivação na criação do blog. Receber mensagens como a sua dizendo que gosta, que foi importante de alguma forma, me dá ainda mais ânimo de continuar (acredite, eu também já recebi muita mensagem agressiva "pró-cativeiro"). Se eu conseguir conscientizar meia dúzia de pessoas que seja, já ficarei feliz! E já que vivemos tão longe dessas criaturas lindas, pelo menos me sinto próxima e conseguindo protegê-las de alguma forma.

      Mais uma vez obrigada pela mensagem,
      continue divulgando o documentário para seus amigos (impressionante como as pessoas se espantam quando falamos do assunto, não é? Ninguém nem imagina o que o maravilhoso SeaWorld também é capaz de provocar na vida desses animais),
      quanto mais pessoas tendo acesso a informações, melhor!

      Que Deus te abençoe também!

      Excluir
  4. Isso é verdade! Quando falo do assunto,as pessoas ficam passadas e interessadas! E não entendo como tem gente que consegue ser pró-cativeiro... pessoas sem coração... só pode...
    Vou te confessar uma coisa, ontem quando li que Tilikum ainda (sobre)vive no SeaWorld, meu coração doeu... fiquei com lágrimas nos olhos... achei que ele já não vivesse mais... e saber que ele ainda está lá, vivendo todo aquele tormento, mexeu comigo... como você disse, me perturbou... não que eu deseje a morte dele, de forma alguma, claro que o que me deixaria mega feliz é que ele, e todas as baleias em cativeiros fossem libertas e voltassem para casa, mas saber que ele esta lá... nesse trabalho escravo... sei lá... é muito triste... entende o que eu digo?
    Deixa eu te perguntar uma coisa, você sabe se tem algum site aqui no Brasil onde eu possa comprar o documentário? Não acho pra alugar, assisti pela TV a cabo, e quero comprar pra emprestar caso alguém se interesse em assistir, e claro, para poder ver várias vezes, rsrsrsrs...
    Abraços e espero que você tenha cada vez mais notícias boas sobre nossas amadas orcas para postar aqui!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo perfeitamente! E espero também ter sempre notícias boas para publicar!
      O DVD do documentário já está a venda aqui no Brasil... Pode procurar nas principais lojas on-line ou físicas de CD, DVDs, etc.

      Obs.: As pessoas pró-cativeiro alegam que o SeaWorld cuida muito bem de suas Orcas e que elas não sobreviveriam na natureza. Mas eu nunca defendi aqui que elas devem ser soltas, a maioria absoluta delas está fadada a depender do auxílio humano para se alimentar e para isso deveriam ser mantidas em cercados no oceano (assim como fizeram um bom tempo com Keiko (Willy)), e uma minoria sim poderia ser "reabilitada" e devolvida ao mar... Mas para os pró-cativeiros, isso nunca seria possível.

      Abraços

      Excluir
  5. Viver em um cercado no oceano já seria uma grande conquista né? Muito melhor que ficar trancafiado no SeaWorld...
    Agradeço demais as informações e atenção!
    Um grande abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir