terça-feira, 27 de janeiro de 2015

J16 é realmente a mãe de J50

Após mais algumas semanas de observação, o Center for Whale Research comunicou que acredita de fato que a Orca J16, Slick, seja realmente a mãe do filhote J50 nascido no final do ano. Essa informação faz de Slick a Orca mais velha desta população a ter tido um filhote nesses 40 anos de observação e pesquisa. Dado que já é uma mãe experiente, Slick tem cuidado muito bem de J50 que está maiorzinha.
O comunicado do Center for Whale Research diz: "J50 aparenta ser saudável e ativa e se desloca ao lado de J16 o tempo todo. Portanto, qualquer dúvida sobre J16 ser sua mãe está descartada."

Foto divulgada pelo Center for Whale Research

Slick deve amamentá-la por pelo menos um ano e além dela, seus irmão e outros parentes auxiliarão nos seus cuidados durante este período. Todo o conhecimento que precisa será transmitido por sua mãe e pod: para onde viajar, onde encontrar alimento, onde descansar, onde se divertir e o que evitar.
Como já relatado diversas vezes aqui no blog, esta população de Orcas é a mais bem conhecida e estudada no mundo, e apesar dos esforços de preservação, ela já está entre o grupo de espécies ameaçadas devido especialmente à falta de seu alimento principal na região, o salmão da espécie Chinook. Essa espécie, apesar de ter sua pesca proibida, tem sofrido para conseguir prosperar devido à construção de represas e barragens na região. Inclusive, o Center for Whale Research tem promovido uma campanha interacional pedindo a remoção de barragens no Rio Klamath e você pode ajudar assinando uma petição disponível on-line. Por favor, acessem este link e assinem a petição:

As queridas Residentes do Sul, agradecem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário