quinta-feira, 13 de março de 2014

Como ficam as Orcas caso o projeto vire lei?

De acordo com David Kirby, autor do livro "Death at SeaWorld" (já citado inúmeras vezes aqui no blog, mas ainda sem tradução para o Português), caso o projeto de lei do deputado Richard Bloom vire lei realmente, dentre as 10 Orcas que vivem no SeaWorld de San Diego, 3 delas seriam possíveis candidatas a reabilitação e soltura e 7, não. Conheça quem são elas, qual sua história e seu possível destino:


Orcas capturadas na natureza: Candidatas para libertação

1. Corky
Idade: Cerca de 47 anos
Captura: 11 dezembro de 1969, em Pender Harbour, no Canadá
Corky, uma das mais antigas orcas cativas viva, é uma das candidatas mais promissores à liberação total no oceano, pois seu pod é conhecido e facilmente localizado no Estreito de Johnstone, na Ilha de Vancouver, no Canadá. Ela inclusive ainda se lembra de sua família. Na página "Free Corky" há informações de que ela reconheceu sons e vocalizações de sua família por gravador anos atrás.

2. Ulises
Idade: Cerca de 36 anos
Captura: 10 de novembro de 1980, em Reyðarfjörður, na Islândia
Ulises também é um candidato para o total retorno ao oceano. Mas os pesquisadores teriam primeiro que localizar e confirmar a identidade de seu pod, o que seria difícil, mas não impossível. Os cientistas podem identificar o DNA de baleias através de amostras de tecido ou, preferencialmente, através do exame em fezes de Orcas (as fezes podem ser encontradas por cães especialmente treinados como o labrador Tucker, cuja habilidade foi descrita na postagem "Cão: O melhor amigo d... das baleias", disponível no link http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/09/cao-o-melhor-amigo-d-das-baleias.html). Ulises, que passou anos em parques no Reino Unido e na Espanha antes de chegar a San Diego, demostrou pouco interesse nas Orcas fêmeas e foi considerado incapaz de procriar. Mas em 2012, uma fêmea nasceu na França através de inseminação artificial com seu sêmen.

3. Kasatka
Idade: Cerca de 36 anos
Captura: 1978 na Islândia
Kasatka é a candidata menos viável para a re-introdução em mar aberto: Ela tem três filhotes que vivem com ela, Nakai , Kalia , e Makani - e eles não são candidatos a viverem na natureza. Recomenda-se que ela viva com seus filhotes. Além de serem nascidos em cativeiro, somente um deles, Nakai, é 100% DNA islandês e conservacionistas consideram (com razão) inadequado se reproduzirem com animais de pods selvagens. Esta "mistura" não é encontrada na natureza.
Obs.: A Orca Kasatka ficou famosa em 2012 quando imagens dela atacando o treinador Ken Peters se tornaram públicas. Relembre na postagem "Vídeo mostra ataque ao treinador Ken Peters", disponível neste link: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/07/video-divulgado-mostra-ataque-ao.html)



Orcas nascidas em cativeiro (filhotes da Kasatka): Candidatas a viverem em cercados no oceano

4. Nakai 
Nascido em 1º de setembro de 2001, em San Diego, Nakai, é filhote do famoso "assassino" Tilikum e foi o primeiro nascimento bem sucedido por inseminação artificial. Nakai perdeu uma grande parte de seu queixo em 2012 (como já mostrado aqui no blog na postagem "Ferimento da Orca Nakai", disponível no link: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/10/ferimento-da-orca-nakai.html). Funcionários do SeaWorld disseram que ele se machucou "numa área do tanque", mas especialistas suspeitam que ele foi atacado por outra Orca.

5. Kalia 
Fêmea nascida em 21 de dezembro de 2004 em San Diego, Kalia é de 87,5% islandesa e 12,5% residente do sul (Orcas do noroeste do Pacífico, pelo lado de Corky). 

6. Makani 
Macho nascido em 14 de fevereiro de 2013 em San Diego, Makani foi concebido via inseminação artificial com o sêmen de Kshamenk, que vive sozinho na Argentina (também já citado no blog). Makani é de 50% argentino e 50% islandês.
Saiba mais sobre Kshamenk aqui: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/08/conheca-kshamenk-orca-da-argentina-e.html 



Orcas nascidas em cativeiro: Candidatas a viverem em cercados no oceano

7 . Orkid
Orkid (fêmea) nasceu em 23 de setembro de 1988, durante o Shamu Show, com milhares de espectadores presentes. No ano seguinte, também durante um show, Orkid observava sua mãe, Kandu, sangrar até a morte após ter atacado Corky (caso citado na postagem de maio de 2011, "Orcas e a Hostilidade em Cativeiro I", disponível no link: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/05/orcas-e-hostilidade-em-cativeiro-i.html). Orkid é de 50% islandesa e 50% Residente do Norte (Orcas do noroeste do Oceano Pacífico).

8 . Ikaika
Também filhote de Tilikum, Ikaika é um macho nascido no dia 25 de agosto de 2002, no SeaWorld Orlando. Aos quatro anos de idade, foi enviado para Marineland em Niagara Falls, no Canadá, em um empréstimo para reprodução em troca de algumas baleias beluga. O SeaWorld processou o parque canadense em 2012 para recuperá-lo, citando condições estressantes e insalubres no Marineland. "Ike" é 100% islandês.
Seu caso foi publicado aqui no blog na postagem "A Disputa por Ikaika", disponível no link: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/07/disputa-por-ikaika.html.

9 . Keet
Macho nascido em 2 de fevereiro de 1993, no SeaWorld San Diego. Keet é uma das Orcas que mais foi transferida entre os parques na história. Ele foi separado de sua mãe aos 18 meses, aos cinco anos foi transferido para San Diego, onde passou cinco meses antes de ser levado para o (agora extinto) SeaWorld Ohio. Depois de uma temporada lá, ele foi devolvido ao parque de San Diego. Keet é de 75% islandês e 25% Residente do Sul.
As contínuas transferências de Keet de um parque para outro já foram relatadas aqui no blog nas postagem "Transferência de Keet I e II", disponíveis nos links:
http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/01/transferencia-de-keet.html
http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/03/transferencia-de-keet-ii.html.

10 . Shouka
Fêmea nascida em 25 de fevereiro de 1993, no Marineland, em Antibes, na França; Shouka passou anos sozinha em um pequeno tanque no Six Flags Discovery Kingdom em Vallejo, na Califórnia. Após clamor público, ela foi vendida ao SeaWorld San Diego em 2012. Shouka é 100% DNA da Islândia. Sua transferência também foi tratada aqui no blog. Leia aqui: http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/08/shouka-e-finalmente-transferida.html.






15 comentários:

  1. Olá!
    Descobri seu blog após fazer uma busca sobre orcas, no google. Sempre fui fascinado por esses animais e, após 26 anos de espera, pude ver uma orca de perto no SeaWorld de Orlando, semana retrasada. Não teve show, pois o estádio principal estava em reformas. Porém, embora eu tenha gostado muito de poder vê-las, compartilho da sua opinião de que elas não deveriam ser mantidas em cativeiro, principalmente as que foram retiradas da natureza. Minha pergunta é a seguinte: Existem algum lugar onde se fazem expedições para conhecer e observar orcas no seu habitat natural? Sem interferência do ser humano? Algo como um "safari" marinho?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Marcos Paulo, você pode facilmente ver Orcas na natureza em lugares como o Canadá, Nova Zelândia, entre outros.
      Entre março e setembro, na cidade de Victoria, no Canadá, por exemplo, saem barcos com turistas diariamente para avistá-las no Pacífico. Certamente será uma experiência muito mais emocionante do que a que acabou de ter em Orlando, posso te garantir isso.
      Sei desta nova "atividade" que criaram para os visitantes com as Orcas neste parque, devido à reforma no tanque principal (ela foi mencionada na postagem de janeiro "Shamu de pertinho?" - dê uma lida). Ela nada mais é do que a tentativa desesperada do parque de não perder sua principal atração e não deixar de faturar com os visitantes (que possivelmente deixariam de entrar no parque caso não pudessem vê-las). Na natureza você não as verá naquela água translúcida (cheia de cloro, por sinal), nem terá a visão por debaixo da água que é muito legal, também terá que contar com a sorte, porém, não será obrigado a vê-las fazendo truques de circo em troca de peixe morto, numa banheira minúscula, privadas da liberdade... É realmente lindo vê-las tão de perto, sei que é um sonho realizado, mas eu acredito que os animais só ganham o respeito necessário dos humanos quando são vistos na natureza, fazendo o que devem fazer livremente, apenas pela evolução, desenvolvimento e sobrevivência.
      Fico feliz que tenha concluído o mesmo quando as viu... Acredito que tenha sentido um "mix" de emoções... Feliz por vê-las, mas deprimido por ser desta forma, certo?!

      Você vai adorar incluir e realizar este novo sonho de vê-las no oceano... Estou certa disso!!!

      Muito obrigada pela mensagem, venha sempre visitar o blog!
      ;-)

      Excluir
  2. Entendi. Que bom que podemos ter essa oportunidade. Tu já fizeste alguma dessas expedições? Saberia dizer a média de preço?
    Sim, senti exatamente isso. Gostei de vê-las, mas senti pena delas estarem num espaço tão pequeno e com a barbatana dorsal caída. Tu conhece o trabalho da Ingrid N Visser? Sempre tinha ouvido falar que Orcas jamais atacaram pessoas no mundo selvagem, mas também nunca tinha visto alguém "se arriscar" para provar tal fato. Pois bem, vendo esse vídeo da pesquisadora, te confesso que também fiquei com vontade de vê-las embaixo d´água também, mas não através de um vidro numa piscina...
    Olha que interessante:
    https://www.youtube.com/watch?v=Fi80Tu8lahg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos Paulo,
      Sim, já fiz vários passeios e viagens para ver Orcas... Tanto de barcos quanto de caiaque (muitas das fotos de Orcas selvagens aqui no blog são minhas). Os passeios de barco no Canadá, não são caros... Se não me engano, na última vez que fiz, em 2011, estava 90 dólares (um passeio de 3 horas). As viagens de caiaque são mais caras... Uma média de 1500 dólares por 3 dias de viagem.
      Conheço bem o trabalho da Dra. Ingrid... Já a acompanho há uns bons anos. Tem muitas postagens aqui no blog que menciono o trabalho dela... Além de ser a pioneira em estudos de Orcas na Nova Zelândia, ela lidera trabalhos de pesquisa aqui na Argentina e alguns na Antártica. Além de estar totalmente engajada em tentar libertar a Orca Morgan do Loro Parque. Faça uma busca aqui no blog e verá muito sobre ela!
      Também tem um vídeo de um pessoal tentando mergulhar com Orcas veja a postagem de 21 de maio de 2012, "Nadando com Orcas na Nova Zelândia"... Você vai se divertir!
      (http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/05/nadando-com-orcas-na-nova-zelandia.html)


      Excluir
  3. Você é doida? Esse povo que é anti-cativeiro é louco.Impeçam a captura de orcas, mas não a manutenção delas em cativeiro, afinal de contas, quem vai pagar para manter o cercado marinho? O SeaWorld? O governo americano? O governo islandês? Você?

    Por favor, vocês não possuem muita noção do que estão falando! Antropomorfizando os animais. Querendo ou não, os parques que possuem orcas cuidam bem delas sim, pois se não a maioria delas, não teria vivido tanto tempo, e sim, elas vivem menos do que as orcas selvagens, a captura de orcas existe a 50 anos, naquela época não havia tanto informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora vejam só quem voltou a comentar no blog... O(A) Anônimo(a) que tem tanta responsabilidade pelo que escreve que nem tem coragem de se apresentar e assinar. Acredito que era você que costumava fazer comentários infundados e agressivos um tempo atrás... Impressionante o conhecimento de causa que você demonstra em suas opiniões... Da última vez chegou a comparar o comportamento de uma Orca do Loro Parque com o gato da sua casa... Fez-me rir por dias com aquele depoimento. Realmente comparar um cetáceo vivendo em cativeiro onde não pode nem usar seu principal sentido que é o biosonar com um felino doméstico foi sensacional... Só rindo mesmo!
      Bom, eu não vejo por que acompanhar o blog se você não concorda com o ponto de vista apresentado. Saiba que aqui apenas apresento fatos... As pessoas estão livres para tirarem suas próprias conclusões... Meu trabalho está mais em traduzir informações em Inglês do que qualquer outra coisa. Eu mesmo não via nada negativo no cativeiro até há poucos anos ter conhecido pessoalmente as instalações (bastidores propriamente dito) do SeaWorld de Orlando e ter mudado de opinião. Mas vamos lá, vou responder a seus questionamentos:
      Veja bem, não sei se você interpretou corretamente o texto desta postagem, mas logo no início está escrito: “De acordo com David Kirby”, ou seja, as informações apresentadas não são minhas... Mas do autor do livro “Death at SeaWorld”, best-seller de 480 páginas (portanto não venha me agredir me chamando de “doida” – tenha um mínimo de respeito e leia corretamente). Talvez você, seja quem for, deva saber mais do ele, não é mesmo? Eu tenho humildade o suficiente para dizer que não tenho conhecimento detalhado sobre o histórico dessas Orcas e não me arriscaria a palpitar sobre qual seria o possível destino delas. O Sr. Kirby certamente sim, por isso publiquei o que ele divulgou.
      Achei pertinente seu questionamento sobre quem ficaria com a conta de manter as Orcas em seapens, mas não se preocupe com isso, obviamente o poder legislativo americano se encarregará de definir todos esses pontos caso o projeto de lei seja sancionado (o que eu particularmente duvido... pois infelizmente e para alegria de pessoas como você, “money makes the world go round” e uma empresa que fatura bilhões e gera muito para um Estado dificilmente seria impedida de continuar com a atividade que mais a faz lucrar - espero estar enganada...).
      E não vou entrar no mérito do tempo que esses animais vivem, ou melhor, sobrevivem em cativeiro, pois a estatística fala por si só, informe-se melhor... Não vou ficar aqui enumerando quantas já morreram em cativeiro e quão jovens eram porque levaria horas... Só a quantidade de filhotes mortos da Corky já assombra qualquer um! Informe-se!

      Eu agradeço se parar de perder seu precioso tempo visitando e comentando no blog já que você se opõe às informações publicadas... Há muito na internet a favor do cativeiro... Vá em busca disso! E agradeço também se, caso você saiba Inglês, pesquise sobre a biografia e a experiência dos maiores especialistas em Orcas no mundo... Não sei se você sabe, mas TODOS eles, inclusive ex-treinadores, se opõem ao cativeiro. Por que será?
      São eles: Paul Spong, Ken Balcomb, Erich Hoyt, Ingrid Visser, Alexandra Morton, Lori Marino, Naomi Rose, Samantha Berg, John Jett, Jeffrey Ventre, Carol Ray, John Hargrove, entre outros...
      E por fim... Depois que você passar (como eu) dias de caiaque e de barco no noroeste do Pacífico observando Orcas, tendo contato com elas em seu habitat e aprendendo a amá-las e respeitá-las DE VERDADE pelo que realmente são e não por fazerem truques de circo em troca de comida, você volta a comentar no blog, ok? E tenha a decência de assinar, caso contrário não publicarei seus comentários novamente.

      Excluir
    2. otima resposta ... foi elegante e vc não desceu o nivel q essa pessoa desceu... é incrivel como as pessoas perdem a chance de ficarem caladas ( ou no caso , perdem a facen de não digitarem nada)

      Excluir
  4. Seu idiota ignorante... é isso q vc é .. vá aprofundar suas fontes seu retardado mental!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou simplesmente impressionado com todo esse trabalho mostrado no Blog! É visível o excelente grau de conhecimento e propriedade com que os fatos são citados e comentados: com paixão, esperança e respeito. Assim como o Marcos Paulo, que comentou acima, encontrei o Blog no google, em uma pesquisa sobre a existência de passeios para observação das orcas na natureza. A minha busca também está inteiramente atrelada à paixão pelas orcas, desde Free Willy, que nunca deixou de ser meu filme preferido, mesmo com 23 anos de idade.

    São anos com o sonho de ir a Orlando para assistir ao "Believe" e/ou vê-las de perto. Estive em Niagara Falls em Novembro, mas por condições climáticas da época, o MarineLand fechou dias antes da minha chegada ao Canadá. E, Após tantos documentários assistidos, incluindo Blackfish, percebi que o meu sonho de criança, de simples vislumbre com um show ou de vê-las em um tanque tão perto, pode ser o financiamento para mais e mais capturas e maus tratos a esse lindo animal que, assim como nós, precisam cultivar seus laços familiares de maneira saudável e livre.

    A minha vontade de ver como vivem essas orcas em cativeiro permanece, porém com um olhar bem mais crítico, e agora está aliada a dois sonhos imensos: avistar orcas livres nos oceanos e de poder colaborar diretamente com projetos de cuidado e preservação desses animais.

    Um grande abraço cheio de respeito e admiração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raymisson, não sei nem como responder à esta mensagem tão carinhosa!
      Apenas agradeço e digo que fico feliz de saber que, como você mesmo mencionou, minha "paixão, esperança e respeito", têm sido passados em todas as postagens. É assim que sinto e assim que gostaria que todos interpretassem. Este é um trabalho que faço por amor mesmo e pelo desejo de compartilhar informações e mostrar esta triste realidade dos cativeiros que é tão pouco conhecida por aqui.
      Estou certa que um dia você vai realizar seu sonho e ver Orcas na natureza! E sei que será memorável! Vê-las em cativeiro te deixará contente por realizar um sonho, mas mais que isso, te deixará extremamente frustrado pela limitação que vivem... Por experiência própria, te indico vê-las no oceano... Não será tão de perto (ou talvez sim), nem mostrando o corpo todo, mas só de ouvi-las respirando ao longe, é de fazer qualquer coração bater mais forte. Acredite!
      E muito obrigada pela mensagem... São feedbacks assim que me dão ânimo de continuar!

      Excluir
  6. Não precisa me agradecer! É por saber que existem pessoas como você, que eu nem mesmo sei o nome, que me dá ânimo e força para continuar a fazer sempre as coisas com zelo e paixão e não parar de lutar, ainda que muita coisa ao redor seja hostil, difícil e desanimador! Abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá, V-Pod orcas;
    Vocês fazem um trabalho maravilhoso! Amei todos os textos que você publicou. A única coisa quenão gostei foi do fundo preto do texto... Uma coisa mais clara... Mas tudo bem. Meu nome é Lê, amo eu blog e gostaria muito de uma reportagem sobre o preconceito ainda existente com as orcas, pois é chamada de "baleia assassina" e é considerada perigosa, eu sei que não é verdade. Publico como Anônimo, pois não tenho nenhuma dessas contas. Muito obrigado. Ah, e eu reprovei completamente o comentário "Anônimo" que publicou alguém, aprovando que os animais vivem em cativeiros. Acho terrível.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lê, por todas as suas mensagens carinhosas pelo blog! Fico feliz que goste deste trabalho.
      Volte sempre!

      Excluir
  8. E o Tilikum, coitado! Não está na lista��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella,
      Este projeto de lei é para apenas o estado americano da Califórnia, Tilikum vive no parque de Orlando, na Flórida.
      ;-)

      Excluir