quarta-feira, 10 de maio de 2017

Orcas passaram a caçar tubarões brancos na África do Sul

Sempre se discutiu muito sobre quem seria realmente o grande predador dos oceanos. É comum as pessoas pensarem imediatamente no grande tubarão branco quando este é o assunto, mas mais uma vez é possível confirmar que quem está no topo desta cadeia na verdade são grandes golfinhos, as Orcas.
Em apenas uma semana três carcaças de tubarões brancos com ferimentos semelhantes foram encontradas. Dentre elas, a carcaça do maior deles já dissecado na África do Sul, uma fêmea, em idade reprodutiva, medindo 4,9 metros e pesando 1.110 kg. Os corpos estão quase todos preservados, exceto por grandes traumas na região peitoral. Necropsias revelaram que todos tiveram o fígado retirado e dois deles também o coração. Segundo avaliação dos pesquisadores quem está causando todas essas mortes são as Orcas e eles estão impressionados com a habilidade e a precisão (praticamente cirúrgica) de retirada dos citados órgãos. Não que isso seja novidade já que é comum observar Orcas caçando filhotes de baleias, comendo apenas sua língua e descartando o restante, mas é algo definitivamente novo de se observar na África do Sul.
Equipes que fazem passeios para observar e mergulhar com tubarões brancos (atividade muito comum na região e procurada por turistas do mundo todo) também disseram ter tido dificuldades de encontrar os animais nessas últimas semanas, o que é muito preocupante para as populações locais desses peixes gigantes.


Biólogos do Dyer Island Conservation Trust estão avaliando a situação e, apesar de ainda não saberem os motivos, está claro que as Orcas tiveram uma mudança de comportamento de caça, talvez até por diminuição de suas presas tradicionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário