quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ainda há esperança para Morgan... E é HOJE!

Para nós que tanto torcemos para que Morgan tenha a chance de viver livremente, hoje temos mais uma oportunidade para pelo menos podermos sonhar com isso...
HOJE, a batalha continua num tribunal de Amsterdã. Três juízes holandeses reavaliarão a decisão do ano passado que permitiu que Morgan fosse transferida para o Loro Parque. Morgan foi capturada em junho de 2010 no mar de Wadden (ou mar Frísio) sob permissão de reabilitação e soltura.  Ela foi encontrada separada de sua família, abaixo do peso e sofrendo de desidratação.  O Dolfinarium de Harderwijk (parque marinho holandês) auxiliou Morgan na recuperação, mas, em seguida, ignorou o tipo de permissão concedida exibindo-a ao público e selecionando cuidadosamente as informações que disponibilizava aos especialistas, de forma que concordassem que ela não deveria ser devolvida ao mar. Porém, depois que tiveram acesso a todas as informações, a maioria deles, mudou de opinião, especialmente depois de a provável família de Morgan ter sido identificada e de um Plano de Reabilitação e Soltura ter sido desenvolvido pela Fundação Free Morgan. Sem contar que, apesar de todas as disputas em tribunal, menos de um ano e meio de Morgan ter sido capturada, ela foi transferida para o Loro Parque (um grande parque de diversões nas Ilhas Canárias, Espanha, já citado no blog anteriormente), pois o Dolfinarium de Harderwijk alegou que ela não era uma boa candidata a ser libertada, ignorando o Plano da Fundação.
Não foi fácil, no dia 29 de novembro do ano passado (http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/11/noticias-sobre-transferencia-de-morgan_1119.html) assistirmos de mãos atadas, com indignação e tristeza no coração, Morgan sendo transportada para um cativeiro e não para a liberdade. Todos esses meses se passaram e parece que a cada dia a liberdade fica ainda mais distante... Mesmo com o excelente trabalho profissional realizado pela Fundação Free Morgan (entre outros grupos), liderado pelos mais respeitados especialistas em Orcas no mundo, como a Dra. Ingrid Visser e Jean-Michel Cousteau.
Para reforçar a frente de batalha hoje no tribunal, a Dra. Ingrid apresentará o “Relatório sobre as Condições Físicas e Comportamentais de Morgan” que revela quão devastador tem sido os problemas físicos e emocionais enfrentados por Morgan no cativeiro: Foram 77 horas e 16 minutos de observação, ao longo de 8 dias, para que se fosse possível documentar  91 eventos de agressão envolvendo Morgan. Os ataques foram muito intensos, ela foi agredida por outras Orcas, em média, mais de uma vez por hora. Desde que chegou ao parque, Morgan teve mais de 320 marcas de mordidas e perfurações (todas documentadas por fotos), sem incluir o que ela provocou em si mesma por conta de comportamentos anormais e repetitivos como ao bater a cabeça nas paredes de concretos dos tanques.
A Dra. Ingrid alega que ela não foi introduzida adequadamente ao convívio com as outras Orcas e que o Loro Parque possui um grupo de Orcas extremamente disfuncional, e mesmo todas tendo nascido em cativeiro, elas se comportam de forma anormal ao padrão social e físico tanto para Orcas nascidas em cativeiro quanto as nascidas no oceano. Lá, inclusive, depois de tantos ataques aos treinadores (um deles inclusive causando a morte de Alexis Martinez em 2009), não há trabalho de interação na água. E com tanta agressividade contida, Morgan sofre as consequências sendo brutalizada com frequência.
Durante a observação, a Dra. Ingrid a viu sendo arranhada, perseguida e levando pancadas. Keto, um macho adulto, também a ataca de forma sexual, mesmo ela não tendo maturidade para tal, ou seja, ela deveria ser mantida separada de machos adultos para não sofrer este tipo de pressão.
E com relação às alegações de que Morgan seria surda (o que contaria a favor de sua manutenção em cativeiro, segundo as leis destorcidas dos seres humanos) feitas pelo Diretor do Parque, Javier Almunia, a Dra. Ingrid disse que em suas observações não viu qualquer indício que confirmasse tal dado. Ela diz apenas que Morgan é um pouco teimosa e tem consciência própria, por isso o “não ouvir” em determinados momentos; considerando ainda que, mesmo que ela fosse surda, não seria um problema. Ela ainda cita o caso de um golfinho que, até ser capturado, havia vivido 9 anos na natureza sendo surdo e mudo sem o menor problema.
Em setembro deste ano, respondendo à carta de uma mulher que pedia a libertação de Morgan, Javier Almunia alegou que se tivessem informações certas sobre a família de Morgan (o “Pod P”, que ele alega não ser visto há anos), ela seria libertada, e que ela está no parque apenas por uma decisão judicial holandesa (para que Morgan pudesse se relacionar com outras Orcas) e não por seu valor comercial. Mas não é isso que demonstram os outdoors fotografados pela Dra. Ingrid com fotos dos shows e anunciando as apresentações de Morgan.
E com relação ao Pod P, provavelmente o de Morgan, registros demonstram que ele foi visto em junho deste ano, e que, P118 (que é o membro, cuja vocalização mais bate com a de Morgan), estava entre os membros do pod.
O pior de tudo isso é pensar que quanto mais o tempo passa, mais ajuda será necessária para que ela seja reabilitada para a vida nos oceanos... E cada vez mais também diminuem nossas esperanças já que é exatamente nisso que esses juízes vão se basear quando quiserem decidir seu destino...



O caso de Morgan é muito parecido com o de Springer, uma Orca encontrada sozinha e desnutrida próximo à Seattle, EUA, em 2002. Mas ao contrário de Morgan, sua recuperação foi  num cercado no mar, em Manchester, no estado de Washington, EUA. Assim que se recuperou, Springer foi transportada ao Estreito de Johnstone, na Columbia Britânica, Canadá, e libertada perto de Orcas de sua família, com quem partiu e retornou diversas vezes desde então.
Springer se tornou a primeira baleia a ser reintroduzida com sucesso a seu habitat depois da intervenção humana.

Espero de todo coração que Morgan seja a próxima e que eu não tenha que repetir amanhã a notícia de que ela não será libertada como em outubro do ano passado.



P.S. 1: As fotos aqui apresentadas foram obtidas no vídeo publicado pelo “Free Morgan Foundation” - todos os direitos pertencem à Fundação.


P.S. 3: Visite o site da Fundação Free Morgan (http://www.freemorgan.org/) e curta sua página no Facebook (http://www.facebook.com/freemorgan.org).

P.S. 4: ASSINE A PETIÇÃO PARA LIBERTAÇÃO DE MORGAN: https://www.change.org/en-GB/petitions/free-orca-morgan.




Um comentário:

  1. Acompanhe em tempo real o que está ocorrendo na audiência através do twitter: https://twitter.com/VPodOrcas

    ResponderExcluir