terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ferimento da Orca Nakai

Não era exatamente esta notícia que gostaria de publicar como a primeira do mês. Confesso inclusive que, na semana passada, quando soube da notícia, torci para que fosse mentira e que as fotos divulgadas fossem montagens, mas, infelizmente não é o caso.
A próxima vítima do cativeiro de forma mais explícita (portanto o parque não teve como esconder), foi Nakai, uma orca macho de 11 anos de idade que vive no SeaWorld de San Diego.
Na quinta-feira (dia 27) foram divulgadas informações e imagens sobre um "acidente" ocorrido no tanque durante uma apresentação noturna fechada para alguns convidados do parque. Os representantes do SeaWorld alegaram que o terrível ferimento em Nakai foi provocado numa parte do tanque (provavelmente numa comporta) e que estaria sendo medicada com antibióticos e respondendo bem aos cuidados veterinários. Porém, há fortes indícios, inclusive apontados pela Dra. Ingrid Visser, que esteve no parque e fotografou Nakai, de que o ferimento foi provocado por outras Orcas - Isso pode ser comprovado devido às marcas pontudas com espaçamentos de mesma medida que os dentes das baleias.
A hostilidade em cativeiro é fato entre Orcas, por diversos motivos, entre eles, porque nestas condições, Orcas de diferentes espécies e procedências (ou seja, com diferentes dialetos, experiências passadas, cultura, tamanho, estrutura social, etc) são obrigadas a conviver e interagir num espaço extremamente limitado. Relataram que no dia do incidente, Nakai, Keet e Ike se apresentavam e de repente, sem qualquer aviso prévio, inciaram uma briga. Pelas análises das imagens de segurança do parque não foi possível identificar quem deu início à briga e nem quem foi o agressor. No meio da "briga", Nakai saiu do tanque principal e Ike e Keet continuaram o "show". Após o show, quando os treinadores chamaram Nakai para a última refeição do dia, viram o ferimento. Eles ficaram chocados com a severidade do machucado. Em seguida, checaram os outros animais para conferir se também não estavam feridos.
Nas fotos é possível ver até os ossos expostos... Realmente terrível: 

Tirando a morte de Kandu V em 1989 (também em San Diego), somente outro ferimento foi tão grave quanto o de Nakai: O de Splah em 1990, que perdeu parte da mandíbula ao ser jogado contra uma comporta por Takara. A comporta tinha uma corrente e um gancho que normalmente eram cobertos por uma caixa de segurança. Mas, por algum motivo, o gancho estava exposto neste dia, literalmente arrancando parte da mandíbula de Splash. Apesar do dano não ter provocado um problema funcional significativo, Splash ficou para sempre desfigurado.
O PETA já encontrou com recurso contra o SeaWorld, alegando que não respeitam o Estatuto do Direito dos Animais que exige que mamíferos que não são compatíveis não poderiam dividir o mesmo espaço. Em declaração, o PETA diz que "os parque do SeaWorld possuem forte histórico na manutenção de Orcas que apresentam incompatibilidade de vários grupos divergentes num mesmo tanque -- e o resultado é o estresse, agitação, agressividade, disputa social, ferimentos graves e morte".


P.S. 1: Nakai nasceu em 1o. de setembro de 2001, concebido por inseminação artificial, tendo como pais, Kasatka e Tilikum.

P.S. 2: Leia sobre a morte de Kandu V aqui: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/05/orcas-e-hostilidade-em-cativeiro-i.html

P.S. 3: As duas primeiras fotos são da Dra. Ingrid Visser (Orca Research Trust) e as da montagem abaixo foram obtidas em vídeo, conforme detalhado em texto na própria foto.




9 comentários:

  1. Infelizmente nao eh montagem.... muito triste!

    ResponderExcluir
  2. Estou impressionada com as imagens.. Lamentavel!!!

    ResponderExcluir
  3. Consegui um print dele na Shamu Cam ontem:
    http://24.media.tumblr.com/tumblr_mckua7Gsds1r8tdjho1_250.png

    Parece bem melhor!! :D

    ResponderExcluir
  4. Sim, parece melhor... (Obrigada por compartilhar aqui no blog!) Mas ainda assim, foi de fato um ferimento terrível... Muito aflitivo de se ver, mesmo agora que já está cicatrizando...
    Vamos torcer para que não ocorra de novo!

    ResponderExcluir
  5. Nakai recebendo tratamento a laser:
    http://www.cbs8.com/story/20036857/injured-orca-getting-laser-treatments-at-seaworld

    ResponderExcluir
  6. Team Orkid, obrigada pela contribuição!
    Eu tinha lido que o estavam tratando com laser, mas não tinha visto as imagens...
    E ele pode até estar melhorando, mas o ferimento foi muito agressivo... Ainda está muito feio!

    (Sabe o que mais me irrita nestes treinadores? Quando falam com as Orcas como se fossem criancinhas bobinhas como no vídeo... Parece que estão falando com uma criatura retardada... (Pobres Orcas... :-( ))

    ResponderExcluir
  7. Leia a atualização sobre o estado de saúde de Nakai na postagem de 31 de janeiro de 2013 "A Orca Nakai de volta ao "trabalho"".

    ResponderExcluir
  8. Minha gente!! Seres humanos estão adoecendo mentalmente.

    ResponderExcluir