quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Orcas estão presas no gelo no Canadá

Entre 8 e 17 Orcas (o número exato ainda não foi determinado) estão presas no gelo na cidade de Inukjuak, no estado de Quebec, no Canadá, e nenhum plano para libertá-las foi elaborado ainda. Ativistas pedem ajuda das autoridades para que elas possam ser salvas. Vídeos já foram feitos no local e demonstram claramente o nível de stress que elas estão passando devido à falta de ar. O espaço é pequeno, elas são muitas e um avião já avaliou a área e de fato, o mar aberto está muito longe. A única forma de salvá-las seria  utilizar um navio quebra-gelo, mas não há confirmação das autoridades sobre isso.


O vídeo abaixo foi feito no local e divulgado no YouTube. Segue para que visualizem o que está ocorrendo:





Em 2005, seis Orcas ficaram presas da mesma forma na Rússia, mas infelizmente acabaram morrendo de exaustão e com ferimentos após tentarem se salvar.
Campanhas no Facebook e no Twitter pedem que as pessoas divulguem o caso para chamar a atenção das autoridades. Cada minuto que passa diminui as chances de salvamento...

Vamos divulgar e ficar na torcida para que algo seja feito o quanto antes para salvar essas vidas tão preciosas! 


6 comentários:

  1. Que aflição esses 5 minutos de vídeo, mas infelizmente ele continua...que algo seja feito muito rápido!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, muito aflitivo...
      No vídeo disponível neste link http://montreal.ctvnews.ca/watch-killer-whales-trapped-near-inukjuak-1.1106277, é possível ouvir a respiração delas e portanto sentir o nível de stress que estavam enfrentando... Estavam desesperadas!

      Excluir
    2. (Por favor, não esqueçam de assinar os comentários para que eu possa me dirigir diretamente, ok?! ;-) Mesmo que seja um primeiro nome ou apelido! - E obrigada pela colaboração!

      Excluir
  2. Agora o uol tb ja publicou essa noticia..... Mas como sempre o blog foi primeiro! Parabnes!
    bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Um amigo me mandou o link do uol também. Achei até que demoraram demais para publicar na mídia nacional desta vez!
      Talvez falem um pouco disso depois que tudo "estiver resolvido"...
      Vamos aguardar!

      Excluir
  3. Acompanhem as atualizações em tempo real sobre o caso pelo Twitter: @VPodOrcas

    (Até o momento posso dizer apenas que as Orcas não estão mais lá... É possível que o próprio vento e a maré tenham ajudado para que nadassem para fora desta pequena fenda na superfície congelada, mas elas também não foram mais vistas... Portanto não há como assegurar que estejam "salvas". Estão, neste momento, sobrevoando a região a procura do pod).

    ResponderExcluir