sábado, 2 de julho de 2011

Vamos Comemorar o 100º Aniversário de “Granny”

Hoje, dia 02 de julho de 2011, estamos comemorando o aniversário de 100 anos de J-2, mais conhecida como "Granny" (vovó, em inglês)! Granny é uma Orca fêmea do Pod J, residente nas águas do noroeste do pacífico.
De acordo com o estudo "Orca Survey" desenvolvido pelo "Center for Whale Research" (Centro de Pesquisas de Baleia) em 1976, foi definido, com base na sua aparência, que Granny teria nascido em 1911. Claro que ninguém sabe exatamente a data de seu nascimento, mas provavelmente ela é a Orca mais velha dentro de todos os pods da região (J, K e L).
Essa comemoração também marca 100 anos de interação entre Orcas e humanos no ecossistema conhecido como "Salish Sea" (área formada pelos canais em torno do sul da Ilha de Vancouver e Puget Sound entre o Canadá e os Estados Unidos).

O Center for Whale Research e o Orca Network (uma organização sem fins lucrativos que busca o crescimento da consciência sobre baleias do noroeste do Pacífico e da importância de provermos a elas um habitat seguro e saudável), convidaram a população para uma comemoração no Parque Estadual Lime Kiln. Pediram ainda que as pessoas fizessem chapéus com barbatanas em homenagem à Granny e trouxessem lanches para fazerem piqueniques… Terá música, um centro de atividades para crianças (que será comandado pelo "Killer Whale Tales" (Contos sobre baleias Orca), que é um programa de educação ambiental desenvolvido por Jeff Hogan, que se utiliza de contos baseados na ciência para inspirar crianças a defenderem as Orcas e seu hábitat) e ainda uma conversa com Ken Balcomb, Diretor do Centor for Whale Research, maior autoridade da região neste assunto. Muito divertido!… (Pena que muito longe do Brasil, senão eu certamente estaria por lá).


O site do Orca Network diz:
"Convidamos a todos que venham ao Parque Estadual de Lime Kiln para comemorar o século de vida estimado de J2 e para saber mais sobre os obstáculos que ela, bem como todas as Orcas residentes do sul, estão enfrentando na sua luta por sobrevivência num mundo de transformações"
.............................


Vamos celebrar a vida das Orcas Selvagens que vivem livres nos Oceanos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário