segunda-feira, 28 de março de 2022

Orcas Transeuntes são registradas atacando jubarte em Tofino

A "The Whale Centre", uma operadora de turismo de Tofino, Distrito da Ilha de Vancouver, no Canadá, relatou no início deste mês a observação de um comportamento jamais visto com Orcas na região.

Tudo aconteceu na quarta-feira, 9 de março, quando uma equipe do "The Whale Center" saiu para observar baleias comuns na costa de Tofino nesta época do ano, mas encontrou Orcas Transeuntes, as também chamadas das Orcas de Bigg. À medida que o grupo se aproximava, observaram muita agitação na água, e, em seguida, conseguiram ver que as Orcas estavam atacando uma baleia Jubarte juvenil. “Nós nunca tínhamos documentado isso antes”, diz um comunicado da operadora, que atua na região há mais de 35 anos. “As Transeuntes T036 e T049C e possivelmente mais delas, estavam atacando uma pequena baleia Jubarte.”

Em um post no Facebook, o "The Whale Center" informou que a Jubarte tinha marcas de arranhões em toda a cauda, corpo e nadadeiras e que estava sangrando.

Tentando escapar, a pequena Jubarte nadou em direção à embarcação da operadora, enquanto as Orcas seguiram adiante, por fim, deixando-a. “Por caçarem em grupo, as Orcas podem abater presas muito maiores do que elas mesmas e, normalmente, atacam filhotes de até um ano ao invés de adultos”, comentou a empresa. “Já observamos Orcas Transeuntes atacando Baleias-Cinzentas, mas esta foi a primeira vez que as vimos atacando uma Jubarte.”

A imagem abaixo foi publicada na página do Facebook da operadora:





Nenhum comentário:

Postar um comentário