sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Cerca de 40 baleias-francas são avistadas no litoral catarinense

Mamíferos foram vistos ao longo de 200 km de costa.
Tempo claro facilitou a observação dos animais marinhos.

Cerca de 40 baleias-francas foram avistadas no litoral catarinense pela manhã de sexta-feira (2). Os animais foram avistados ao longo de 200 km da costa de Santa Catarina. Os animais marinhos foram observados de dentro de helicópteros pelo Projeto Baleia Franca (PBF), que realizou o primeiro sobrevoo da temporada nesta sexta para monitorar os mamíferos.


Muitas baleias foram reconhecidas pelos especialistas a partir de calosidades avistadas nos animais. "Conseguiremos identificá-las pelas calosidades, que são como a impressão digital do animal, nenhum é igual a outro", afirmou Pedro Castilho, professor de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).
"É comum elas andarem em grupos nesta época. Elas vêm da Antártida para acasalarem e até mesmo para amamentarem os filhotes com mais conforto, devido à temperatura da água daqui ser mais elevada. Por volta de outubro elas começam a retornar para a Antártida e os grupos começam a diminuir. Hoje mesmo uma foi avistada em Florianópolis", relatou Rodrigo Freitas, biólogo da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc).
O PBF disponibiliza para o público o mapa de monitoramento das baleias francas a partir de uma página na internet (http://www.baleiafranca.org.br/avistagens/avistagens.asp).





Fonte: G1 de 02 de agosto de 2013


3 comentários:

  1. Olá! Conheci o blog há poucos dias e não paro de ler! Adorei! Parabéns! Muito difícil encontrar notícias, textos e outros em português! Vc conhece esse vídeo? http://www.youtube.com/watch?v=s49lfSf_VMU
    O que acha dele? Existiu perigo para essa família? Obrigada!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima notícia, Ana Paula!

      De fato, tem muita coisa interessante no blog... São horas e mais horas de dedicação constantes para conseguir publicar notícias e informações interessantes... Pena eu não ter mais tempo para postar ainda mais!

      Sim, conheço este vídeo... Inclusive, ele foi muito compartilhado no Facebook semanas atrás e confesso ter ficado surpresa e até indignada com a quantidade de pessoas mal informadas comentando o vídeo. Foi assustador! É incrível como infelizmente, talvez pelo famoso nome de “baleia assassina” ou pelas mortes de pessoas provocadas por Orcas de cativeiro, as pessoas fazem uma ideia totalmente equivocada sobre Orcas e seu comportamento.

      A grande verdade é que Orcas, nada mais são do que grandes golfinhos, mas são carnívoras e extremamente inteligentes, desenvolvendo técnicas muito bem elaboradas de caça nos oceanos... Por isso, recebem o merecido apelido de as grandes predadoras dos mares. Mas é importantíssimo ressaltar que Orcas na natureza JAMAIS atacaram seres humanos. Jamais houve qualquer registro disso...
      Orcas de cativeiro são animais completamente diferentes (há uma série de informações sobre isso aqui no blog). Não podemos comparar o comportamento de umas com as outras.

      Falo por experiência própria que Orcas nadam próximas a embarcações e até caiaques diariamente e nunca houve qualquer motivo para preocupação. Elas são dóceis e curiosas... São extremamente conscientes da nossa presença e respeitam isso. Já estive em embarcações pequenas, grandes e em caiaques bem próximos a Orcas e te afirmo que elas nem se importaram com a minha presença. Portanto, acredito que a situação mostrada no vídeo não significou qualquer tipo de risco. É mais provável que estivessem se divertindo ou “acompanhando o barco” de modo a proteger uma fêmea ou filhote. Cheguei a ler um comentário no FB de uma pessoa que disse que elas deveriam ter “confundido o barco com uma baleia que queriam caçar” – Desculpe-me, mas Orcas são inteligentes demais para se confundirem desta maneira... Não existe a menor possibilidade de ter ocorrido isso... – Menos ainda que queriam “afundar o barco para pegar as pessoas”, como outro desinformado também comentou.

      Na verdade, centenas golfinhos fazem isso diariamente com embarcações em locais famosos como Fernando de Noronha e ninguém se espanta... Pelo contrário, as pessoas ficam felizes e emocionadas porque acreditam que eles estejam se divertindo ou interagindo com as pessoas. Já os especialistas da Ilha, disseram que os que fazem isso são apenas os machos do grupo de modo que “monitorem” a embarcação e possam proteger as fêmeas e os filhotes que são mantidos mais afastados. Apesar de eu nunca ter lido sobre nenhum registro sobre Orcas neste sentido, acho inclusive que pode ter sido algo parecido, por que não? Afinal, Orcas populam todos os oceanos, possuem espécies e comportamentos diferentes... Quem sabe?! – Apenas gostaria de manter a opinião de que aquela deve ter sido uma experiência maravilhosa para o casal (como eles mesmos divulgaram) e não houve qualquer tipo de risco.

      Obrigada inclusive por sua pergunta... Pois já aproveitei o coloquei meu posicionamento sobre o assunto! Compartilhe isso com os “pobres desavisados” por aí... rsrsrs

      Venha sempre visitar o blog!
      Será sempre muito bem-vinda!

      Excluir
  2. Exatamente o que pensei quando li essas opinioes no Facebook! Orcas são muito inteligentes para confundir um barco com uma baleia! Muito obrigada pela resposta! Eu teria adorado estar naquele barco! Bjss,

    ResponderExcluir