sábado, 30 de março de 2013

O encantador de Orcas


Um guarda-parque da região da Península Valdes, na Patagônia Argentina, está sendo reconhecido como um verdadeiro encantador de Orcas!
Esta Península é conhecida mundialmente pelas colônias de lobos marinhos, pinguins, e principalmente por receber a visita de Orcas todos os anos. É lá que são registradas as famosas e incríveis imagens das baleias assassinas caçando leões marinhos, quando aproveitam uma onda próxima à praia para alcançá-los. Elas parecem que vão encalhar em cada tentativa, mas a técnica é tão bem desempenhada, que isso acaba não ocorrendo.
O "encantador" se chama Roberto Bubas e trabalha na patrulha da região. Ele contou que após passar anos observando e fotografando as Orcas, sentiu que um dia elas estavam o "chamando". Ele então, entrou no mar, e elas foram até ele. Chegaram tão perto que ele pôde tocá-las. Depois deste dia, isso passou a ocorrer com frequência... Ele só precisava bater palmas e elas se aproximavam. Muitas vezes, ele aproveitava o momento para tocar gaita e elas passavam horas ouvindo. "Quando você fica perto das Orcas, elas lhe passam um extraordinário sentimento de calma e paz", disse ele numa entrevista.
No final do ano passado, após reclamações de ambientalistas e biólogos, que alegaram que ele estava infringindo a lei que proíbe tocar os mamíferos marinhos protegidos da região, Roberto foi impedindo de continuar esta atividade.



De acordo com as informações presentes no site do “Punta Norte Orca Research” (organização dirigida pela Dra. Ingrid Visser), as Orcas visitam a região durante os meses de fevereiro, março e abril a cada ano. E só podem visitar as praias equipes de filmagens e fotógrafos profissionais, munidos de uma autorização especial do governo e escoltados por um responsável do parque. Turistas podem visitar apenas o "El Mirador", de onde podem, com sorte, tentar avistar e fotografar Orcas à distância.
De acordo com alguns sites de notícias, Roberto Bubas está escrevendo um livro sobre esta mágica experiência. Tomara que sim!



2 comentários:

  1. MEU SONHO E TOCAR NUMA ORCA E NÃO PODE NO MUNDO DROGA!

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, parabéns pelo seu site! Sou louca por orcas desde que me conheço por gente e nunca havia encontrado um lugar com informações boas e bacanas como seu blog! Nunca tive a oportunidade de ver uma orca de perto! Meu sonho! Recentemente vim morar no litoral norte do Chile, e sempre que vou olhar o mar, fico na expectativa de ver uma! hhahaha... Mas aqui não tem!
    Em segundo lugar, que merda impedirem o cara de fazer isso! Nada a ver! Ele não tá fazendo nada de mais, é lindo o que ele faz! Colocar uma orca num aquário, pode, agora fazer isso, não? Ridículo!
    Enfim, forte abraço!

    ResponderExcluir