segunda-feira, 30 de junho de 2014

Tilikum em "plena atividade"

Muitos me escrevem perguntando sobre a Orca Tilikum... Querem saber se ele está vivo, se está se apresentando, se continua vivendo sozinho e isolado, etc. Segue um vídeo que mostra alguns segundos de sua vida triste, monótona e cheia de privações...
Este vídeo foi gravado no último dia 26 de junho, no SeaWorld de Orlando, onde Tilikum (sobre)vive há anos. O vídeo foi postado no YouTube por Colleen Gorman e nele, é possível observar as condições patéticas que ele é obrigado a viver.
Por anos, Tilikum viveu isolado no mesmo tanque cujas imagens ficaram famosas no vídeo que mostra a treinadora Dawn Brancheau segundos antes de ser atacada e morta por ele. As imagens abaixo foram obtidas pelo vidro desse mesmo tanque.
Atualmente, Tili divide seu espaço com seu neto Trua (filhotes de Takara e Taku) e aparentemente se dão muito bem.
O estado letárgico que Tilikum (e até Trua) se mostra nessas imagens é de indignar qualquer um, especialmente aqueles que já observaram Orcas ativas e velozes nos oceanos. Até há um brinquedo na água, teoricamente para estimulá-lo, mas pouco surte efeito. Incluo aí o meu depoimento: nas duas vezes em que vi Tilikum, ele estava nas mesmas condições, sendo uma vez "parado", flutuando, como pode ser visto no vídeo, e outra vez nadando lentamente em círculos, sempre no mesmo sentido.
Pior é ter que ler declarações do SeaWorld alegando que eles mantêm suas Orcas ativas com exercícios a todo momento para fortalecimento da musculatura (que na verdade, nada mais é do que a tentativa de compensar o pequeno espaço em que vivem e a falta da imensidão dos oceanos).


E sim, Tilikum continua se apresentando nos shows do parque de Orlando diariamente (com algumas faltas esporádicas por conta de problemas de saúde ou por falta de resposta aos comandos dos treinadores) e continua sendo a grande estrela que todos querem ver: Shamu!





8 comentários:

  1. Lamentável! Q tristeza mais grande me dá ao ver esse vídeo! =/

    ResponderExcluir
  2. Como é visível o estado de tédio e frustração dele nesse vídeo, e ainda dizem que ele está totalmente bem. É claro que não está, e nunca esteve!

    ResponderExcluir
  3. O ser humano é capaz de cometer atrocidades por dinheiro. Manter orcas,baleias e golfinhos em cativeiro deveria ser proibido por lei no mundo inteiro

    ResponderExcluir
  4. isso não é bom..não é bom mesmo!
    tenho um carinho imenso pelo Tilly!
    queria tanto velo livre!
    não é justo ver ele pouco a pouco morreer...sim pq se continuar assim não vai demorar muito...
    Realmente sinto pena de Tilikun..

    ResponderExcluir
  5. É melhor que ele morra logo,afinal já está morto no sear word,morrer seria bom pra ele ,que tristeza o ser humano só pensa em si mesmo,nunca pagaria para ver esse show,morrer para o tilikun é viver.

    ResponderExcluir
  6. É melhor que ele morra logo,afinal já está morto no sear word,morrer seria bom pra ele ,que tristeza o ser humano só pensa em si mesmo,nunca pagaria para ver esse show,morrer para o tilikun é viver.

    ResponderExcluir
  7. Fico tão triste pelo Tilikum é de cortar o coração,queria poder fazer algo por ele

    ResponderExcluir
  8. O dinheiro compra tudo não é? que triste ver esse video, são animais de extrema inteligencia convivendo num tanque se angustia e amargura, o Tili parece estar esperando somente o momento de morrer, que tristeza. E o Pior é que depois que ele morrer ai a midia vai querer fazer filme de uma orca triste e divulgar com clareza as reais condições que ele vivia para o publico ter conhecimento dos maus tratos que ocorrem nesses parques.

    ResponderExcluir