domingo, 20 de março de 2011

Previsão de Novas Capturas

Resolvi começar a escrever esse blog, não só para compartilhar informações sobre Orcas (pois essas informações são muito difíceis de serem encontradas aqui no Brasil, em português), mas para trazer informações sobre as reais condições de vida desses animais tanto em seu habitat quanto em cativeiro.
Acredito que a maior parte das pessoas acredita que, atualmente, todas as Orcas que vivem em cativeiro no mundo (e não são poucas, são dezenas) nasceram neste mesmo local.
Na verdade, tenho pesquisado que a história não é bem essa... Infelizmente!
Orcas são imensamente valiosas para parques de entretenimento em todo o mundo e a reprodução em cativeiro não é nada simples... Na maioria absoluta das vezes ocorre por inseminação artificial (técnica, que pelo que li, não é exatamente dominada quando se trata de Orcas (além de parecer-me extremamente desconfortável para os animais)) e não naturalmente. A taxa de fecundidade é baixíssima e de mortalidade, não só dos filhotes ainda na barriga ou após o nascimento, bem como das fêmeas devido a trabalho de parto, são altíssimas.
É absurdo pensar que, ainda hoje, depois de todo o conhecimento adquirido sobre a inteligência, a força, a comunicação e a complexidade social e comportamental das Orcas, ainda existam países que aceitem a retirada desses animais dos oceanos.
De acordo com sites seguros, a Rússia acabou de permitir (no último dia 06 de fevereiro) a captura de 10 orcas de suas águas e tudo indica que o Japão fará o mesmo em breve.
Esse é um assunto extremamente polêmico e controverso em todo mundo. Para mim, é absolutamente inaceitável!

2 comentários:

  1. Neste mundo, tudo que é financeiramente muito rentável extravasa as barreiras do bom senso e, tem o poder de fazer com que as pessoas esqueçam que seres vivos, com tamanha inteligência e sensibilidade podem sofrer tanto quanto eles em determinadas situações, como por exemplo, passar a vida num tanque de proporções ridículas, vivendo em função de apresentações comandadas por pessoas que dizem "amar" esses animais. Por isso, o show do SeaWorld chama-se Believe. Agora, me pergunto... Believe in What??? Acreditar que temos a ousadia de fazer isso com criaturas tão inteligentes quanto nós??? O ser humano sempre foi fascinado pelo domínio, seja ele de coisas, eventos da natureza, animais, geralmente maiores do que eles. É assim com Leão, com Elefante, com Baleias. É assim também com fenômenos naturais, afinal de contas, quer desafio maior do que construir uma usina nuclear à beira-mar em uma região de terremotos e consequentes tsunamis?? O curioso é que o culpado nunca são os seres humanos, o Leão é o assassino porque mastigou o babaca do circo, a baleia é assassina porque afogou a treinadora e... claro, a culpa da radioatividade no oceano, que aliás, contamina indiretamente os próprios seres humanos lá no japão é...... claro, do Tsunami!!!! Quem sabe um dia!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário Gustavo!
    Essa sua opinião é extremamente válida e vai de acordo com os objetivos desse blog!
    Se ao menos todos pensassem assim...

    ResponderExcluir