quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Luna: The Whale

Um filme de Suzanne Chisholm e Michael Parfit, narrado por Ryan Reynolds,  "The Whale" conta a triste história da Orca órfã chamada Luna, que buscou a companhia de humanos próximo a Ilha de Vancouver alguns anos atrás (conforme detalhes do último post).

O filme, que teve como produtores executivos os atores Ryan Reynolds e Scarlett Johansson, estreou em Seattle e Tacoma no último dia 09 de setembro e será exibido em Nova Iorque no dia 23, em Los Angeles no dia 30 e logo divulgarão as novas datas para Estados Unidos, Canadá e todo o mundo, de acordo com o e-mail que recebi na produtora no início deste mês.

Assista ao trailer (emocionante) aqui:




Vamos torcer para que seja exibido aqui no Brasil em breve!

Saiba mais sobre o filme no site oficial: http://www.thewhalemovie.com/


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A intrigante história de uma Orca chamada Luna

Luna nasceu em setembro de 1999 em Puget Sound (estado de Washington, Estados Unidos) no grupo L2, pertencente ao pod L. Também foi conhecido como L98 e Tsuux-iit.

Pesquisadores da região relataram que desde o nascimento Luna e sua mãe (conhecida como Splash) não tiveram um comportamento normal, apresentando certo distanciamento e ambos não estavam com o restante do grupo, o que seria o normal quando do nascimento de filhotes. Orcas, como já descrito em outras postagens, possuem forte relacionamento familiar e geralmente passam sua vida toda com a mãe no mesmo Pod.

Ainda na infância, Luna deixou sua mãe para acompanhar baleias do pod K.
Aos três anos de idade, Luna passou a ser visto sozinho em Nootka Sound e chamou a atenção das pessoas por tentar sempre interagir com barcos e seres humanos.

Luna se isolou completamente de outras Orcas e brincava com barcos, mangueiras de água, com cães e, não só permitia, como fazia com que os humanos o tocassem. Isso atraiu milhares de pessoas que partiam para essa região para observá-lo e tocá-lo.

Na época, essa situação causou muita controvérsia entre os pescadores, pesquisadores, observadores, amantes de animais e até o governo. Muitos consideravam que esse comportamento não deveria ser estimulado, já outros, que Luna era carente e precisava dessa atenção, dado que ele mesmo demandava. Orcas são animais extremamente sociais e acredita-se que Luna buscou nos humanos o que não teve com sua mãe e familiares.

Chegaram a organizar a transferência de Luna para outro local, onde ele pudesse se reunir a sua mãe, mas acabou não dando certo. Até para um cativeiro (um cercado no próprio oceano) consideraram levá-lo na época.

O DOF (Departamento Canadense de Pesca e Oceano) colocou placas e enviou alguns monitores para educar a população a respeitar Luna como um animal e não interagir com ele (há relatos de que pessoas estavam o alimentando, incluindo com cerveja e batatas chips).

Em 10 de março de 2006, Luna foi morta pelas hélices do motor de um barco rebocador ao se aproximar para interagir com sua tripulação.

Triste, porém previsível destino...
Sua história virou filme e um documentário produzido por Scarlett Johansson e Ryan Reynolds, chamado "The Whale".




terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pobre Happy Feet!

"Happy Feet" foi o nome dado ao pingüim resgatado na Nova Zelândia no final de junho deste ano com graves problemas de saúde e cuja história de superação inspirou a imaginação de pessoas no mundo todo.

Por ter engolido muita areia durante sua jornada e adoecido em conseqüência disso, Happy Feet foi tratado pelos veterinários do Zoológico de Wellington por algumas semanas. Ele foi o primeiro pingüim da espécie imperador a aparecer na Nova Zelândia nos últimos 40 anos. Sua idade foi estimada em 3 anos e meio.

Totalmente recuperado, Happy Feet pôde ser libertado no final de agosto para alegria dos neozelandeses que acompanharam sua recuperação e torciam por sua libertação. Cerca de 1700 pessoas foram se despedir dele no zoológico no dia de sua partida.

Happy Feet foi solto a 630 km ao sul do país, carregando um dispositivo para que pudesse ser rastreado pelos veterinários e o público (que também poderia acompanhar seu trajeto através de um website).

Uma semana após ser solto, infelizmente, os veterinários comunicaram que Happy Feet possivelmente foi comido por uma Orca!

Segue a última foto tirada de Happy Feet antes de ser libertado: