domingo, 24 de abril de 2011

Orcas em Cativeiro: Quando e Como tudo começou

Há tempos Ted Griffin, dono do Aquário de Seattle, tinha a ideia obsessiva de nadar com uma Orca.
Em 1965, uma Orca ficou presa numa rede de pescadores em Namu (na Columbia Britânica, Canadá). Ted a comprou por 8 mil dólares e a transportou num cercado flutuante pelo mar até Seattle (seu pod, cerca de 20 a 25 indivíduos a acompanharam pela maior parte do percurso).
Ted ficou encantado com a doçura e inteligência do animal e em poucos meses estava literalmente montado em suas costas. Visitantes pagavam para vê-los!
A história dessa amizade virou um filme da National Geographic em 1966: Nascia a indústria do entretenimento com Orcas!

A Orca, que foi chamada de Namu, morreu depois de um ano devido a uma infecção intestinal, provavelmente resultado da presença de fluxo de esgoto próximo a seu tanque.
Ted ficou arrasado, e seu sócio no parque, Don Goldsberry, que era um empreendedor implacável, enxergou uma grande oportunidade nisso, passando a focar todas as suas energias e investimentos na captura de outras Orcas. Logo, conseguiu capturar uma fêmea, chamada Shamu (She-Namu, "Namu-fêmea"), e a venderam para um parque promissor localizado em San Diego (SeaWorld). Don, vivo ainda hoje, alega ter recebido 70 mil dólares pelo animal.
Esse foi o início da famosa e bilionária franquia de parques marinhos!

Em décadas de captura de Orcas no norte do pacífico, Islândia, Noruega, etc., centenas de animais foram capturados... Muitos foram vendidos, alguns foram soltos, outros, infelizmente, morreram durante esse processo. Don foi responsável pela maioria absoluta dessas capturas, hoje, convive muito bem com isso e alega que apenas ofereceu ao público o que queriam e que o SeaWorld pagava o que fosse necessário para que trouxesse novos animais!

Antes das Orcas terem sido trazidas para cativeiros, pouco se sabia sobre elas. Eram apenas consideradas extremamente perigosas, hoje, as pessoas as respeitam e as admiram... A educação sobre elas através do cativeiro foi positiva (esse é o grande argumento utilizado pela indústria para mantê-las onde estão), MAS, será que isso justifica o intenso sofrimento que passam diariamente sendo privadas de tudo que lhes é natural para o entretenimento humano? --- Pense nisso a próxima vez que quiser visitar um parque marinho.


P.S. 1: Para não deixar dúvida, gostaria de informar que Namu foi a primeira Orca capturada para um cativeiro com finalidade de exibição/entretenimento.
Antes dela, outras duas foram capturadas para outras finalidades: Em 1961, houve a captura de uma Orca fêmea adulta na Baía de Newport na Califórnia, EUA. Dois dias depois de trazida para o tanque, ela bateu a cabeça contra a parede do tanque e morreu. E em 1964, a pedido do Aquário de Vancouver, um escultor tentou matar uma Orca para utilizá-la como modelo para uma escultura a ser exibida no Hall do Aquário. Porém, ela não morreu (mesmo tendo sido atacada), e resolveram mantê-la cativa. Ela foi chamada de Moby Doll (apesar de depois terem descoberto que era um macho) e impressionou as pessoas com sua doçura. Ela, ou melhor, ele viveu nessas condições por 87 dias, depois morreu devido a uma doença na pele.

P.S. 2: A foto foi divulgada pelo site "Orcahome" e pertence à Pat Hathaway. 



2 comentários:

  1. Muito bom os post, estou conhecendo agora o site e já adicionei em meu favoritos. Tenho um respeito enorme pelas orcas. Assisti e me emocionei ao ver o filme Black Fish. Sou um dos poucos dos muitos que assistiu o Show da Orca no PlayCenter. Lembro da emoção ao presenciar a magnitude das Orcas Nandu e Samoa.

    Lembro bem pois passava o dia todo desenhando as Orcas, sempre me perguntei o motivo do cancelamento do show.

    Parabéns pelo blog.

    Abraços
    Chicolam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem Chicolan!
      Fico feliz que tenha gostado do blog... Este mês completo 3 anos de trabalho nele...Tem muita informação para ser aproveitada e compartilhada. Eu te convido a passear por postagens antigas pois tem muita coisa interessante que você possa gostar. Uma pena eu não ter mais tempo para me dedicar a ele.
      Também estive no Playcenter na época e eu também me perguntava o que poderia ter ocorrido para o show chegar ao fim. E por sorte chegou... Mesmo tendo custado a vida de ambas.

      Você faz desenhos?
      Se tiver algum de Orca da época que queira compartilhar, envie para o e-mail do blog e divulgo aqui... O que acha? (v.pod.orcas@gmail.com)

      Mais uma vez obrigada pela mensagem,
      Venha sempre visitar e comentar o blog... Todas as opiniões e experiências são bem vindas.

      Excluir