sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ex-treinador John Jett fala sobre os cativeiros

Assista ao vídeo em que o Ph.D e ex-treinador do SeaWorld, John Jett, explica por que hoje é contra a indústria do entretenimento com cetáceos e a manutenção de Orcas em cativeiro.
Atualmente, John Jett é integrante do grupo "Voice of the Orcas" formado por ex-treinadores que ao longo dos anos e após vivenciarem pessoalmente o que de fato ocorre por trás dos cativeiros, resolveu expor suas experiências e mostrar o lado que os visitantes, cegos pelo encantamento provocado pela beleza das instalações de parques marinhos e pelo desejo de verem os animais de perto, não conseguem enxergar claramente.
Ouça a opinião de quem realmente sabe o que está dizendo e reflita sobre a tristeza que são os cativeiros.
A transcrição em Português do áudio do vídeo segue logo abaixo:



"Para mim, o fato de mantermos Orcas em cativeiro é no mínimo injusto! Existem poucas justificativas para que as mantenhamos lá, exibindo-as ao público, obrigando-as a se apresentarem fazendo truques bobos diversas e diversas vezes, exceto pelo fato de que este é um negócio muito lucrativo, que só enriquece contas bancárias e faz isso muito bem!

Há vários motivos que me fazem crer que é algo injusto, como por exemplo: o SeaWorld alega que desenvolvem muitas pesquisas científicas importantes como resultado de manterem esses animais em cativeiro. No entanto, se você tiver acessos às informações sobre pesquisas, verá que isso simplesmente não é verdade. Pouquíssimas pesquisas têm sido publicadas, e informações como essas que justifiquem a manutenção de Orcas em cativeiro, não têm sido parte do discurso por pelo menos 15 ou 20 anos. Mesmo porque, quem estuda o comportamento animal raramente observa animais em cativeiro, pelo simples fato de que ele não representa o comportamento natural. Portanto, esse argumento é falso!

Em segundo lugar, o Seaworld defende que manter Orcas em cativeiro e expô-las ao público que visita o parque todos os anos, de alguma forma resultaria numa consciência ambiental no futuro ou aumentariam atitudes positivas com relação à proteção das Orcas. Isso também é falácia, pois, mais uma vez, se observarmos a publicação de estudos ambientais, essa alegação não é nada substancial. O SeaWorld, na verdade, fez pouquíssimos ou quase nenhum estudo de longo prazo avaliando como essas experiências impactam os visitantes. É que, como as Relações Públicas do parque declaram isso, então parece ser verdade. Mas qualquer um que avaliar as evidências concordará que esse argumento é muito fraco. Ou seja, esse argumento não pode ser comprovado!

Em terceiro lugar, esses animais são extremamente inteligentes, altamente sofisticados, muito sociáveis... São criaturas que na prática não sabemos quase nada a respeito. E vivem numa piscina de concreto, basicamente como escravos de seus parceiros humanos e isso não parece muito justo pra mim."



P.S.: Saiba mais sobre o trabalho do grupos "Voice os the Orcas" na postagem de janeiro deste ano "A voz das Orcas", visível no link: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2013/01/a-voz-das-orcas.html





4 comentários:

  1. Vão para o Canadá, aluguem um caiaque e com um pouco de sorte vcs realmente conhecerão a verdade beleza desses animais. Fui ao Seaworld por pura curiosidade e me decepcionei demais com o que vi. Realizei um sonho de chegar tão pertinho do animal mais estraordinário do planeta, mas saí de lá com uma profunda tristeza e não recomendo a niguém. =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wani! Faz tempo que você não aparece aqui no blog para comentar... Já estava fazendo falta ;-)

      Sei o que sentiu no SeaWorld... Sei que aqueles que amam de verdade Orcas, golfinhos e outros animais, ficam encantados com sua beleza, mas sentem uma profunda tristeza em vê-los nessas condições.
      O ser humano é "mal acostumado" e acha que tudo os animais serem trazidos até ele para que possa vê-los de forma "confortável" e "segura", sem que tenham que se aventurar em alto-mar ou em meio à floresta... Mas a verdade é que os humanos é que devem ir até onde os animais estão, e não o contrário!
      E sim, por experiência própria... de barco, de caiaque é beeem mais emocionante!!! É uma alegria incalculável!!!

      Excluir
  2. Não comentei, mas sempre entro, viu? Inclusive está em meus favoritos. =D

    Eu ainda não tive essa experiência, mas minha próxima viagem pretendo fazer esse passeio. Se vc puder dar algumas dicas; melhor lugar, melhor época.. eu ficaria muuuito grata. Já pesquisei alguns lugares e empresas que oferecem esse tipo de passeio, mas não é muito comum por aqui, então achei poucos comentários sobre isso. Beijos

    Ahhh.. Tilikum está mais isolado do que nunca, eu não sei o que aconteceu. Pelo o que eu pesquisei ele não está se apresentando de novo. Muito triste.. =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale de Tilikum... Acho que eu não passo um único dia da minha vida sem lamentar a triste realidade que ele encara diariamente! Uma pena...

      Se quiser mesmo as dicas de viagens, me mande um e-mail no v.pod.orcas@gmail.com.

      See you!

      Excluir