domingo, 4 de setembro de 2016

A Orca branca Iceberg vista novamente

Após quatro anos sem "aparecer", a Orca branca chamada de Iceberg foi vista novamente na Rússia! Erich Hoyt, especialista que se dedica ao estudos de Orcas desta região, estava feliz em compartilhar esta informação pelo Twitter esta semana. Segundo ele, ela (que na verdade é ele) estaria com pelo menos 22 anos de idade e esbanja saúde ao lado da família.

Imagens: Facebook FEROP

Em 2012, eu havia esclarecido algumas informações sobre Orcas brancas aqui no blog, porque eu já havia publicado que uma delas tinha sido vista anteriormente em 2008, mas outros meios de comunicação (inclusive aqui no Brasil), afirmavam que isso só tinha ocorrido em 2010. Na ocasião,  também informei que não tinham certeza sobre o que causava este tipo de falta de pigmentação, e, segundo Erich Hoyt, isso ainda é uma dúvida, não sabem se são albinas ou leucísticas*. Agora também sabe-se que existem pelo menos cinco delas e tudo indica existirem oito. Dado que este tipo de Orca é raro (1 em 10.000), acredita-se que seja algo genético específico da espécie da região. O registro do avistamento foi novamente efetuado pela equipe do Far East Russia Orca Project (FEROP) e publicado em sua página do Facebook. Além disso, detalhes científico destes encontros com Orcas brancas foram divulgados no respeitado Jornal Aquatic Mammals, que publica artigos relacionados a mamíferos marinhos.
Conheça-o através do link: http://www.aquaticmammalsjournal.org/.

Quer saber mais sobre as Orcas brancas? Tem mais aqui no blog:



* O leucismo (do grego λευκός, leucos, branco) é a falta de pigmentação em partes do corpo de algum animal, podendo ter fundo genético (hereditário ou não), metabólico ou até de alimentação. O resultado normalmente são regiões corpóreas de coloração branca, em maior ou menor extensão, onde naturalmente deveria ocorrer alguma pigmentação. Indivíduos irregularmente manchados de branco são também comumente chamados de "arlequim". Ao contrário do albinismo, que é a ausência completa de melanina, o leucismo pode envolver outros tipos de pigmento. (Fonte: Wikipedia)




2 comentários:

  1. Como faço para entrar em contato com você? estou fazendo um trabalho para a faculdade de um "santuário para orcas tiradas de cativeiros se é que isso um dia será possível, quero tirar algumas dúvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me mandar e-mail no endereço v.pod.orcas@gmail.com e falamos mais, ok?!

      Excluir