domingo, 22 de maio de 2011

As Dez Orcas de Taiji

Conheça a triste história da captura de dez Orcas em Taiji no Japão e saiba o que aconteceu com elas depois desse episódio.
Assista ao vídeo abaixo e leia, se necessário, a transcrição do áudio da narração em português também a seguir:


Fevereiro de 2007
10o Aniversário da Captura de Dez Orcas pelos Pescadores de Taiji

As Orcas são um dos animais marinhos mais magníficos, habitam diversas áreas nos oceanos e causam grande encantamento naqueles que possuem o privilégio de encontra-las. Esses animais possuem o segundo maior cérebro que jamais existiu na Terra. Vivem em unidades familiares e demonstram habilidades comunicativas altamente sofisticadas. Seu comportamento amigável e curioso com relação aos humanos contraria o nome Baleia Assassina e cada vez mais tem sido chamada de Orca. Nos países ocidentais, as Orcas são protegidas por leis que proíbem que sejam agredidas e até perturbadas. Mas no Japão, elas têm sido objeto de uma caça impiedosa. Informações divulgadas pela Agência Japonesa de Pesca revelam que entre 1954 e 1997, quase 1200 foram mortas em águas japonesas e mais 63 foram capturadas para parques marinhos. Esses atos literalmente exterminaram as Orcas das águas ao redor do Japão.
No dia 7 de fevereiro de 1997 um pod constituído por dez Orcas foi avistado na costa e forçado para a Baía Hatajiri, próxima à cidade de Taiji, em Wakayama Prefecture. Todas elas foram mantidas ali por três dias até que fecharam negócio para a venda de cinco delas.
Quando a notícia se espalhou pelo mundo sobre a captura das dez Orcas, que logo foram chamadas de “As dez de Taiji”, houve clamor internacional e faxes e e-mails inundaram o Japão vindo de diversas partes do mundo.
No entanto, a retirada de todas as fêmeas e os filhotes do pod prosseguiu.
Os gritos de desespero da pequena Orca podiam ser ouvidos durante toda aquela provação.
As cinco Orcas foram compradas por 120.000.000 ienes ou, aproximadamente, 1 milhão de dólares americanos. O parque Nanki Shirahama Adventure World comprou uma fêmea e dois machos. O Museu de Baleias do Taiji comprou uma fêmea e Izu Mito Sea Paradise, uma fêmea. As outras cinco foram empurradas para fora da baía e libertadas, porém, como todas as fêmeas foram levadas para cativeiros, acabaram com as perspectivas de vida longa do pod.
Apesar do contínuo clamor internacional para que as Orcas fossem devolvidas ao mar, elas foram mantidas em cativeiro. As duas Orcas levadas para o Nanki Shirahama Adventure World morreram rapidamente. Primeiro o jovem macho e depois a fêmea, que depois descobriram que estava grávida. O que sobreviveu, passa os dias num cercado construído no mar no Museu de Baleias do Taiji separado por uma rede e de onde tem a triste visão de uma outra Orca, que tem sido mantida sozinha por dez anos.

Das Cinco Orcas Retiradas de Taiji em fevereiro de 1997, Somente Uma Sobreviveu.

Para ajudar a salvar as Orcas e os Golfinhos do Japão visite http://www.BlueVoice.org

Produzido por Hardy Jones

Vídeo Cortesia da Fundação Marine Mammal Fund




2 comentários:

  1. Meu Deus! É um absurdo!!!!! estou completamente indignado!

    ResponderExcluir
  2. Sim, é um absurdo...
    Simplesmente acabaram com a população de Orcas da região...
    É impressionante aonde chega a ignorância/ganância dos homens...
    Sem comentários!

    ResponderExcluir