terça-feira, 12 de junho de 2012

10 anos da reabilitação de Springer I

O Aquário da cidade de Vancouver, no Canadá, tem muito a comemorar neste dia:
Hoje faz 10 anos que capturaram Springer para reabilitação!


Springer, uma pequena Orca, que na época tinha aproximadamente dois anos de idade, foi encontrada próxima a cidade de Seattle, nos EUA, no dia 12 de junho de 2002. Integrante da população das Residentes do Norte, Springer estava sozinha, desnutrida e desidratada devido a algo ter acontecido com sua mãe. Ela então foi levada para um cercado em Manchester (no estado de Washington, nos EUA) e respondeu imediatamente aos esforços de recuperação de sua saúde. No dia 14 de julho foi levada ao encontro de seu pod no Estreito de Jonhstone (Colúmbia Britânica, Canadá).


Desde então Springer tem sido vista com frequência na região:


O Aquário fará uma comemoração hoje das 7 às 9:30 da noite!

É sempre bom relembrar esta história para provar que é perfeitamente possível reabilitar animais selvagens e de fato devolverem-nos ao local que realmente pertencem. Lamentavelmente não foi essa a sorte da pequena Morgan.

P.S. 1: O convite para a comemoração pode ser visto no site do Aquário: http://killerwhale.vanaqua.org/page.aspx?pid=1525
P.S. 2: A foto do transporte de Springer é da Reuters. E a de Springer com seu pod é de Lance Barrett-Lennard (cientista sênior do Aquário que coordenou os trabalhos).

4 comentários:

  1. Não, não é possivel reabilitar animais que ficaram em cativeiro, Springer passou apenas um mes em cativeiro e vale lembrar que o pod dela é realmente conhecido e estudado.

    Morgan foi achada sozinha, não se sabe de qual pod ela veio (Islandia, Noruega, Holanda, Africa?), e agora há a possibilidade dela ser surda... É muito melhor manter Morgan viva em cativeiro, do que possivelmente morta, sozinha no mar, e sendo alimentada por humanos igual ao Keiko (aquilo era a tal dita liberdade?) Pense bem.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me, mas como você não assinou, não tenho a quem me referir…
    Bom, não me resta nada que não seja respeitar a sua opinião porque não sei qual a sua área de conhecimento/atuação e nem as suas fontes para fazer tais afirmações. MAS, posso te dizer que os maiores especialistas do mundo na área sempre defenderam que Morgan poderia ser libertada sim. Leia neste link a proposta para reabilitação completa aqui: http://www.freemorgan.org/Morgan%20Release%20Proposal%20V1.4.pdf
    E não estamos falando de reabilitar um animal que passou 20 anos em cativeiro como Keiko, mas que foi trazido a um cativeiro teoricamente já com um plano de retorno… Ou seja, assim que ela foi trazida, deveriam ter cuidado dela, mas já com o plano de libertação em mãos… Não precisamos ser muito inteligentes para concluir que infelizmente no mundo em que vivemos o lucro fala mais alto sempre… Isso é válido até com vidas humanas… Imagine com a de animais… Você acha mesmo que Morgan não foi libertada só porque não teria chances de sobreviver? Como se o que fora levado em consideração nesta decisão foi só sua sobrevivência?
    E outra… mesmo que Keiko nunca tenha se libertado digamos “emocionalmente” de fato de um cativeiro, esteja certo que estar no oceano, de onde nunca deveria ter sido roubado, ouvindo os sons naturais, sentindo as marés, interagindo com outras criaturas, estabelecendo comunicação com o que lhe era natural (mesmo que tenha sido por pouco tempo), foi muito melhor do que se tivesse permanecido naquele tanque minúsculo e patético na Cidade do México, cheia de água com CLORO! E Keiko foi sim libertado do cercado... Quando morreu já estava livre no oceano...
    Estou lendo o livro “Keiko’s Story: A Killer Whale Goes Home”, da Linda Moore Kurth, e senti uma grande tristeza ao ler que Keiko era tão flácida que parecia um “marshmallow”… que tinha problemas com fungos e respiratórios, entre outros... Sua vida era muito miserável... E diziam que de maneira nenhuma, jamais iriam imaginar que ele se tornaria a “estrela” no mundo todo que se tornou. Pois bem... Eu preferia que ele não tivesse virado aquela “estrela”, que nunca nem o tivéssemos conhecido, que nunca tivesse feito aquele filme, que nunca tivesse sido retirado de onde foi!!! E você?
    (cont. abaixo)

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que entre Morgan ter morrido no oceano (sendo surda ou não, porque ainda não confirmaram isso) por desidratação e inanição, porque a natureza naturalmente a selecionou para tal (como você deve saber, na natureza é assim que ocorre... existe uma seleção natural e sobrevivem aqueles que estão aptos... é assim que o planeta evoluiu e chegou onde está nesses 4,5 bilhões de anos... aliás, muito mais bem vividos do que quando o ser humano passou a brincar de Deus, da forma mais egoísta possível...), pelo menos a natureza teria seguido seu curso natural... O que definitivamente não é natural é um tanque de concreto onde se é obrigado a conviver com membros de outros pods, com outro sistema de comunicação, com o barulho ensurdecedor de música, gritos, apitos e aplausos, onde não se pode utilizar o biosonar (ou seja, anulando um dos seus principais sentidos... aquele que o ser humano não possui, portanto, não tem como julgar sua falta), onde se é inseminado artificialmente (antes da maturidade e diversas vezes durante a vida), onde é obrigado a ingerir quantidades absurdas de antibióticos para que se mantenha vivo, onde se é obrigado a se sujeitar à endoscopia e perfuração dental sem qualquer tipo de anestesia, onde até o suicídio já foi presenciado... Para ficar fazendo shows e mais shows e mais shows e mais shows... Todo dia, todo dia, todo dia...
    Porque afinal, se era a sobrevivência de Morgan que estavam almejando, então vamos construir um cercado no próprio oceano, deixá-la isolada do público, provendo alimento para o resto de sua vida, sem tirar qualquer lucro disto... Certo?

    Mas sabemos que não é assim que o mundo gira, correto?

    Uma “orquinha” dessas vale uma fortuuuna! Ou melhor... seus óvulos e útero... Opa, mas espera aí... Ela não é surda? Genes complicados para serem usados para reprodução, hein?! Viu como a natureza é sábia?

    Nós humanos é que não somos... Deveríamos aprender mais com Ela já que está aqui há mais tempo que nós...

    Visite estes sites para se inspirar e absorva as informações de quem realmente sabe o que está falando:
    http://www.freemorgan.com/
    https://sites.google.com/site/voiceoftheorcas/home
    http://afallfromfreedom.org/
    http://dolphinproject.org/
    http://orcalab.org/
    http://withoutmethereisnou.wordpress.com/
    http://timzimmermann.com/

    E obrigada pela colaboração com o blog. Todas as opiniões são importantes. Assine da próxima vez, ok?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ia responder esse cara mas VOCÊ FALOU TUDINHO ai que incrivel!!!!! E incrível o plano de re-adaptação dela! infelizmente vivemos com humanos que não tem essa clara percepção obvia do certo a se fazer

      Excluir