sexta-feira, 23 de março de 2012

Uma explosão pode ter causado a morte da L112

Especulações sobre as causas da morte da pequena L112 só têm crescido nas últimas semanas: Ken Balcomb, do Center for Whale Research, acredita que a morte foi resultado de atividade naval na região... A Marinha canadense alega que utilizou sonares para testes nos dias em que a Orca foi morta, mas que se certificou de que não havia mamíferos marinhos no local. Diz ainda que não provocaram explosões... Infelizmente, uma coisa é fato: L112 morreu devido a múltiplas lesões. O problema está em definir como as lesões foram causadas.

Algumas testemunhas disseram que dias antes da Orca ter sido encontrada morta ouviram sinais de sonares, que foram registrados por uma sério de hidrofones, e que foram precedidos de uma explosão.

Se a causa da morte foi mesmo uma explosão, há uma forte possibilidade de outras Orcas terem morrido ao mesmo tempo, pois dificilmente um filhote estaria desacompanhado. Essa confirmação somente será possível com a contagem dos membros do pod L, do qual a pequena pertencia, que ocorrerá no próximo verão norte americano.

Seja o que for, essa morte é extremamente significativa para a população de Orcas Residentes do Sul, que é composta por menos de 90 animais e que está ameaçada. Seria muito bom se as marinhas canadenses e estadunidenses tivessem a mesma preocupação.

P.S.1: A necrópsia já foi finalizada e indica "traumas significativos", mas os resultados de alguns testes realizados sairão somente dentro de alguns meses.

P.S.2: Com áudio em inglês é possível assistir ao noticiário sobre o caso neste link: http://www.cbc.ca/news/canada/british-columbia/story/2012/03/21/bc-whale-explosion-death.html


P.S. 3: O blog noticiou a morte no dia 12 de março no post "A morte da pequena Orca L112".



2 comentários:

  1. Olá Vanessa sou Alexia,vi as fotos no UOL e realmente é chocante,uma pergunta:como essa orca ficou conhecida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexia (que lindo nome!),
      Na verdade, todas as Orcas que residem nesta região do Pacífico são bem conhecidas e catalogadas. Os pesquisadores a acompanharam desde o nascimento e logo que ocorreu sua morte puderam tomar conhecimento. Oficialmente era conhecida como L112 (L é a identificação de seu "pod" (que quer dizer grupo), e 112 sua numeração de acordo com a ordem de nascimento dentro do pod), mas tinha o apelido de Sooke.

      Excluir