domingo, 6 de março de 2011

A primeira Orca

De acordo com a lenda Tlingit e Haida, chamada “Natsilane and the Blackfish”, Natsilane era um jovem guerreiro que se tornaria chefe de sua tribo devido a sua inteligência, habilidades e bom comportamento. Porém, seus irmãos, que muito o invejavam, fizeram um plano para impedir que ele se tornasse chefe. Um dia, levaram Natsilane para pescar em alto mar, bem mais longe do que jamais haviam alcançado, e o jogaram ao mar.
Natsilane estava quase se afogando quando foi salvo por uma lontra do mar que o levou a uma grande ilha, afirmando que sua terra era muito longe para leva-lo até lá. Já que não podia leva-lo de volta, a lontra mostrou-lhe os melhores lugares para caçar e pescar. Logo que Natsilane se estabeleceu nessa nova ilha, sozinho, a lontra lhe deu um último presente: Diversas sementes e instruiu Natsilane a semeá-las e mostrar seu valor. E foi o que fez. Com o passar dos anos, nasceram e cresceram uma grande diversidade de árvores, todas que são hoje nativas do noroeste do oceano Pacífico.
Natsilane passou a usar as árvores para esculpir ferramentas e um barco. Ainda em agradecimento pelo lontra, decidiu esculpir um totem. Ele tentou com várias árvores até conseguir com um grande cedro-amarelo esculpir um peixe imenso, que deixou na praia para a lontra o encontrasse.
Na manhã seguinte, quando Natsilane voltou a escultura havia desaparecido e na baía nadava um “Peixe Negro”: a primeira Orca.
Com seu barco e ferramentas, Natsilane então retorna à sua terra, guiado pelo Peixe Negro. Ao chegar, encontra seus irmãos pescando novamente. Ele então ordena que o Peixe Negro destrua o barco e afogue seus irmãos, o que foi feito imediatamente.
Como recompensa, Natsilane diz que daquele dia em diante, o Peixe Negro jamais deveria machucar um humano de novo e sempre que encontrasse um em apuros no mar, deveria ajuda-lo.
Ele então manda a baleia de volta ao mar e retorna a sua vila para se tornar o chefe, com o apoio da aldeia que muito sofrera com o comando de seus irmãos.


P.S. 1: Para os índios Haida, os animais são seus semelhantes e são cultuados como Deuses.

P.S. 2: Parte dessa história é contada no filme “Free Willy”.

3 comentários:

  1. Ehhh!!! Em um dia lí seu blog inteirinho! Agora vou acompanhá-lo sempre!
    Quem sabe um dia eu não tenha a felicidade de te mandar uma foto de uma orca tiarada por mim, né! Morro de vontade de juntar uma grana e ir pra Nova Zelândia! Já era louca pra ir pra lá e não fazia ideia de que lá tinha orcas! Depois de ver que lá tem muuuitas, através do seu blog, fiquei com ainda mais vontade!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavynha! Adorei sua mensagem... Muito obrigada!
      Vou torcer para sua viagem dar certo. Ver Orcas no oceano é uma experiência incrível!
      E as fotos também serão mais que bem vindas!
      Boa sorte!!!
      Grande abraço e acompanhe sempre o blog... Será um prazer!

      Excluir
  2. Amo orcas, realmente esta historia é muito boa. Gostaria de mais lendas sobre elas.

    ResponderExcluir