quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mais Orcas são capturadas na Rússia

Neste Dia das Bruxas, uma notícia triste:
Foi confirmada esta semana a captura de mais quatro Orcas na Rússia. Quem divulgou esta informação foi Erich Hoyt, pesquisador conhecido mundialmente por seu trabalho com Orcas na região.


Outras três Orcas já tinham sido capturadas em agosto, próximo à Ilha de Sakhalin, ao sul do Mar de Okhotsk, pela mesma empresa russa que capturou Narnia no ano passado. No total, há no momento oito Orcas nadando em círculos num cercado no extremo leste da Rússia. Este local é chamado de “Centro de Adaptação de Mamíferos Marinhos” e não mantém só Orcas em cercados, como pode ser facilmente observado na foto (mais imagens podem ser vistas aqui: http://foto-trip.livejournal.com/3906547.html).


As três Orcas que tinham sido capturadas em agosto (a cerca de 50 km de distância do local onde Narnia foi abduzida no ano passado) eram um macho e uma fêmea adultos e uma fêmea jovem (pesando 2,8 toneladas, 1,300 toneladas e 600 kg, respectivamente). Elas foram transportadas em caminhões por mais de 1.000 km até o Centro que fica na  região de Vladivostok (perto de Nakhodka) e colocadas no mesmo cercado que Narnia. Informaram que elas estavam em péssimo estado ao chegarem lá e se recusaram a se alimentar. O “treinadores” que já trabalham no local, disseram que pouco puderam fazer por elas, mas que Narnia chegou a trazer peixes para elas. Este comportamento, de uma Orca auxiliar outras na alimentação já foi observada outras vezes.
Há indícios de que duas dessas três Orcas já tenham sido transferidas para aquários na China.
Sobre as demais, aguardaremos para saber o destino que terão. Nem preciso dizer que logo saberemos se o poderoso SeaWorld já está interessado em uma delas. Que não seja exatamente por elas, mas por sêmen e óvulos... essas informações, cedo ou tarde, vêm a tona.



P.S. 1: Logo que comecei o blog, quase 3 anos atrás, eu já havia divulgado que a Rússia havia permitido a captura de um número determinado de Orcas em sua região. Leia: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/03/previsao-de-novas-capturas.html.

P.S. 2: Para saber mais sobre Narnia, leia a postagem de outubro do ano passado “Vamos ajudar a libertar a Orca Narnia” – link: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/10/vamos-ajudar-libertar-orca-narnia.html.

P.S. 3: Eu tenho grande admiração pelo pesquisador Erich Hoyt. Ele é o autor do primeiro livro que li sobre Orcas chamado “Orca: The Whale Called Killer” (tradução livre – “Orca: A Baleia chamada de Assassina”) quinze anos atrás. Excelente fonte de informações para pesquisa e conhecimento sobre Orcas. Uma pena não ter uma versão em Português.

P.S. 4: Os autores das fotos estão identificados nas próprias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário