quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Antigo livro do SeaWorld ensina que Orcas são perigosas

O livro do alfabeto de 1979 do SeaWorld faz uma afirmação bem interessante. Diz ele:

"Orcas: elas podem te atacar,
mas algumas podem ser treinadas como a sua querida amiga Shamu."


Quem conhece Orcas sabe bem que esta afirmação é completamente absurda e sem base. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, Orcas na natureza não atacam seres humanos... Não há registros disso (a não ser por um ou outro "encontrão" no mar, não intencional, que pouca ou nenhuma lesão causou).
Quem fez com que as pessoas acreditassem que Orcas são perigosas foi a própria indústria de cativeiros, que apesar de as mostrarem como fofos bichinhos de estimação, devido a insanidade que desenvolvem por viverem confinadas, demonstram comportamentos agressivos em diversas ocasiões. O que acaba virando notícia de Jornal Nacional e faz com que o público as temam como ferozes predadoras (o que realmente são, para peixes e outros animais marinhos, não para humanos).

Entenda: Orca selvagem, em seu habitat, é um animal;
Orca de cativeiro é outro TOTALMENTE DIFERENTE!!!

Não sei se a intenção do SeaWorld neste livro era apenas mostrar quão "poderosos" eram por conseguirem domar uma Orca... Seja o que for, eles estavam bem certos do potencial risco de ataque a seres humanos, mesmo assim, sempre permitiram que seus funcionários estivessem na água com elas... Resultado disso? Mais de uma centena de ataques e agressões a treinadores (a maioria não veio a público) e três mortes causadas por suas Orcas: dois treinadores, Dawn Bracheau, no SeaWorld de Orlando, em 2010 (morta por Tilikum), e Alex Martinez, no Loro Parque, com uma Orca emprestada do SeaWorld, em 2009 (morto por Keto). Além de um civil, Daniel Dukes, também em Orlando, em 1999 (morto por Tilikum).
Já que raramente há sucesso em defender os animais pensando apenas no seu bem-estar, é necessário reconhecer o risco que há na interação de Orcas com pessoas em cativeiro... Envolvendo risco contra a vida humana, quem sabe as pessoas repensem e passem a exigir que Orcas não sejam mantidas em cativeiro?
De uma forma ou de outra, a afirmação não é verdadeira... E é uma pena que isso tenha sido ensinado a tantas gerações. É por isso que os leigos têm uma visão incorreta e ambígua sobre as Orcas: de que elas são muito perigosas, mas que estão felizes e contentes saltando nas piscinas do SeaWorld! Estranho, não?
Mais parece é que querem dizer: "aceitem as Orcas em cativeiro, porque as que estão no oceano podem ser muito perigosas... Melhor mantê-las em tanques!" Quando os fatos reais mostram exatamente o contrário.

Aproveitando o gancho da página do livro, explico aqui o por quê das Orcas serem chamadas de "baleias assassinas" (killer whales): Antigamente, elas eram, na verdade, chamadas de whale killers, ou seja, "assassinas de baleias", devido a seus hábitos alimentares (dado que alguns grupos de Orcas se alimentam de baleias). Não se sabe exatamente quando, nem por que, este nome se inverteu e deu uma conotação completamente equivocada: killer whale, ou seja, "baleia assassina". Tudo não passou de um erro de nomenclatura, e elas infelizmente pagaram o preço deste equívoco humano e tanto preconceito sofreram por décadas e décadas.




3 comentários:

  1. http://www.iflscience.com/plants-and-animals/1995-vhs-footage-captures-shocking-orca-incident-seaworld
    Já viu esse vídeo?

    ResponderExcluir
  2. Èntão quer Dizer quer as Orca erão Chamados de Baleia Assassina por que isso pasou de um erro de nomenclatura Por isso ér chamado de Killer Whale',? Mais pq fala quer as Orca são perigosas elas tem uma grande coiza quer um ser humano n Tém uma habillidade e trenamento" então Orca n e perigosa, pós eu quando Creçe eu irei ser um treinador de Orca. e e sei quer irei ser um bom treinador. :D e outra n maltratem as Orca pq ela tem um Dom Inteligencial Só.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nada passou de um erro de nomenclatura.
      Vinicius, quantos anos você tem?
      Eu te convido a conhecer melhor o blog e ler algumas informações, pois talvez você mude sua opinião sobre ser um treinador. Eu entendo o amor que sente, eu também adoraria tocá-las, interagir com elas, este também era meu sonho quando eu era pequena... Mas com o tempo, e depois de ver Orcas no oceano, nunca mais aceitei vê-las em cativeiro. Hoje sei que o amor verdadeiro por elas está no respeito pela sua natureza e liberdade. Se as amamos de verdade temos que preservar e proteger o meio em que vivem para que possam prosperar livres nos oceanos.
      O que acha de trocar este seu sonho de ser treinador pelo sonho de ser fotógrafo da vida marinha ou biólogo para visitá-las nos oceanos? Uma boa, não?

      Excluir