terça-feira, 3 de setembro de 2013

O verdadeiro "SeaWorld"

Se você pudesse escolher entre vivenciar este show ou um num parque marinho, qual você escolheria?


Pois saiba que você pode escolher!
Seu maior sonho é ver baleias e golfinhos?
Então vá até onde eles estão...
Um dia, você pode estar entre esses "sortudos" e conhecer o verdadeiro "SeaWorld" (mundo marinho)...


Esta experiência sim é uma grande emoção, uma verdadeira lição de humildade e respeito à natureza e à esta criatura tão magnífica e especial!



10 comentários:

  1. Olá V Pod Orcas,

    Mais uma vez estou aqui para comentar umas de suas postagens. Já mencionei no post sobre a matança de golfinhos do dia 1 de setembro que sou apaixonada pelas orcas e - acredito como a maioria dos jovens brasileiros se apaixonaram ao assistir "Free Willy" na infância. Depois do filme eu comecei a ler sobre elas, pesquisar reportagens e a assistir documentários, até pensei em fazer Biologia por causa delas. Mas foi um fato que realmente me fez totalmente encantada por elas. Moro no Rio de Janeiro e, como todo carioca, adoro praia. A uns 3 ou 5 anos atrás estava na Barra da Tijuca aproveitando as férias de janeiro com minha família quando uma "mancha negra" surgiu no mar. Lembro que tinha muita gente na praia quando alguém gritou "é uma orca". Foi lindo, todos parados contemplando feliz e encantados a orca que nadava bem perto. Lembro de ter muita gente na água, principalmente surfistas e ninguém sair desesperado da água com medo. Foi um dia maravilhoso e até hoje eu lembro com muita satisfação dessas minhas férias. Até saiu no jornal daqui, segue o link
    http://www.youtube.com/watch?v=0wfJP5GOVrA

    Eu me senti uma privilegiada por saber que este fato é difícil de acontecer, pois é raro ver orcas nadando no litoral brasileiro como ocorre no Canadá,na Nova Zelândia ou na Patagônia Argentina.
    Vê-las livre é muito fascinante e como um dos ex-treinadores do SeaWorld comentou em uma das entrevistas sobre o Blackfish, se vc tem dinheiro para visitar um parque como o SeaWorld, vc pode investir em viagens que possibilite vê-las em seu habitat natural, nadando livres e dando um verdadeiro show, como o vídeo que vc postou.
    Eu tento fazer a minha parte, hoje sou professora, não de biologia rsrs, sou pedagoga e dou aula para crianças, e de alguma forma trago esse tipo de discussão para a sala de aula falando que devemos respeitar, cuidar e defender o meio ambiente, os animais.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog e sempre estou lendo suas postagens. Bjs, Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu depoimento, Juliana!
      Posso imaginar a alegria que todos sentiram na praia ao encontrar as Orcas... Elas realmente causam um grande fascínio e euforia, especialmente quando vistas assim, livres nos oceanos. Você foi uma grande privilegiada, ainda mais por ter conseguido encontrá-las no RJ (local tão improvável).
      Agradeço que tenha compartilhado sua experiência aqui e mais ainda por orientar seus alunos sobre a preservação do meio ambiente e dos animais.
      Entendo perfeitamente seu amor pelas Orcas, sua história é parecida com a minha... Com a única diferença de que quando "Free Willy" foi lançado, eu já era fã delas há uns bons aninhos... rsrsrs (acredite se puder, mas comigo começou ainda no início da década de 80, ao assistir "Orca, a Baleia Assassina" - mesmo com aquela história trágica, que retrata a Orca como um "monstro vingativo", pude admirar sua beleza e passar a amá-la e respeitá-la acima de todas as criaturas... O resultado disso, 28 anos depois, vocês acompanham aqui...)

      Espero que tenha visto minha resposta no seu outro comentário. Como disse anteriormente, seus comentários serão sempre bem-vindos!

      Excluir
    2. realmente pra mim era raro alguem dizer que se intessava por orcas, algumas pessoas diziam que eu era meio maluca,mas aqui nesse blog eu realmente encontro tudo que sonhei!E muito bom ver que ainda tem pessoas com uma noçao certa,que nao cai naquele papinho do seaword!
      Alexia

      Excluir
  2. Vi sua resposta sim!!! Realmente estou adorando o seu blog. Bjs, Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Isso é incrível ! Assim como a Juliana eu também estava na praia no dia em que aquela barbatana apareceu na orla aqui do Rio. Fiquei tão estasiado que fui seguindo ela pela praia até onde minhas pernas deixaram rs. Espero o dia que eu vou poder vê-las bem de perto em British Columbia, bem longe daquela prisão que chamam de sea world.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Edd! Então você foi outro sortudo!!!
      Adorei seu depoimento!
      Você já gostava de Orcas antes ou passou a gostar a partir daí? Tenho certeza que, de uma forma ou outra, passou a gostar mais, né?!

      Excluir
  4. Olha esse encontro, é um dos mais incríveis que já vi! meu sonho <3

    https://www.youtube.com/watch?v=aJo89fHqq0U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi fantástico mesmo, não?! Tiveram muita sorte...
      (aliás, comentei este vídeo também na parte dos comentários da postagem "Cerca de 40 baleias-francas são avistadas no litoral catarinense" - http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2013/08/cerca-de-40-baleias-francas-sao.html. Acredito que você compartilhe da minha opinião...)



      Excluir
  5. Olá! Conheci o blog ontem e já coloquei nos favoritos. Você conhece algum lugar que é possível observar as orcas? Parece que na argentina elas são vistas, mas será que é frequente? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela mensagem! Fico feliz que o blog já esteja entre seus favoritos!

      De fato, na Argentina é bem complicado... A área em que elas mais aparecem (nas famosas cenas de caça a leões marinhos na praia) são protegidas pelo governo e só pesquisadores e jornalistas com licenças especiais podem entrar... Mesmo assim, dizem que precisam passar dias de vigília porque aparecem poucos dias do ano, geralmente em fevereiro. Há uma área de observação à distância que turistas podem visitar (mas é bem à distância mesmo)... Portanto, não posso te afirmar que lá seja um local bom de avistamento para turistas.

      No Canadá (na cidade de Victoria), entre março e setembro de todos os anos há passeios diários de várias empresas que levam para fazer observação de Orcas. Na Nova Zelândia também é possível fazer passeios para observá-las. Acredito que sejam as duas melhores opções!

      (Agradeço se puder assinar a mensagem da próxima vez, ok?! Para que eu possa me dirigir diretamente...)
      ;-)

      Excluir