terça-feira, 5 de julho de 2011

Orcas e a Hostilidade em Cativeiro II

Alguns dizem que no dia em que a treinadora do Sea World Dawn Bracheau foi morta por Tilikum, as Orcas não estavam se comportando conforme o esperado. Estavam tão agitadas e pouco colaborativas que tiveram que terminar o show antes do previsto.
Quatro meses depois (em junho de 2010), um triste incidente ocorreu novamente, mas entre as próprias Orcas, durante um show. De acordo com relatos dos presentes, assim que Kalina iniciou o show (ela que era a maior Orca fêmea do grupo), outra fêmea chamada Kayla, entrou no tanque principal com velocidade, deixando Kalina muito agitada.
Em seguida, Kayla colidiu com Kalina no centro do tanque, causando uma briga que se estendeu por vários segundos (houve grande movimentação na água e vocalizações).
Logo depois, Kayla voltou para a piscina de trás deixando Kalina nadando em círculos sozinha. Ela não obedecia aos treinadores e se recusava a ouvi-los até que um deles veio falar com a plateia, interrompendo o show.
Os treinadores tentaram encaminhar Kalina para a piscina de trás (onde já estavam todas as outras), mas ela se recusou.
Depois de algum tempo, ela resolveu obedecer e se aproximou dos treinadores, mas mesmo assim foi encaminhada para o mesmo tanque em que estava Kayla (o que incomodou alguns presentes).

Tudo indica que esses incidentes são comuns, mas poucos são observados por espectadores, por isso não se tornam públicos.
Nesse caso, infelizmente, os resultados são claros...
Na imagem ao lado é possível visualizar o terrível machucado que Kayla provocou em Kalina. Se a pancada tivesse sido um pouco mais para baixo, Kalina provavelmente teria perdido a vista...
O vídeo abaixo mostra os minutos após o incidente. Fica claro que Kalina não estava colaborando Enquanto isso, um dos treinadores explica o que ocorreu, comenta como deveria ter sido o show (mencionando que em 99,9% dos shows tudo ocorre exatamente como previsto) e que essas coisas podem acontecer. O treinador comenta ainda que respeitam esse tipo de comportamento por considera-lo uma forma de expressão e que, se ela não quisesse colaborar com o show, não haveria problema.


P.S.: Kalina, como já descrito no post anterior “A Morte de uma Orca em Cativeiro”, do dia 17 de maio de 2011, foi a primeira Orca a nascer e sobreviver em cativeiro. Faleceu com 25 anos em 2010 de forma "inexplicada" e inesperada. Li que fariam uma necropsia para descobrirem a causa, mas não encontrei fontes que tenham divulgado o resultado... Infelizmente.

Um comentário:

  1. É curioso como basta colocar uma foto "mais forte" e o número de acessos cresce rapidamente. Bom, pelo menos no aspecto da informação, isso é interessante. Dessa forma as pessoas têm como saber de fato como a manutenção de cativeiros é completamente absurda... Pois, mesmo que alguns ainda relutem, as provas dos abusos cometidos em cativeiro são incontestáveis... (isso porque eu tenho habilidade e tempo disponível para publicar 1 centésimo do que pesquiso...)
    Bom, mas já que esta postagem está fazendo tanto "sucesso", sugiro a leitura da postagem "Orcas e a Hostilidade em Cativeiro I": http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/05/orcas-e-hostilidade-em-cativeiro-i.html
    Ou ainda, quem sabe, o vídeo que mostra as primeiras capturas de Orcas da história (para o tão famoso e estimado parque)... "Orcas em Cativeiro: Video de Quando e Como tudo começou" - http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/06/orcas-em-cativeiro-imagens-de-quando.html

    ResponderExcluir