terça-feira, 14 de agosto de 2012

Baterista Tommy Lee contra o SeaWorld

O baterista Tommy Lee sempre foi um grande defensor dos direitos dos animais, usando sua voz através da legendária banda americana Motley Crue para promover práticas justas e seguras com relação aos animais. De campanhas do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) à promoção da adoção de cães abandonados, ele também sempre demonstrou grande preocupação com relação aos animais mantidos nos parques SeaWorld, nos Estados Unidos.
Agora, ele está se colocando contra um determinado show realizado no parque de San Diego, na Califórina...
De acordo com Tommy Lee, o SeaWorld tem usado músicas de sua banda, Motley Crue, num show chamado "Shamu Rocks" sem seu consentimento e aprovação.
Numa carta enviada por ele e pelo PETA ao Presidente do parque de San Diego, John T. Reilly, Tommy Lee alega que não é correto usar som alto com as Orcas:
"Estou escrevendo para pedir que não toquem nenhuma música do Motley Crue em nenhum parque do SeaWorld durante esta lamentável apresentação", diz a carta. "Apesar de gostarmos de torturar os fãs humanos, que voluntariamente vêm aos nossos shows, nós não queremos ajudar a fazer da vida de animais inocentes um inferno."
Tommy Lee e o PETA defendem que todas as Orcas que vivem em cativeiro deveriam ser libertadas.
Em 2010, ele já havia enviado uma carta de reclamação ao SeaWorld da Flórida, depois da morte de Dawn Brancheau, para demonstrar sua indignação ao descobrir detalhes sobre as técnicas utilizadas para promover a inseminação artificial das Orcas. A carta dizia: "Nós soubemos através do próprio Diretor de Segurança (bem como através de vídeos na internet) que a forma utilizada para obterem espermatozoide de Tilikum é fazendo com que alguém entre no tanque e o masturbe com a vagina de uma vaca cheia de água quente (...). Mesmo nos meus piores dias com o Motley Crue, jamais poderia ter imaginado algo tão anormal e doente".
Veja imagens do show neste vídeo, e repare no som alto, nos gritos e até nos fogos de artifício, que de fato, devem ser extremamente perturbadores para os animais naturalmente tão sensíveis ao som:




P.S.: Alguma vez, durante um show num parque como o SeaWorld, você já se perguntou como o som alto pode causar desconforto aos animais?
Pense nisso na próxima vez... mas não se esqueça de usar como termômetro não a sua capacidade humana auditiva, mas a assombrosa sensibilidade ao som (obtida não só pela audição (que nós também temos), mas pelo biosonar (que nós não temos)) que os cetáceos possuem.


2 comentários:

  1. O SeaWorld respondeu a carta de Tommy Lee: "O PETA está errado com relação ao efeito provocado por músicas em Orcas do SeaWorld (...) nós nunca tocamos músicas do Motley Crue em nenhum show da Shamu, e nem iremos. Posso afirmar que o volume da música durante partes dos shows com Orcas não representam riscos para nossos animais".

    ResponderExcluir
  2. Isso é tortura... Lolita e Tilikum não me saem da cabeça.

    ResponderExcluir