quarta-feira, 12 de março de 2014

Projeto de lei exige fim de shows de Orcas na Califórnia

O deputado Richard Bloom de Santa Mônica, na Califórnia, nos Estados Unidos, inspirado pelo documentário "Blackfish", propôs um projeto de lei para por fim ao uso de Orcas para o entretenimento em parques marinhos.
De acordo com o projeto de lei intitulado "Orca Welfare and Safety Act" (Lei do Bem Estar e Segurança das Orcas), os animais somente poderiam ser mantidos em cativeiro para fins de ciência, conservação e reabilitação, e não poderiam ser inseminados artificialmente para a procriação. O parque, portanto, estaria proibido de importar sêmen de animais de outras localidades para tal fim.
Segundo o deputado, não há justificativa para a exibição diária de Orcas em cativeiro para o entretenimento do público, pois essas belas criaturas são grandes e inteligentes demais para serem mantidas em pequenos tanques de concreto por todo a vida.
Claro que o projeto de lei ainda tem que passar por várias etapas para realmente virar lei no estado da Califórnia, mas já está causando muita polêmica em todo o mundo... Alegrando os ativistas e preocupando o poderoso SeaWorld de San Diego.
Já há uma petição que pode ser assinada pela internet pedindo que o projeto seja aprovado. Acesse este link para assiná-la: http://action.sumofus.org/a/seaworld-orcas-captivity-california-ban-blackfish/?sub=fb
O parque SeaWorld de San Diego possui 10 Orcas, sendo 3 delas capturadas na natureza e 7 nascidas em cativeiro... O que ocorreria com elas se o projeto realmente virar lei?

Aguardem amanhã nova postagem sobre o histórico e o possível destino de cada uma delas!






Um comentário: