quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Blackfish

Está começando hoje nos EUA o festival de cinema "Sundance Film Festival" e eu tenho um excelente motivo para divulgá-lo aqui no blog. Um dos filmes que será apresentado neste festival se chama "Blackfish", que além de contar a história de Tilikum, traz informações muito interessantes sobre a indústria do entretenimento com mamíferos marinhos.
Alguns anos atrás, foi através deste mesmo festival que "The Cove" foi lançado para o mundo fazendo assustadoras revelações sobre a matança de golfinhos no Japão. Desta vez, a autora de "Blackfish", Gabriela Cowperthwaite, provoca um diálogo semelhante sobre o tratamento de Orcas em cativeiro. Por décadas, pessoas no mundo todo consideraram parques marinhos "normais" até que tiveram que encarar a existência de uma Orca que matou mais de um treinador em um desses parques. Esta Orca, como já conhecemos bem, é Tilikum e a autora foca nele seu documentário, trazendo imagens perturbadoras e testemunhos que farão com que você reflita sobre seu conceito de parque marinho... Especialmente o tão venerado "SeaWorld".
Um dos grandes colaboradores do filme foi Tim Zimmermann, correspondente da revista Outside Magazine e autor de "The Killer in the Pool" (reportagem espetacular já publicada no Brasil com o título "Perigo! Orca na piscina", que pode ser lida no link: http://gooutside.dominiotemporarioidc.com/175). Tim foi um dos autores que também me fez repensar o cativeiro e me inspirar a escrever este blog... Eu admiro demais seu trabalho e tenho certeza que este filme será muito interessante e trará reflexão.

Conheça a autora:


Visite o site do filme: http://www.blackfishthemovie.com/.


O filme será exibido pela primeira vez no dia 19 de janeiro. Vamos aguardar as críticas e a repercussão do filme e torcer para que seja um sucesso.


P.S. 1: Blackfish, ou "peixe negro", foi o nome dado às Orcas pelos primeiros índios a terem encontros com elas no noroeste do Oceano Pacífico. Os índios da região sempre cultuaram as Orcas e as representaram em suas lendas, artes e totens. Leia a história da "primeira Orca" na primeira postagem do blog, de 2011 "A Primeira Orca" - http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2011/03/primeira-orca.html.

P.S. 2: Veja as datas de exibição do filme no festival, neste link: http://filmguide.sundance.org/film/13038/blackfish.



9 comentários:

  1. O filme parece ser muito bem produzido. Tomara que faça sucesso e que seja lançado no Brasil, gostaria muito de ver. A arte da capa está maravilhosa.
    Tilikum tem uma das histórias que mais me entristece é um ser magnífico :(
    Aproveitando, gostaria de parabenizar pelo blog, venho acompanhando há um tempo e gosto bastante das postagens, valeu mesmo pela iniciativa, é realmente muito difícil encontrar informações sobre as orcas na nossa língua.
    Abraço,
    Maryna Antunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maryna,
      Também adorei a arte... Representa bem o Tilikum! Forte, inteligente e impõe respeito, ao mesmo tempo em que mostra sua fragilidade... a fragilidade da vítima que ele é.
      Vou questionar o Tim Zimmermann sobre planos de lançamento pelo mundo e depois publico aqui.

      E muito obrigada pelo carinho. Sempre fico feliz em saber que as pessoas gostam do blog e que o consideram útil! É sempre com muito cuidado e carinho que escrevo. Gostaria inclusive de ter mais tempo para me dedicar a ele, pois o assunto merece... São muitas notícias e informações que, de fato, não estão disponíveis aqui no Brasil, e em português, todos os dias, mas eu faço o máximo que consigo.
      Inclusive aceito sugestões de postagens, ok?!
      Se quiser escrever diretamente para mim, use o e-mail "v.pod.orcas@gmail.com".

      Obrigada mais uma vez!

      Excluir
  2. Boa tarde!
    Parabéns pela sua iniciativa, tenho 22 anos e desde quando vi "Free Willy" pela primeira vez, há mais de 10 anos atrás, que sou fascinado pelas orcas. E até então não tinha noção do impacto que o cativeiro causa nesses seres magníficos.
    Acho demais o fato de você estar sempre a par dos acontecimentos mais recentes, nos deixando sempre atualizados, acompanho seu blog sempre.
    Só uma dica, tente por um "target:blank" nos links, para eles abram em uma nova aba, assim a pessoa não sai do seu blog quando quiser entrar em algum dos sites que você põe aqui.
    Um abraço, e continue com seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus,
      Nem sei como te agradecer pela mensagem tão carinhosa. Isso só me dá mais energia para continuar.
      Certamente você não era a único a não ter noção do impacto que o cativeiro causa na vida de baleias e golfinhos, e foi exatamente por esse motivo resolvi escrever sobre isso. Faço essa trabalho, com todo o cuidado, justamente para trazer informações que não temos no Brasil.
      E obrigada pela dica do link... Vou tentar fazer isso sim!

      Sua visita será sempre bem vinda!

      Abraços

      Excluir
  3. Se Blackfish ganhar algum prêmio hoje a noite no Festival, o filme ganhará mais visibilidade e atingirá um público maior... Quem sabe até ficar conhecido como "The Cove".

    Vamos torcer!

    Go Blackfish!
    Go Tilly!

    ResponderExcluir
  4. Acompanho o blog há algum tempo mas é a primeira vez que comento. Sou aficcionada por orcas desde mus 4, 5 anos, quando vi Free Willy pela primeira vez. A partir daquele momento e daquele filme fiquei louca por ver e descobrir tudo que pude sobre elas. Já vi todos os documentarios possiveis e li noticias e sites de monte. Aos 6 anos fui ao Sea World e fiquei encantada. Não passei a amar menos as orcas ao vê-las de perto mas também não passei a amar mais. Nem de longe. Só quando cresci e pra falar há verdade só há uns dois anos que fui me dar conta do que representava o cativeiro para esses animais. Antes nao tinha uma opiniao formada, tinha lá minhas duvidas se era tao terrivel quanto eu via alguns ativistas falarem.

    Mas eis que buscando informações percebi a realidade do cativeiro. Não só pra orcas mas pra qualquer animal em geral. Quando vi The Cove fiquei chocada, já tinha ouvido falar do massacre mas não tinha ideia de que ele se dava por causa dos parques que quando eu era pequena, eu adorava. Foi o filme que mais mudou minha vida e minhas convicções.

    Por isso, a vontade de ver Blackfish é indescrítivel. O artigo do Tim Zimmermann, o qual ja tinha lido em outra ocasião, é um dos mais incríveis que já li. Quero muito ver esse filme, espero ansiosamente que legendem para eu ao menos conseguir achá-lo rsrs. Seu site é de longe o melhor que já encontrei (e olha que já procurei muito) aguardo notícias da repercussão do filme! beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam,
      Muito obrigada pela mensagem! Fico muito feliz que você curta o blog!
      Também estou ansiosa para assistir ao filme... Imagino que irá deixar a gente com o coração apertado, mas pode ser que isso seja necessário. Talvez não para nós que já sabemos da insensatez que é o cativeiro, mas para muitos que ainda arregalam o olho com indignação quando falamos sobre o assunto.
      Pelo que entendi, por enquanto, ele só será distribuído para exibição na Austrália. Mas vamos ficar de olho!

      Obrigada mais uma vez pelo carinho!

      Excluir
  5. Nossa vi o trailher do Black fish estou morrendo de vontade de assistir, muitos aqui mencionaram free willy por se tratar de orcas em cativeiro, outro filme que me chocou muito foi orca a baleia assassina independente dos filmes orca é um ser lindo que merece respeito e acho que a história de Tilikum merece ir pros cinemas pra conscientizar os parques aquaticos a não preservar mais esses animais assim como proibiram animais em circo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso Rodrigo, cativeiros com animais marinhos deveriam ser proibidos como o Circo (que se utiliza de animais) já é em muitos lugares do Brasil e do mundo. O problema é fazermos as pessoas enxergarem os dois da mesma forma. Você já notou que aqueles que visitam parques marinhos ou locais para nadar com golfinhos jamais os associam com Circos? Pois bem, me ajude nesta "tarefa" de mostrar para as pessoas este ponto de vista:
      Parques marinhos nada mais são do que circos que se utilizam de animais marinhos para entreter o público! (e faturar (b)milhões, claro...).
      Os ex-treinadores do SeaWorld que hoje se opõem ao cativeiro sempre mencionam o parque como "SeaCircus", ou seja, "Circo Marinho"... E é isso mesmo que são! Mas eles costumam ser tão lindos, encantadores, ao som de belas trilhas sonoras, que as pessoas entram nessa energia e não conseguem ver com criticismo e enxergarem a realidade (mesmo porque, acredito que mesmo para aqueles que amam os animais, é mais "fácil" aceitar simplesmente que os animais estejam bem e felizes... porque aceitar o contrário é perturbador!)

      Adorei sua mensagem, muito obrigada!!!
      Venha sempre visitar o blog e participar! Com todos contribuindo, ele fica muito melhor!

      Excluir