segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Orcas: Os garotões da mamãe...

Apesar da fama de maior predador dos oceanos, Orcas macho são, na verdade, os grandes "garotões da mamãe", não conseguindo sobreviver sem elas. Cientistas acreditam que um dos motivos que fazem as Orcas fêmeas possuírem uma longa menopausa é justamente para que possam proteger seus filhotes, mesmo quando já são adultos.
A menopausa é um fenômeno raro no mundo animal, e as Orcas são uma das poucas espécies, cujas fêmeas perdem a capacidade de se reproduzirem bem antes do fim da vida, assim como os seres humanos. Elas param de ter filhotes por volta dos 40 anos, mas vivem até os 90 anos de idade ou mais. Estes longos anos pós-menopausa podem fazer uma grande diferença para as Orcas macho. Pesquisadores descobriram que os machos, mesmo já adultos, que perderam suas mães, possuem 14 vezes mais chances de morrerem, do que aqueles cujas mães ainda vivem.
Como já explicado outras vezes aqui no blog, Orcas passam a vida toda em grupos (os chamados, "pods") liderados pela matriarca. Os machos jovens e férteis, quando chegado o momento, buscam as fêmeas de outros pods para se reproduzirem, mas sempre voltam para o convívio seu seu pod original e suas mães.
Diferentemente deles, de acordo com as pesquisa, parece que os filhotes fêmeas são menos afetadas pela mortalidade de suas mães. Os cientistas acreditam que isso deve ter algo a ver com a forma com que os pods são estruturados.



Aproveito então para fazer uma homenagem ao famoso "Cappuccino", outro "garotão da mamãe", pertencente ao Pod K, identificado como K-21.
Eu tive o prazer de "encontrá-lo" no ano passado e compartilho meu registro aqui com vocês.


Cappuccino está com 26 anos de idade e já é "velho conhecido" dos moradores e visitantes do estado de Washington nos EUA e da Columbia Britânica, no Canadá (ao noroeste do oceano pacífico).




2 comentários:

  1. Que privilegio encontra-lo no mar, realmente emocionante!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, foi um privilégio!
    Sua barbatana se destacava facilmente entre as outras Orcas...
    Muito lindo!

    ResponderExcluir