quarta-feira, 23 de maio de 2012

Diminuem os avistamentos de Orcas na Antártica

Avistamentos de Orcas diminuíram drasticamente no Mar de Ross, na Antártica, nesta última década.

Enquanto estudavam pinguins no continente gelado, os cientistas acompanhavam frequentemente o movimento dos pods, mas, infelizmente, a cada ano isso tem ocorrido menos... Os registros de avistamentos caíram de 120 para 26 nesse período.

Os pesquisadores especulam que o peixe que os barcos pesqueiros buscam no local é o mesmo que compõe a principal fonte de alimento das Orcas da região, obrigando-as a avançar para o mar aberto para se alimentarem. A energia necessária para essa busca faria com que a população diminuísse naturalmente, já que a energia extra despendida possivelmente resultaria em menos filhotes.

Os cientistas revelarão na próxima edição on-line de Aquatic Mamals, a ser publicada na próxima semana, que essa queda é estatisticamente significativa para a população local.

Orcas que vivem na Antártica são conhecidas como as do Tipo C: São as menores da espécie e vivem em pods maiores. A macha branca característica  logo acima dos olhos são inclinadas para frente ao invés de paralelas ao eixo do corpo e podem ser amareladas. A porção branca do corpo está mais para cinza do que branca, assim como a preta, possui manchas acinzentadas.


P.S.: A imagem que ilustra esta postagem é de divulgação do programa "Planeta Gelado" da Discovery. São Orcas Tipo C, da Antártica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário