segunda-feira, 30 de junho de 2014

Tilikum em "plena atividade"

Muitos me escrevem perguntando sobre a Orca Tilikum... Querem saber se ele está vivo, se está se apresentando, se continua vivendo sozinho e isolado, etc. Segue um vídeo que mostra alguns segundos de sua vida triste, monótona e cheia de privações...
Este vídeo foi gravado no último dia 26 de junho, no SeaWorld de Orlando, onde Tilikum (sobre)vive há anos. O vídeo foi postado no YouTube por Colleen Gorman e nele, é possível observar as condições patéticas que ele é obrigado a viver.
Por anos, Tilikum viveu isolado no mesmo tanque cujas imagens ficaram famosas no vídeo que mostra a treinadora Dawn Brancheau segundos antes de ser atacada e morta por ele. As imagens abaixo foram obtidas pelo vidro desse mesmo tanque.
Atualmente, Tili divide seu espaço com seu neto Trua (filhotes de Takara e Taku) e aparentemente se dão muito bem.
O estado letárgico que Tilikum (e até Trua) se mostra nessas imagens é de indignar qualquer um, especialmente aqueles que já observaram Orcas ativas e velozes nos oceanos. Até há um brinquedo na água, teoricamente para estimulá-lo, mas pouco surte efeito. Incluo aí o meu depoimento: nas duas vezes em que vi Tilikum, ele estava nas mesmas condições, sendo uma vez "parado", flutuando, como pode ser visto no vídeo, e outra vez nadando lentamente em círculos, sempre no mesmo sentido.
Pior é ter que ler declarações do SeaWorld alegando que eles mantêm suas Orcas ativas com exercícios a todo momento para fortalecimento da musculatura (que na verdade, nada mais é do que a tentativa de compensar o pequeno espaço em que vivem e a falta da imensidão dos oceanos).


E sim, Tilikum continua se apresentando nos shows do parque de Orlando diariamente (com algumas faltas esporádicas por conta de problemas de saúde ou por falta de resposta aos comandos dos treinadores) e continua sendo a grande estrela que todos querem ver: Shamu!





sexta-feira, 27 de junho de 2014

Golfinhos aparecem mortos em Peruíbe, SP

Sete golfinhos foram encontrados mortos, lado a lado, na manhã desta quarta-feira (25), em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Os animais, conhecidos como golfinho-do-rio-da-prata, são os menores entre os golfinhos e estão ameaçados de extinção.
Os animais foram encontrados por banhistas nas areias da Praia das Ruínas, perto do limite da cidade com Itanhaém, também no litoral sul. Uma equipe formada por biólogos do Aquário da cidade recolheu os mamíferos para analisar os motivos das mortes.


De acordo com informações dos responsáveis pelo Aquário, os sete animais, quatro adultos e três jovens, passarão por uma necrópsia ainda na tarde desta quarta-feira. Por causa dos poucos ferimentos, existe a possibilidade de os animais terem ficados presos em uma rede.



Fonte: G1 de 25 de junho de 2014



quinta-feira, 26 de junho de 2014

Orcas na Ilha Galiano

Lindas imagens de Orcas Residentes observando as pessoas por debaixo d'água ao passarem pela Ilha Galiano, na Colúmbia Britânica, no Canadá. O vídeo foi feito no último dia 20 de junho:



Claro que é necessário dar sorte e não simplesmente aguardar o horário agendado do show, mas certamente agradou e emocionou bem mais os presentes do que qualquer apresentação em parques marinhos.




quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pinguim foge de Orcas na Antártica

Começando o mês com uma postagem divertida!
Assistam a este vídeo incrível de Orcas caçando um pinguim na Antártica. Ele foi mais que esperto... Aproveitou bem a oportunidade e se livrou delas de uma maneira muito engraçada: